Carne assada com alcachofras e purê de batata-doce

/5

APRESENTAÇÃO

Se você está procurando um prato principal que combine a delícia da carne com a frescura dos vegetais, o stracotto com alcachofras e purê de batata-doce é a receita que não pode faltar no seu menu. A carne, cortada em pedaços e dourada na frigideira com um fio de óleo, ficará tenra e macia graças a um cozimento lento; ainda mais sabor são adicionados pelos vegetais: deliciosas cebolas estufadas, alcachofras e aromas que acompanham a carne, tornando-a mais rica e convidativa. O stracotto é servido com um cremoso e colorido purê de batata-doce, que combina perfeitamente com o sabor marcante da carne. Enriquecer seu menu com este prato suculento e outras variantes saborosas como o stracotto de carne.

Se você ama alcachofras, experimente-as também como acompanhamento com batatas!

INGREDIENTES

Ingredientes para a carne assada
Carne de boi 1 kg - polpa
Cebolas douradas 2
Alcachofras 6
Tomilho 2 raminhos
Sálvia 3 folhas
Alho 1 dente
Vinho tinto 80 ml - (à temperatura ambiente)
Caldo de carne 500 ml
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o purê de batata-doce
Batata doce (ou americana) 1,3 kg
Grana Padano DOP 80 g - (para ralar)
Noz-moscada quanto baste - (para ralar)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o stracotto com alcachofras e purê de batata-doce, coloque no fogo uma panela com bastante água para o caldo de carne (alternativamente, você também pode preparar o caldo de legumes). Prossiga com a limpeza das alcachofras, lembrando de esfregar as mãos com limão ou usar luvas de látex. Começando pela base, remova as folhas mais externas e duras 1 e a ponta, ficando apenas com o coração. Limpe o caule eliminando a parte final e com um descascador de legumes remova a camada externa fibrosa; divida os corações ao meio e retire a parte seca e peluda, a barba, com uma faca ou com uma colher de escavar, passando-a por toda a parte inferior da alcachofra 2. Corte cada alcachofra em 4 partes 3,

colocando-as em água com limão para não escurecerem 4, depois corte a cebola em fatias finas 5. Corte a polpa de carne em fatias 6 e depois

em cubos bem grandes de cerca de 2-3 cm 7. Coloque no fogo uma panela ampla e resistente com um fio de azeite de oliva. Adicione a carne de boi em cubos com o dente de alho 8 e deixe dourar bem de todos os lados para selar todos os sucos internos, virando com uma pinça de cozinha 9.

Uma vez dourada, retire a carne da panela e coloque em uma tigela à parte, cobrindo com filme plástico para mantê-la aquecida. Adicione ao fundo de cozimento um fio de azeite e as cebolas fatiadas 10, deixando-as murchar em fogo baixo junto com o tomilho 11 e a sálvia 12.

Quando as cebolas estiverem murchas, coloque a carne de volta na panela, aumente o fogo e deglaceie com o vinho tinto em temperatura ambiente, deixando evaporar 13. Acerte o sal, depois despeje o caldo quente que você preparou 14 até cobrir toda a carne, então tampe e deixe cozinhar em fogo bem baixo por cerca de 3 horas. Após esse tempo, escorra as alcachofras da água acidulada e adicione ao stracotto, deixando cozinhar por mais 40 minutos 15,

depois, quando estiver pronto, desligue 16. Enquanto isso, você pode preparar o purê de batata-doce: ferva as batatas em bastante água 17 (dependendo do tamanho, levará de 40 a 90 minutos; você pode verificar o cozimento com um palito); escorra, depois descasque e amasse diretamente na panela com um espremedor de batatas 18 ou com um passe-vite.

Rale o queijo 19, acenda o fogo e adicione ao purê 20, ajustando o sal e a pimenta 21.

Tempere com a noz-moscada ralada 22 e misture com um batedor até obter um purê denso e homogêneo 23; finalmente, você pode empratar e servir seu stracotto com alcachofras e purê de batata-doce 24.

Conservação

Você pode conservar o stracotto com alcachofras e purê de batata-doce na geladeira por no máximo 3-4 dias em um recipiente hermético. Não é recomendado congelar.

Dica

Uma cocção alternativa das batatas para torná-las menos aquosas pode ser no forno: lave as batatas em bastante água corrente, embrulhe-as no alumínio e cozinhe por cerca de 60-90 minutos. Quer deixar seu prato ainda mais especial? Tente marinar a carne com vinho, água e especiarias por 12 horas antes de dourar: você adicionará ainda mais sabor à receita!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.