Cheesecake de morango sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

A primavera chegou! Para celebrá-la com doçura, propomos uma sobremesa fresca e aromática com um toque especial: o cheesecake de morangos sem glúten. Uma proposta deliciosa onde a necessidade gluten free encontra o desejo por doce, será amor à primeira mordida. Inspirados no tradicional New York Cheesecake, preparamos uma variação sem cozimento e fácil de fazer. Cada camada satisfará as expectativas dos gulosos: uma base crocante feita com biscoitos de aveia irresistivelmente macios, um creme denso e de sabor delicado, e, para finalizar, uma cobertura frutada feita com coulis de morangos, que alegrará a mesa com sua cor intensa.

Experimente também os Copinhos de ricota e framboesas, uma deliciosa sobremesa sem glúten em porção individual.

E se você está à procura de outras ideias gluten free para seus menus de festa, experimente nossa torta pasqualina sem glúten!

INGREDIENTES

Ingredientes para a base (para uma forma de 23 cm)
Biscoitos de aveia sem glúten 260 g
Manteiga 140 g
para o creme
Queijo fresco para barrar sem glúten 250 g
Robiola 400 g
Creme de leite fresco líquido 100 g
Açúcar 100 g
Folhas de gelatina sem glúten 9 g
para o coulis
Morangos 500 g
Açúcar 100 g
Folhas de gelatina sem glúten 7 g
Casca de limão 1
Suco de limão 35 g
Hortelã quanto baste

Preparação

Para fazer o cheesecake de morangos, comece preparando a base: derreta a manteiga em fogo baixo e deixe esfriar. Coloque os biscoitos no processador 1 e triture até obter uma mistura arenosa 2. Transfira os biscoitos para uma tigela, despeje a manteiga derretida e esfriada 3 e misture para incorporar.

Despeje a mistura obtida em uma forma de aro removível de 23 cm de diâmetro untada e forrada com papel manteiga no fundo e nas laterais. Com as costas de uma colher, pressione bem a mistura no fundo da forma para obter uma base compacta e lisa 4. Deixe a mistura descansar no freezer por pelo menos meia hora para que a base fique sólida. Agora prepare o creme. Coloque 9 g de gelatina em folhas de molho em água fria por cerca de 10 minutos 5. Aqueça o creme de leite em uma panela, adicione o açúcar, dissolva bem e depois incorpore a gelatina escorrida com o fogo apagado 6.

Misture até que esteja dissolvido, depois deixe esfriar. Em uma tigela, despeje os dois queijos e misture com um batedor 8. Despeje o creme de leite com a gelatina na tigela com os queijos 9. Misture tudo com o batedor.

Você deve obter um creme liso e sem grumos 10. Retire a base do freezer, despeje o creme 11, nivele bem a superfície com uma espátula e leve à geladeira por cerca de 4 horas 12.

Após 3 horas, lave os morangos e corte-os em fatias de 2-3 mm 13, adicione o açúcar, a casca de limão 14 e seu suco 15.

Misture e deixe macerar por cerca de 30 minutos em temperatura ambiente 16. Após 20 minutos, coloque 7 g de gelatina em água fria por 10 minutos 17. Em seguida, pegue os morangos macerados com o açúcar e o limão e coloque-os em uma panela 18.

Cozinhe por 5 minutos em fogo alto 19. Em seguida, desligue o fogo, retire 3-4 colheres de sopa de suco de morango quente e despeje em uma tigela 20, dissolva aqui a gelatina amolecida e escorrida 21.

Misture até que esteja completamente dissolvido 22, depois despeje na panela com o restante da mistura 23. Deixe esfriar e despeje o coulis de frutas sobre o creme do cheesecake 24.

Nivele bem a superfície com a espátula 25 e coloque na geladeira por 1-2 horas. Após o tempo de resfriamento 26, desenforme o cheesecake e decore com folhas de hortelã fresca. O cheesecake de morangos sem glúten está pronto para ser servido.

Conservação

Guarde o cheesecake de morangos sem glúten na geladeira por 2-3 dias. É possível congelá-lo se você usou ingredientes frescos.

Conselho

Você pode preparar o cheesecake no dia anterior ao de servi-lo, para que ele fique bem firme durante a noite. Você pode omitir o coulis de morangos e decorar simplesmente com morangos frescos cortados em fatias e dispostos em forma de raio.

Para um preparo correto das receitas sem glúten

Para as receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que tenham o símbolo de espiga cortada na embalagem, certificados sem glúten, recomendados pelo guia da AIC Associação Italiana de Celíacos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.