Cheesecake de caramelo salgado

/5

APRESENTAÇÃO

"Doce e um pouco salgado", são as palavras de uma das músicas mais conhecidas dos anos 70 e o mesmo sabor que você encontrará nesta receita! A cheesecake de caramelo salgado é uma sobremesa sublime, cenográfica e perfeita para qualquer ocasião. A base de biscoitos, acolhe um creme macio e aveludado, de sabor ligeiramente ácido, típico deste bolo. A decoração desta vez é mais gulosa do que nunca! A doçura do açúcar, transformado em caramelo, terá uma nota amarga e graças à adição das pitadas de sal ficará ligeiramente salgada. O resultado será um equilíbrio de sabores, enriquecido por uma cascata de castanhas-de-caju torradas. Entre todas as receitas de cheesecake, esta é uma das mais irresistíveis... prontos para um novo sucesso na cozinha?

Descubra também a nossa Cheesecake com chocolate e caramelo salgado e o Torta de caramelo salgado, para os mais gulosos!

INGREDIENTES

Ingredientes para a base (forma de 20 cm)
Biscoitos Digestive 240 g
Manteiga 110 g
para o creme
Queijo cremoso 500 g
Creme de leite fresco líquido 100 g
Amido de milho (maizena) 25 g
Açúcar 65 g
Ovos 75 g - (1 inteiro e 1 gema)
Extrato de baunilha 1 colherinha
para o caramelo salgado
Açúcar 200 g
Creme de leite fresco líquido 130 g
Manteiga 95 g
Flor de sal ½ colherinha
para a decoração
Castanha de caju 80 g
Óleo de girassol 1 colher

Preparação

Para preparar a cheesecake de caramelo salgado, derreta a manteiga em fogo bem baixo e deixe amornar. Em seguida, coloque os biscoitos no processador 1 e triture-os até que fiquem completamente esfarelados. Transfira-os para uma tigela e despeje a manteiga derretida e morna 3.

Misture bem 4, até incorporar os ingredientes. Forre uma forma de fundo removível de 20 cm com papel manteiga na base e nas laterais e despeje parte da mistura de biscoitos dentro 5. Usando a parte de trás de uma colher, pressione delicadamente para formar a base 6.

Use então a mistura de biscoitos restante para fazer também a borda, sempre pressionando delicadamente com a parte de trás de uma colher 7. Deixe firmar na geladeira por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, prepare o creme. Despeje o ovo e a gema em uma tigela, adicione o açúcar 8 e misture com um batedor manual. Adicione aos poucos o cream cheese 9, sempre continuando a misturar.

Você deve obter uma mistura lisa e cremosa 10. Adicione o amido de milho 11 e o extrato de baunilha 12.

Misture e adicione por último também o creme de leite 13. Misture mais uma vez e o creme estará pronto 14. Retire a base da geladeira e despeje o creme dentro 15.

Em seguida, usando uma espátula, nivele bem para espalhar uniformemente 16 17. Asse em forno estático pré-aquecido a 160°C por 70 minutos. Enquanto isso, prepare o caramelo salgado: em uma panela de fundo grosso, despeje o açúcar granulado 18 e acenda o fogo baixo. Enquanto isso, aqueça também o creme de leite.

Quando o açúcar estiver quase derretido, use uma colher de pau e misture o caramelo. Você deve obter uma cor âmbar 19. Neste ponto, desligue o fogo e adicione o creme de leite quente aos poucos 20 21, mexendo rapidamente.

Adicione as pitadas de sal 22, e por último adicione também a manteiga fria 23 e misture tudo 24.

Com um mixer de imersão, triture o caramelo salgado 25, transfira-o para uma tigela 26, deixe esfriar em temperatura ambiente, depois leve à geladeira até o uso. Em uma panela, despeje uma colher de óleo vegetal, acenda o fogo moderado e adicione as castanhas-de-caju 27.

Torre-as por alguns minutos até que estejam bem douradas 28. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Após o tempo de cozimento da cheesecake, retire-a do forno 29 e deixe esfriar. Depois, transfira-a para um prato de servir 30.

Despeje o caramelo salgado frio sobre a superfície 31 e nivele com uma colher 32. Decore dispondo as castanhas-de-caju na superfície de forma aleatória 33. Deixe esfriar por pelo menos 1 hora na geladeira antes de servir sua cheesecake de caramelo salgado.

Conservação

A cheesecake de caramelo salgado pode ser conservada na geladeira por 2-3 dias.

Como alternativa, é possível congelá-la.

Conselho

No lugar das castanhas-de-caju, você pode usar avelãs, nozes ou outras frutas secas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.