Caccavelle alla sorrentina

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 60 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
- Notas + 40 min de cozimento no forno
APRESENTAÇÃO
As caccavelle à sorrentina são um saboroso prato principal, típico da Campânia, que é preparado utilizando justamente a caccavella, ou seja, um tipo de massa em forma de concha dentro da qual será inserido o recheio de molho de tomate, mussarela, carne moída e ricota.
A receita das caccavelle à sorrentina é um prato muito substancioso e gostoso ao qual você pode adicionar outros ingredientes para enriquecer e torná-lo ainda mais delicioso de acordo com seus gostos pessoais.
As caccavelle à sorrentina também agradarão aos seus filhos, que diante da mussarela derretida não saberão dizer não!
Utilizando a mussarela de búfala, use-a para o recheio da caccavella à sorrentina que, dessa forma, será ainda mais gostosa.
INGREDIENTES
- Para 4 caccavelle
- Caccavelle 4 - (de gragnano)
- Azeite virgem extra 3 colheres -
- Sal fino quanto baste
- Manjericão quanto baste -
- Mozzarella 200 g
- Ricota de vaca 200 g
- Parmigiano Reggiano DOP 4 colheres - ralado
- Cebolinha fresca 4 -
- Passata de tomate 1 l
- Para o ragu branco
- Porco 150 g - picado
- Salsicha 100 g
- Vinho tinto 1 copo -
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Cebolas brancas 35 g - para picar
- Cenouras 35 g - para picar
- Aipo 35 g - para picar
Preparação

Pique os cebolinhos e deixe-os murchar 1 em 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem em fogo baixo por cerca de 10-15 minutos; adicione o molho de tomate 2, salgue e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo, então desligue o fogo pois o molho de tomate deve permanecer fluido e não denso e adicione as folhas de manjericão 3 que você quebrará com os dedos.

Enquanto isso, coloque em uma panela 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem e jogue dentro a mistura de aipo, cenoura e cebola 4 que você deixará dourar em fogo baixo para então adicionar a linguiça e a carne moída 5, ambas esfareladas. Deixe a carne dourar tentando torná-la cada vez mais fina com uma concha com a qual você irá quebrá-la durante o cozimento. Quando a carne estiver bem dourada, regue com o copo de vinho 6, então espere que todo o líquido evapore em fogo muito baixo, em seguida salgue, apimente e finalmente desligue o fogo.

Leve a ferver uma panela contendo água salgada e cozinhe as caccavelle por 15 minutos, cuidando para não deixar a fervura violenta, para não correr o risco de quebrar as caccavelle agitando-as durante o cozimento. Enquanto isso, corte a mussarela em cubos não muito pequenos 7 (cerca de 2 cm de lado). Uma vez escorridas as caccavelle 8, coloque-as sobre um prato. Pegue as 4 pequenas panelas nas quais você irá temperar e depois cozinhar as caccavelle, em seguida, coloque no fundo de cada uma delas uma concha de molho de tomate 9;

coloque a caccavella sobre, coloque dentro dela uma concha de tomate 10, então 50 g de ricota esfarelada 11 e um quarto do ragu 12.

Adicione então 50 g de mussarela 13. Cubra tudo com o molho de tomate 14 e polvilhe o topo com uma boa colher de queijo parmesão ralado 15. Prepare da mesma maneira todas as 4 pequenas panelas e depois leve ao forno já pré-aquecido a 200° por cerca de 30-40 minutos.