Rocambole de carne assado

/5

APRESENTAÇÃO

O que tem para o almoço? Rocambole de carne assado! Quem de nós nunca degustou um rocambole caseiro rico e genuíno, preparado pelas amorosas mãos de mães e avós que, infalíveis no encontro dominical, assam este apetitoso prato principal capaz de reunir todos à mesa em um piscar de olhos? O rocambole de carne assado é uma receita da cozinha caseira com inúmeras variações, incluindo as vegetarianas, como o rocambole de cogumelos, ou as de peixe, como o rocambole de atum. Graças à facilidade de preparação, também é perfeito para os menús de festas, por exemplo como prato principal de Natal. Ingredientes super secretos são guardados em velhos livros de receitas ou até mesmo na memória histórica das cozinheiras de casa, que transmitem sua versão de geração em geração... a única regra indiscutível: o resultado desta sábia mistura deve ser um prato macio e suculento a ser acompanhado de acompanhamentos saborosos. Sugerimos assar as batatas assadas com chalota diretamente na assadeira do rocambole, assim otimizamos o tempo! Para aqueles que já possuem a receita perfeita, para quem ainda está procurando e finalmente para quem nunca se aventurou nesta preparação, aqui está a nossa versão do rocambole de carne assado... nos diga o que você acha!

Experimente também estas variações apetitosas:

  • Rocambole recheado
  • Rocambole com speck e batatas
  • Rocambole recheado com espinafre e caciocavallo
  • Rocambole com coração de scamorza
  • Rocambole com legumes e queijo
  • Rocambole em crosta de massa folhada
  • Rocambole macio

INGREDIENTES

Carne moída de boi 600 g
Salsicha 400 g
Pão 200 g - fresco
Queijo pecorino 150 g - (para ralar)
Leite inteiro 200 g
Ovos 110 g - (cerca de 2 médias)
Tomilho quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o acompanhamento
Batatas novas 500 g
Chalota 2
Sálvia quanto baste
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o rocambole de carne assado, primeiro remova a crosta do pão 1 e corte o miolo em cubos 2. Transfira o pão para uma tigela e molhe com leite (ou água) 3 e deixe amolecer.

Em uma tigela grande, coloque a carne moída, depois esfarele a linguiça com as mãos, eliminando a tripa 4. Adicione o queijo ralado, os ovos 5 e o miolo, depois de bem espremido 6.

Tempere com as folhinhas de tomilho 7, a noz-moscada ralada 8, sal e pimenta 9.

Misture bem a massa com as mãos 10, levará pelo menos 5 minutos para que fique bem compacta 11. Neste ponto, despeje a mistura sobre uma folha de papel manteiga grande o suficiente 12.

Use o papel manteiga para modelar a mistura até obter um cilindro de aproximadamente 30x10 cm (13-14). Transfira o rocambole e o papel para uma assadeira, depois pincele a superfície com óleo 15.

Deixe de lado por um momento e dedique-se ao acompanhamento: lave e corte ao meio as batatas novas 16, depois coloque-as em uma tigela junto com as chalotas descascadas e cortadas em quartos 17. Tempere com óleo 18.

Adicione a mistura de sálvia e tomilho 19, sal e pimenta 20, depois misture bem para temperar as batatas de forma uniforme 21.

Coloque as batatas na assadeira ao redor do rocambole e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 80-90 minutos 22. Após o tempo de cozimento, retire do forno 23 e sirva seu rocambole de carne assado com acompanhamento de batatas 24!

Conservação

O rocambole de carne assado pode ser conservado na geladeira em um recipiente hermético por até 5 dias.

As batatas podem ser conservadas na geladeira por alguns dias.

Você pode congelar o rocambole se tiver usado ingredientes frescos.

Sugestão

Com o rocambole que sobrar, você pode fazer os tradicionais mondeghili milaneses, deliciosos bolinhos que eram feitos tipicamente com as sobras de carne.

Para acompanhar o rocambole, você também pode preparar as clássicas batatas assadas com aroma de alecrim ou batatas à mediterrânea.

Como alternativa ao leite de vaca, você pode molhar o miolo com leite vegetal ou água; lembre-se de que, se o miolo estiver seco, pode precisar de um pouco mais de líquido.

Se preferir, pode substituir o tomilho por salsinha.

Não jogue fora a crosta do pão, mas triture-a para fazer farinha de rosca caseira!

Procurando uma alternativa ao rocambole de carne bovina? Experimente a nossa receita de rocambole de frango!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.