Bolo mármore sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Está procurando uma receita para preparar uma sobremesa sem glúten? Este bolo é perfeito para você! Ao contrário do clássico ciambellone caseiro, esta versão utiliza farinhas alternativas, mas sem comprometer o sabor e a consistência, podendo ser tranquilamente apreciada por aqueles que são intolerantes ao glúten. O resultado desta receita será um bolo mármore sem glúten, macio e bonito, graças a um redemoinho de massa de chocolate e baunilha misturados para criar as clássicas veias de dois sabores: o sabor marcante do cacau acompanha o sabor delicado da farinha de arroz e o aroma intenso da baunilha. Vai agradar até as crianças... perfeito para o café da manhã, mas ideal também para o lanche da tarde e até mesmo como sobremesa! Basta acompanhar uma bela fatia de bolo com creme inglês ou com um voluptuoso creme de mascarpone!

INGREDIENTES

Para uma forma de 22 cm
Farinha de arroz sem glúten 230 g
Amido de batata sem glúten 75 g
Amido de milho sem glúten 75 g
Açúcar 200 g
Mel 50 g
Óleo de girassol 200 g
Leite de arroz 150 g
Ovos 4 - (médias)
Fermento em pó para sobremesas sem glúten 12 g
Fava de baunilha 1
Cacau amargo em pó sem glúten 30 g
Sal fino 4 g
Xantana 3 g
para untar a forma
Margarina vegetal quanto baste
Farinha de arroz sem glúten quanto baste

Preparo

Para preparar o bolo mármore sem glúten, comece colocando os ovos, em temperatura ambiente, junto com o mel 1, o açúcar e o sal na tigela da batedeira 2, e então ligue-a em velocidade média. Adicione também as sementes da fava de baunilha 3 e continue batendo a mistura por cerca de 10 minutos.

Quando os ovos estiverem claros e espumosos, ainda com a batedeira em ação, adicione aos poucos o leite 4 e o óleo 5, bem lentamente, então desligue a máquina. Neste ponto, em uma tigela, misture 200 gramas de farinha de arroz (os 30 gramas restantes serão usados posteriormente), a fécula de batata, o amido de milho, o fermento e a xantana 6.

Adicione aos poucos a mistura de farinhas, peneirando-as, à mistura de ovos batidos e mexa gradualmente com um batedor 7. Divida a massa em duas partes iguais, resultando em cerca de 550 gramas por tigela (8-9).

Neste ponto, em uma das tigelas, misture a parte restante da farinha de arroz (30 gramas) 10, enquanto na outra adicione o cacau 11, ambos peneirados e sempre mexendo com o batedor de mão 12.

Unte a forma de bolo com a margarina vegetal e enfarinhe com um pouco de farinha de arroz (cerca de 10 gramas). Depois, despeje cerca de metade da massa branca em uma parte da forma e ao lado despeje também metade da massa de cacau 13, depois novamente a parte restante da massa branca para terminar com a última parte da massa de cacau 14. Para obter o efeito marmorizado, passe um garfo, fazendo um movimento de baixo para cima, misturando levemente as 2 massas 15.

Asse em forno pré-aquecido por cerca de 70 minutos a 180ºC (se estiver usando forno ventilado, asse por cerca de 50 minutos a 160ºC), se durante esse tempo o bolo começar a escurecer demais, cubra com uma folha de alumínio nos últimos 20 minutos 16. Quando o tempo de cozimento terminar, desenforme o bolo sobre uma grade 17 e deixe esfriar. Então, coloque-o em um prato de servir 18 e, para um toque a mais, polvilhe seu bolo mármore sem glúten com uma colher de sopa de açúcar de confeiteiro, antes de servi-lo!

Conservação

Guarde seu bolo mármore sem glúten sob uma cúpula de vidro por cerca de 2-3 dias!

Conselho

Tente substituir o leite de arroz pelo leite de soja na mesma quantidade e aromatize seu bolo com raspas de laranja!

Curiosidade

A xantana é uma goma natural em pó, é uma aliada valiosa para quem cozinha sem glúten porque é um dos ingredientes capazes de tornar a farinha pegajosa, assim como faz o glúten naturalmente. Você pode comprar xantana em farmácias ou em lojas especializadas em produtos de confeitaria.

Para um preparo correto das receitas sem glúten

Para receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que tenham o símbolo de espiga riscada na embalagem, certificados sem glúten, recomendados pelo guia da AIC Associação Italiana de Celíacos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.