Bolinhos de Couve-flor

/5

APRESENTAÇÃO

Durante a estação de outono e inverno, o que não pode faltar em nossas mesas é a couve-flor, uma das hortaliças mais comuns desta época, que lembra justamente a forma de uma flor. Inconfundível graças à sua cor branca e às várias florezinhas que a compõem, a couve-flor é muito versátil e se presta a inúmeras receitas... ótima junto com Massa gratinada com couve-flor, Couve-flor gratinada e perfeita se Massa gratinada com couve-flor! Hoje propomos deliciosos bolinhos de couve-flor, saborosos por fora e macios por dentro, com um coração de couve-flor branca, batatas e Grana Padano. Embora este vegetal emita um cheiro bastante forte ao cozinhar (o que nem sempre é apreciado por todos), em comparação com seus primos "repolhos" e "brócolis", a couve-flor tem um sabor mais delicado que se presta bem para estes deliciosos bolinhos. Prepare também os bolinhos de couve-flor, aprecie seu aroma e sabor... serão ainda mais gostosos se você os fizer em companhia!

Tente também estas variações:

 

INGREDIENTES

Couve-flor 650 g
Batatas 150 g
Ovos 1 - médio
Grana Padano DOP 50 g - para ralar
Tomilho 4 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para empanar e fritar
Farinha de rosca 130 g
Ovos 2 - médias
Óleo de amendoim 700 g
para o molho de acompanhamento
Creme azedo 250 g
Cebolinha verde 5 fios

Preparação

Para preparar os bolinhos de couve-flor, comece pela batata: lave-a e depois cozinhe-a por cerca de 30-40 minutos, dependendo do tamanho (você pode encurtar o tempo usando uma panela de pressão). Enquanto isso, limpe a couve-flor: remova as folhas externas 1, a parte do caule 2 e separe as florezinhas com as mãos.

Em seguida, separe-as ainda mais com as mãos 4. Coloque no fogo uma panela cheia de água e, quando começar a ferver, coloque a couve-flor 5 e cozinhe por cerca de dez minutos 6.

Após 10 minutos, escorra bem a couve-flor e deixe esfriar um pouco 7. Neste ponto, transfira-a para o recipiente de um mixer equipado com lâminas 8 e acione as lâminas até reduzir a couve-flor a um creme 9. Então, transfira para uma tigela grande.

Quando a batata também estiver cozida, escorra e amasse diretamente na tigela com o creme de couve-flor (se usar um espremedor de batatas, não será necessário descascar) 10. Adicione as folhas de tomilho 11, o ovo levemente batido 12 e misture tudo.

Em seguida, adicione o Grana Padano ralado 13, o sal e a pimenta 14 e misture para uniformizar a massa 15.

Neste ponto, pegue cerca de 25 g de massa e forme os seus bolinhos de couve-flor 16; à medida que os forma, coloque-os em uma bandeja forrada com papel manteiga 17. Você obterá cerca de 35. Agora, empane os bolinhos passando-os primeiro no ovo 18

e depois na farinha de rosca 19, colocando-os aos poucos em outra bandeja 20. Aqueça o óleo de amendoim em uma panela funda até atingir a temperatura de 170° (medida com um termômetro de cozinha) e comece a fritar poucos bolinhos de cada vez 21,

até que fiquem bem dourados; levará apenas alguns minutos. Uma vez cozidos, escorra-os do óleo usando uma escumadeira 22 e transfira-os para um prato forrado com papel toalha 23. Continue com a fritura dos outros bolinhos. Em seguida, prepare também o molho de acompanhamento: pique finamente a cebolinha 24

e adicione-a ao creme de leite azedo em uma tigela, junto com uma pitada de pimenta preta 25. Misture tudo 26 e sirva o seu creme de leite azedo junto com os bolinhos de couve-flor recém-fritos 27!

Conservação

Uma vez fritos, recomenda-se consumir os bolinhos de couve-flor na hora. Se preferir, você pode formar os bolinhos e, sem cozinhá-los, conservá-los na geladeira por 1 dia ou congelá-los.

Conselho

Recomenda-se não prolongar o tempo de cozimento das batatas e das florezinhas de couve-flor para evitar que a massa fique muito líquida e seja necessário adicionar farinha de rosca para torná-la mais compacta. Aromatize e colora os seus bolinhos de couve-flor adicionando uma pitada de páprica!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.