Calamarata

- Sem lactose
- Energía Kcal 526
- Carboidratos g 87.1
- dos quais açúcares g 7.4
- Proteína g 25.3
- Gorduras g 7.6
- das quais gorduras saturadas g 1.74
- Fibra g 7
- Colesterol mg 62
- Sódio mg 406
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 40 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Alto
APRESENTAÇÃO
Reconhece este formato especial de massa? Trata-se da calamarata, muito usada na culinária da Campânia! É perfeita para molhos rápidos e saborosos como o ragu de peixe espada. Está se perguntando se têm algo em comum com os paccheri? Não está completamente fora de caminho: a calamarata, em napolitano, é conhecida como meios paccheri. Além de ser um formato de massa, é também um molho cujo protagonista, como já deve imaginar, é a lula. Cortada em anéis espessos de cerca de dois centímetros, fica praticamente semelhante ao formato da massa. Graças ao nosso modo muito original de servir a calamarata, poderia facilmente representar um prato para grandes ocasiões, festas ou para surpreender os convidados. De fato, o papelote serve para preservar os aromas que vazarão do invólucro, encantando os convidados. Prepare conosco a deliciosa calamarata: bom apetite!
Se ama pratos principais de peixe, experimente também os paccheri ao molho de lula ou as linguine no papelote com frutos do mar!
- INGREDIENTES
- Calamarata 400 g
- Lulas 600 g - (para limpar)
- Alho 1 dente
- Pimenta fresca 1
- Salsa 1 punhado
- Tomates-cereja 400 g
- Vinho branco 60 g
- Concentrado triplo de tomate 25 g
- Sal quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
Preparo

Para preparar a calamarata, comece pelo alho: pode descascá-lo facilmente esmagando com a palma da mão antes de remover a casca 1. Para a pimenta fresca, pode usá-la com as sementes ou removê-las se preferir menos picância 2, antes de picá-la finamente 3.

Lave os tomatinhos, seque-os e divida-os em 4 partes 4. Neste ponto, ocupe-se da limpeza das lulas. Devem ser primeiro enxaguadas em água corrente 5, depois remova a parte interna puxando a cabeça. Desta última, elimine a parte branca com a cartilagem; da cabeça, retire os olhos e esprema o bico no centro 6.

Remova a pele utilizando uma faca pequena 7 e para finalizar, enxágue novamente antes de cortar em anéis grossos de cerca de 2 cm 8. Vá para o fogão; coloque para ferver em uma panela abundante água a ser salgada ao ferver para cozinhar a massa. Enquanto isso, aqueça o óleo em uma panela com o dente de alho e a pimenta picada 9.

Assim que o fundo estiver bem quente, eleve a temperatura e sele os anéis de lula 10. Quando estiverem selados, bastam alguns segundos, adicione o vinho branco e espere que o álcool evapore completamente 11. Então, retire o alho, adicione os tomatinhos e o extrato de tomate 12.

Misture, ajuste o sal 13 e então abaixe o fogo, deixe cozinhar tudo por cerca de dez minutos. Ao final do cozimento, polvilhe com a salsinha picada 14. Enquanto isso, poderá cozinhar a massa até a metade do cozimento 15.

Assim que a massa estiver cozida, retire uma concha da água de cozimento e despeje na panela 16 depois escorra a calamarata e coloque na panela 17. Misture por alguns instantes e adicione água, se necessário, para que o composto fique líquido, mas não solto 18.

Sobre uma folha de alumínio, coloque outra folha, mas de papel manteiga 19, coloque no meio algumas colheradas de massa 20 e feche como um bombom primeiro o papel manteiga 21

e depois o de alumínio 22. Coloque os pacotes em uma assadeira 23 e cozinhe em forno estático, já aquecido a 200°, por cerca de 10 minutos. Aqui está sua calamarata pronta, agora é só servir 24!