Bolo de vó

/5

APRESENTAÇÃO

O aroma de um doce rústico feito pelas amorosas mãos da avó. O mesmo que se espalha pela cozinha batendo devagarinho nas portas de toda a casa. Uma imagem que certamente muitos de nós lembramos e da qual certamente sentimos saudades. Por que não reviver essa doce memória preparando um bom bolo de furo da vovó? Isso mesmo, não estamos falando do bolo da vovó, o outro grande clássico que é provavelmente o único capaz de resistir ao desafio. Estamos nos referindo ao mais macio dos bolos de furo, o doce ideal para tomar café da manhã todos juntos antes de se despedir. Mas também o lanche ideal para os jovens que se dedicam a um pouco de relaxamento dos estudos. Até mesmo o doce para dedicar à sua cara-metade quando ela não está bem ou talvez para atiçar sua imaginação com um toque de cacau. O bolo de furo da vovó é sempre uma garantia de sucesso, mas também de sabor: agrada a todos. Hoje, o GialloZafferano se disfarça de amorosa vovozinha e revela os segredos de sua deliciosa receita, aquela que deve ser transmitida de vez em vez para manter a tradição. Veja como preparar o bolo de furo da vovó, esperamos todos vocês!

Experimente também estas variações:

  • Bolo de furo sem manteiga
  • Bolo de furo com gotas de chocolate
  • Bolo de furo com água
  • Bolo de furo de cacau fácil

 

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 23 cm de diâmetro e 9 cm de altura
Farinha tipo 00 500 g
Açúcar 300 g
Manteiga 250 g - em temperatura ambiente
Leite inteiro 250 g - em temperatura ambiente
Ovos 275 g - (cerca de 5 médias) em temperatura ambiente
Uvas passas 75 g
Laranja cristalizada 50 g
Laranjas 1 - (a casca e o suco)
Casca de limão 1
Fava de baunilha 1
Fermento em pó para bolos 16 g
Para a forma e as passas amolecidas
Manteiga quanto baste
Farinha tipo 00 quanto baste
Para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar o bolo de furo da vovó, comece garantindo que os ingredientes da geladeira estejam em temperatura ambiente, caso contrário, eles não se misturarão adequadamente. Rale as cascas de limão e laranja e reserve 1, depois corte a laranja ao meio, esprema 2 e coe o suco em um recipiente. Em seguida, lave as passas e coloque-as de molho com o suco de laranja 3.

Enquanto isso, peneire a farinha e o fermento em uma tigela 4 e misture 5. Antes de prosseguir, unte e enfarinhe uma forma de bolo de furo com 23 cm de diâmetro e 9 cm de altura e preaqueça o forno. Agora que você tem tudo pronto, passe para a preparação: em uma tigela, coloque a manteiga amolecida, junte as cascas dos cítricos 6,

as sementes da fava de baunilha 7 e bata com um batedor, adicionando o açúcar aos poucos (8-9).

Após cerca de 5 minutos, você pode adicionar os ovos um de cada vez 10, continuando a bater. Deixe bater mais alguns minutos, até que a massa fique espumosa e homogênea 11. Por fim, adicione a farinha e o fermento aos poucos, ajudando-se com uma colher 12. Mantenha sempre o batedor funcionando

e vá incorporando o leite em fio 13. Desligue e retire o batedor. Escorra as passas 14 e polvilhe com um pouco de farinha 15.

Elimine o excesso de farinha e adicione as passas às cascas de laranja cristalizadas 16. Agora despeje 1/3 da massa na forma e depois distribua metade das passas e das cascas cristalizadas 17. Repita com mais 1/3 da massa 18 e a parte restante das passas e cascas.

Por fim, cubra com o restante 1/3 da massa. Nivele a superfície 19 e o bolo está pronto para ser assado. Asse em forno estático, já aquecido a 180°, por cerca de 60 minutos: faça o teste do palito no final do cozimento. Uma vez assado, deixe o bolo de furo da vovó esfriar completamente 20 antes de desenformar e polvilhar, a seu gosto, com açúcar de confeiteiro 21!

Conservação

O bolo de furo da vovó pode ser conservado por 2-3 dias sob uma tampa de vidro em um local fresco. Se preferir, pode ser congelado, de preferência já em fatias.
Não é possível conservar a massa crua, portanto, uma vez pronta, deve ser assada imediatamente.

Conselho

Você pode personalizar seu bolo de furo da vovó e torná-lo diferente a cada vez: por exemplo, em vez das cascas de laranja, experimente usar gengibre cristalizado. Ou, no lugar das cascas de cítricos, utilize gotas de chocolate ou quebre uma barra grosseiramente para um efeito mais rústico. Finalmente, você pode dar um toque de alegria adicionando 2 colheres de sopa de cointreau ou limoncello ao suco para reidratar as passas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.