Javali ensopado

/5

APRESENTAÇÃO

O javali ensopado é um segundo prato da culinária tradicional, rico e substancioso, perfeito para quem ama sabores intensos. O segredo desta receita é o cozimento lento, que permite à carne de javali ficar macia e absorver os aromas do vinho tinto e da cebola, e os perfumes do louro e do alecrim. O resultado é uma carne que se derrete na boca, acompanhada de um molhinho denso e suculento. Personalizar a receita é fácil: por exemplo, experimente adicionar cogumelos porcini ou azeitonas pretas, para um toque ainda mais saboroso. Se você gosta de combinações diferentes, adicione cacau amargo ao molho: dará um sabor de fundo profundo. O javali ensopado é o prato perfeito para servir em um jantar de família ou com amigos, talvez acompanhado de um acompanhamento de polenta ou purê de batatas.

Se você está procurando outras receitas com javali, experimente também:

INGREDIENTES
Javali 1 kg - polpa
Cebolas douradas 3
Vinho tinto 1 l - encorpado
Alecrim 4 raminhos
Louro 3 folhas
Alho 2 - escalfado
Caldo de carne 200 ml
Passata de tomate 50 g
Extrato de tomate 1 colher
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o javali ensopado, primeiro corte a carne em fatias 1 e depois em pedaços 2. Corte a cebola em fatias, previamente descascada 3.

Em uma panela, coloque o óleo, adicione a carne 4 e doure em fogo médio-alto até dourar. Retire a carne 5 e reserve. Na mesma panela, coloque a cebola 6.

Adicione também os dentes de alho com casca esmagados, o louro e o alecrim 7. Refogue até que as cebolas fiquem transparentes, se necessário adicione um pouco mais de óleo. Adicione a carne 8, misture e cozinhe por alguns minutos. Adicione o extrato de tomate 9.

Adicione o molho de tomate 10, misture e cozinhe por 2 minutos. Adicione o vinho 11 e deixe evaporar todo o álcool. Finalmente, adicione o caldo de carne 12 e leve à ebulição.

Tempere com sal e pimenta 13. Misture, cubra com uma tampa 14, abaixe o fogo ao mínimo e cozinhe por cerca de 3 horas, mexendo de vez em quando, até que a carne fique macia. Se necessário, para prolongar o cozimento, você pode adicionar água ou mais caldo. Sirva e decore com uma folha de louro. Seu javali ensopado está pronto para ser apreciado quente 15!

Conservação

O javali ensopado pode ser conservado na geladeira, em um recipiente fechado, por 2-3 dias. Para manter sua consistência, aqueça em fogo baixo, adicionando um pouco de caldo ou água se o molho estiver muito espesso.

Dica

Se você tiver tempo, antes do cozimento, marine a carne por algumas horas com vinho tinto, bagas de zimbro, alho e alecrim. Isso ajudará a amaciar a carne e acentuar os sabores.

Se você gosta de picante, adicione pimenta ou páprica defumada.

Procurando outras receitas de caça? Não perca o assado de cervo, perfeito para as ocasiões mais importantes!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.