Bolinhos fritos de salmão e batata com maionese rápida de páprica

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 35 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Rende: 20 pedaços
- Custo: Médio
- Notas mais 30 minutos de descanso dos bolinhos
APRESENTAÇÃO
Os bolinhos fritos de salmão e batata com maionese rápida de páprica são o prato perfeito para servir durante um happy hour em casa. Esses pequenos petiscos têm uma maciez especial e todo o aroma do salmão escocês defumado; enquanto uma cobertura diferente do usual, feita com panko, os torna extremamente crocantes por fora. Ao contrário da farinha de rosca tradicional, esta é feita de flocos de pão branco que, ao serem fritos, incorporam ar e se expandem, deslizando os óleos durante o cozimento para um resultado mais leve e menos oleoso. E o que seria de um frito sem um molho de acompanhamento? Optamos por fazer uma maionese rápida, sem ovos, perfeita para adicionar o tipo de especiarias que você preferir... um toque de páprica doce para uma nota mais delicada, ou curry para um molho mais forte! Pronto para fritar e mergulhar esses bolinhos na sua maionese rápida?
INGREDIENTES
- Ingredientes para 20 bolinhos
- Salmão fumado 200 g - escocesa
- Batatas 200 g - cozidas
- Raspas de limão 1
- Pimenta preta quanto baste
- para a cobertura
- Panko 60 g
- Ovos 2
- Funcho selvagem quanto baste
- Tomilho quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- para fritar
- Óleo de amendoim 600 ml
- para a maionese rápida de páprica
- Óleo de sementes 100 g
- Leite de soja 50 g
- Vinagre de cidra 5 g
- Sal fino 1 pitada
- Páprica doce 5 g
Preparo

Para preparar os bolinhos fritos de salmão e batata com maionese rápida de páprica, comece fazendo a massa para os seus bolinhos. Amasse as batatas 1, previamente cozidas e deixadas para esfriar, e coloque-as em uma tigela grande. Pique finamente o salmão com uma faca 2, adicione-o às batatas e misture tudo com as mãos 3.

Rale a casca do limão diretamente na tigela 4 e adicione a pimenta 5. Misture novamente até obter uma massa homogênea e, a partir dessa massa, faça 20 bolinhos de cerca de 20 g cada 6, coloque-os em uma bandeja e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o molho de acompanhamento. Despeje em um recipiente alto o leite de soja e o vinagre de maçã 7. Adicione o sal 8 e emulsione tudo com um mixer de imersão, adicionando o óleo vegetal aos poucos 9,

até obter uma maionese com a consistência certa 10. Transfira para uma tigelinha, adicione a páprica doce 11, misture até se incorporar totalmente 12 e coloque na geladeira.

Depois de preparar o molho de acompanhamento, dedique-se à cobertura dos seus bolinhos de salmão. Retire as folhas de tomilho e funcho 13, pique-as finamente 14 e misture com o panko em um recipiente raso 15.

Quebre os ovos em outro recipiente, bata-os e adicione a pimenta 17. Pegue os bolinhos de salmão da geladeira e passe-os primeiro nos ovos batidos e depois no panko (17-18)

garantindo que estejam completamente cobertos 19. Em seguida, coloque-os em uma bandeja 20. Despeje o óleo vegetal em uma panela funda e aqueça até atingir a temperatura de 160-170°C no máximo (use um termômetro de cozinha para medir a temperatura correta). Para não baixar a temperatura do óleo, frite poucos bolinhos de cada vez 21.

Serão necessários cerca de 2 minutos de cozimento para obter bolinhos bem dourados e crocantes. Uma vez prontos, escorra os bolinhos usando uma escumadeira e transfira-os para uma bandeja forrada com papel toalha para eliminar o excesso de óleo 22. Proceda dessa forma até terminar todos os bolinhos de salmão e batata 23 e sirva-os acompanhados da maionese rápida de páprica 24.