Cappellacci de batata com fonduta de taleggio

/5

APRESENTAÇÃO

Os cappellacci de batata com fonduta de taleggio são um prato principal de massa fresca que resume perfeitamente os sabores intensos e envolventes do outono. Inspirados no típico formato de Massa fresca de ovo (massa e formatos) recheada da tradição emiliana, esses cappellacci, com massa fina e delicada, vão te surpreender com seu recheio rico e apetitoso. Dentro deles, esconde-se um recheio saboroso à base de batatas macias, saborosos cogumelos porcini e queijo ralado, que adiciona um toque agradável de salgado. O prato é ainda mais irresistível com uma fonduta aveludada de taleggio, um queijo de pasta mole com notas marcantes, que se funde perfeitamente com o restante dos ingredientes. Os cappellacci de batata com fonduta de taleggio são um prato perfeito para os dias mais frescos, para compartilhar com a família ou amigos, em um almoço ou jantar recheado de aromas e sabores da estação.

Os cappellacci podem ser recheados de várias maneiras, aqui estão algumas ideias:

INGREDIENTES

Para a massa fresca (para cerca de 45 cappellacci)
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 3
Para o recheio
Batatas amarelas 450 g
Cogumelos secos 50 g - cogumelos porcini
Grana Padano DOP 70 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para temperar
Queijo Taleggio 100 g
Creme de leite fresco líquido 100 g
Alecrim quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os cappellacci de batata com fonduta de taleggio, comece pela massa fresca: despeje a farinha em forma de fonte sobre a bancada, depois adicione gradualmente os ovos, misturando com um garfo 1. Amasse à mão, ajudando-se com uma espátula 2, para incorporar melhor a farinha 3.

Forme uma massa 4, cubra com filme plástico e deixe descansar por cerca de 30 minutos em um local fresco e seco. Enquanto isso, cuide do recheio: ferva as batatas com casca começando com água fria por cerca de 30 minutos, o tempo pode variar dependendo do tamanho 5. Enquanto isso, deixe os cogumelos secos de molho em água morna pelo tempo indicado na embalagem 6.

Depois de amolecidos, escorra e enxágue os cogumelos 7, então pique-os 8 e reserve-os 9.

Quando as batatas estiverem cozidas, descasque-as 10 e amasse com um amassador de batatas 11 recolhendo o purê em uma tigela 12.

Adicione os cogumelos 13, o Grana Padano DOP ralado 14, tempere com sal, pimenta e misture 15.

Retome a massa 16, achate-a com as mãos ou com um rolo, depois estenda-a com a máquina de abrir massa na espessura mais larga 17. Dobre as bordas para dentro, passe novamente na espessura mais larga e continue assim até a penúltima espessura, de cerca de 2 mm. Alinhe a massa e corte-a em quadrados de 7x7 cm 18.

Pincele as bordas com água 19, em seguida, transfira o recheio para um saco de confeitar e esprema uma porção de recheio no centro do quadrado de massa 20. Agora forme os cappellacci: dobre o quadrado na diagonal, fazendo coincidir os cantos 21.

Sele bem a borda expulsando todo o ar 22. Dobre as 2 pontas externas em direção ao centro 23 e una-as pressionando bem a massa 24.

Enquanto os fecha, coloque os cappellacci caseiros em uma bandeja 25. Passe para o tempero: corte o taleggio em pedaços 26. Aqueça o creme de leite em uma panela, depois adicione o taleggio 27.

Deixe o queijo derreter, mexendo 28, então ajuste o sal e a pimenta. Cozinhe os raviolis em água fervente com sal 29, levará cerca de 8 minutos; enquanto isso, adicione uma concha da água de cozimento à panela 30.

Escorra os cappellacci na panela com a fonduta 31 e salte-os brevemente 32. Sirva seus cappellacci de batata com fonduta de taleggio finalizando o prato com uma pitada de pimenta e alecrim fresco 33!

Conservação

Recomenda-se consumir os cappellacci de batata com fonduta de taleggio assim que prontos.

É preferível consumir e cozinhar os cappellacci frescos no mesmo dia. Alternativamente, você pode congelá-los crus: coloque-os em uma bandeja no congelador para endurecer e depois transfira para sacos de congelamento.

Conselho

Os porcini secos podem ser substituídos por 100 g de porcini frescos.

Abra e manuseie pouca massa por vez, mantendo a massa restante coberta, caso contrário, ela pode secar.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.