Bolo mármore sem glúten

- Vegetariano
- Energía Kcal 589
- Carboidratos g 75.1
- dos quais açúcares g 31.4
- Proteína g 7.2
- Gorduras g 28.9
- das quais gorduras saturadas g 4.31
- Fibra g 1.4
- Colesterol mg 102
- Sódio mg 282
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 1 h 10 min
- Porção: 8 Pessoas
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
Está procurando uma receita para preparar uma sobremesa sem glúten? Este bolo é perfeito para você! Ao contrário do clássico ciambellone caseiro, esta versão utiliza farinhas alternativas, mas sem comprometer o sabor e a consistência, podendo ser tranquilamente apreciada por aqueles que são intolerantes ao glúten. O resultado desta receita será um bolo mármore sem glúten, macio e bonito, graças a um redemoinho de massa de chocolate e baunilha misturados para criar as clássicas veias de dois sabores: o sabor marcante do cacau acompanha o sabor delicado da farinha de arroz e o aroma intenso da baunilha. Vai agradar até as crianças... perfeito para o café da manhã, mas ideal também para o lanche da tarde e até mesmo como sobremesa! Basta acompanhar uma bela fatia de bolo com creme inglês ou com um voluptuoso creme de mascarpone!
INGREDIENTES
- Para uma forma de 22 cm
- Farinha de arroz sem glúten 230 g
- Amido de batata sem glúten 75 g
- Amido de milho sem glúten 75 g
- Açúcar 200 g
- Mel 50 g
- Óleo de girassol 200 g
- Leite de arroz 150 g
- Ovos 4 - (médias)
- Fermento em pó para sobremesas sem glúten 12 g
- Fava de baunilha 1
- Cacau amargo em pó sem glúten 30 g
- Sal fino 4 g
- Xantana 3 g
- para untar a forma
- Margarina vegetal quanto baste
- Farinha de arroz sem glúten quanto baste
Preparo

Para preparar o bolo mármore sem glúten, comece colocando os ovos, em temperatura ambiente, junto com o mel 1, o açúcar e o sal na tigela da batedeira 2, e então ligue-a em velocidade média. Adicione também as sementes da fava de baunilha 3 e continue batendo a mistura por cerca de 10 minutos.

Quando os ovos estiverem claros e espumosos, ainda com a batedeira em ação, adicione aos poucos o leite 4 e o óleo 5, bem lentamente, então desligue a máquina. Neste ponto, em uma tigela, misture 200 gramas de farinha de arroz (os 30 gramas restantes serão usados posteriormente), a fécula de batata, o amido de milho, o fermento e a xantana 6.

Adicione aos poucos a mistura de farinhas, peneirando-as, à mistura de ovos batidos e mexa gradualmente com um batedor 7. Divida a massa em duas partes iguais, resultando em cerca de 550 gramas por tigela (8-9).

Neste ponto, em uma das tigelas, misture a parte restante da farinha de arroz (30 gramas) 10, enquanto na outra adicione o cacau 11, ambos peneirados e sempre mexendo com o batedor de mão 12.

Unte a forma de bolo com a margarina vegetal e enfarinhe com um pouco de farinha de arroz (cerca de 10 gramas). Depois, despeje cerca de metade da massa branca em uma parte da forma e ao lado despeje também metade da massa de cacau 13, depois novamente a parte restante da massa branca para terminar com a última parte da massa de cacau 14. Para obter o efeito marmorizado, passe um garfo, fazendo um movimento de baixo para cima, misturando levemente as 2 massas 15.

Asse em forno pré-aquecido por cerca de 70 minutos a 180ºC (se estiver usando forno ventilado, asse por cerca de 50 minutos a 160ºC), se durante esse tempo o bolo começar a escurecer demais, cubra com uma folha de alumínio nos últimos 20 minutos 16. Quando o tempo de cozimento terminar, desenforme o bolo sobre uma grade 17 e deixe esfriar. Então, coloque-o em um prato de servir 18 e, para um toque a mais, polvilhe seu bolo mármore sem glúten com uma colher de sopa de açúcar de confeiteiro, antes de servi-lo!