Bolo de Ricota e Geleia de Mirtilo

/5

APRESENTAÇÃO

O aroma dos doces recém-assados é algo mágico... algo que nos invade e nos faz querer provar uma fatia imediatamente! É exatamente o que acontecerá se você também preparar este bolo de ricota e geleia de mirtilo: um doce delicioso, ideal para o café da manhã ou lanche da tarde. Mas se você quiser transformá-lo em uma sobremesa para depois do jantar, basta acompanhá-lo com um pouco de Creme inglesa ou Creme Chantilly! Personalize com a geleia que você mais gosta, escolha uma de ótima qualidade ou prepare em casa com frutas da estação! 

INGREDIENTES

Ingredientes (para uma forma de 30x10 cm)
Farinha tipo 00 250 g
Geléia de mirtilo 150 g - pretos
Ricota de vaca 160 g
Açúcar 180 g
Óleo de girassol 60 g
Ovos 3
Fermento químico em pó 10 g
Sal fino 2 g
para untar
Farinha tipo 00 10 g
Manteiga 10 g

Preparação

Para preparar o bolo de ricota e geleia de mirtilo, a primeira coisa a fazer é quebrar os ovos em uma tigela, adicionar o açúcar 1 e bater tudo com a batedeira elétrica 2 até que a mistura fique bem fofa. Em seguida, continuando a bater, adicione o óleo em fio 3

a ricota bem escorrida 4 e uma pitada de sal 5. Continue batendo com a batedeira elétrica e, quando estiver bem incorporado, adicione a farinha de trigo 6 

e o fermento 7. Em velocidade baixa, incorpore-os com a batedeira 8 até obter uma massa lisa 9

Unte e enfarinhe uma forma de 30x10 cm 10, depois despeje a massa dentro 11 e nivele a superfície com uma espátula 12

Adicione a geleia com uma colher 13 e, usando um palito de madeira, crie movimentos circulares 14 para obter o efeito marmorizado. Asse o bolo a 180° por 40 minutos em forno estático pré-aquecido. Em seguida, retire do forno 15 e deixe esfriar antes de desenformar e fatiar o bolo. 

Conservação

O bolo de ricota pode ser conservado sob uma cúpula de vidro por 2-3 dias. Como alternativa, pode ser congelado após assado, preferencialmente já em porções. 

Conselho

Você pode substituir a geleia de mirtilos por geleia de cerejas ou frutas vermelhas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.