Clafoutis de salmão

/5

APRESENTAÇÃO

O clafoutis de salmão é uma variante colorida da famosa sobremesa francesa preparada com cerejas. Nesta receita, a massa tradicional do clafoutis, feita batendo ovos, leite e farinha, é enriquecida com legumes frescos e salmão.
Nós usamos abobrinhas baby cortadas em rodelas e ervilhas, que refogamos na panela com cebola fresca picada e um dente de alho. Depois de despejar a massa na forma, basta adicionar o salmão cortado em tiras e decorar tudo com flores de abóbora.
Estas, de fato, adicionam uma nota de cor e alegria ao prato, além de sabor. O clafoutis de salmão é ideal para ser servido quente ou morno como entrada ou até mesmo como prato principal. Com o clafoutis de salmão, você preparará em poucos passos um prato simples, mas de efeito, que poderá personalizar de acordo com seus gostos!

INGREDIENTES

Ingredientes para o clafoutis
Leite inteiro 200 ml
Farinha tipo 00 90 g
Ovos 4
Endro 2 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o recheio
Abobrinha bebê 300 g
Salmão fumado 250 g
Ervilhas 100 g
Flores de abobrinha 4
Cebolinha fresca 1
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar o clafoutis de salmão, comece limpando a cebolinha fresca: corte o talo 1, elimine a base 2 e pique finamente 3.

Lave bem as abobrinhas baby, retire as pontas e depois corte-as em rodelas 4. Coloque também o filé de salmão na tábua, corte-o em tiras e guarde na geladeira até o momento de usá-lo 5. Em seguida, descasque as ervilhas frescas, eliminando a vagem e transfira-as para uma tigelinha 6; você precisará de 100 g de ervilhas descascadas.

Depois, pegue as flores de abóbora, lave-as, mergulhando delicadamente em água fria, depois escorra e coloque sobre um pano seco para secar levemente. Transfira-as para uma tábua e elimine as excrescências na base do cálice 7. Extraia os pistilos carnosos que estão dentro 8 e divida as flores ao meio 9. Reserve na geladeira, você adicionará pouco antes de assar o clafoutis.

Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite e deixe dourar um dente de alho descascado, depois adicione a cebolinha picada 10 e deixe refogar. Junte também as ervilhas descascadas e as abobrinhas baby cortadas em rodelas (11-12). Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos.

Enquanto isso, prepare a mistura do clafoutis: quebre os ovos em uma tigela e bata-os com uma batedeira até ficarem bem espumosos 13. Depois adicione o leite aos poucos 14 e por fim a farinha 15. Salgue e apimente a gosto a mistura.

Adicione o endro à mistura, quebrando-o com as mãos 16, depois despeje os legumes cozidos 17 e misture para incorporar 18.

Nesse ponto, unte uma forma rasa com diâmetro de 26 cm 19. Despeje a mistura dentro da forma 20, retire da geladeira o salmão em tiras e disponha-o a gosto sobre a mistura 21.

Agora decore com as flores de abóbora que você limpou e dividiu: disponha-as em forma de raio sobre a mistura 22. Após decorar 23, basta assar o clafoutis em forno já aquecido a 180° por 30 minutos (se usar forno ventilado, asse a 160° por 20 minutos). Quando a superfície estiver agradavelmente dourada, o seu clafoutis de salmão estará pronto para ser retirado do forno e servido quente 24!

Armazenamento

Você pode conservar o clafoutis de salmão na geladeira bem coberto com filme plástico ou em um recipiente hermético por 2-3 dias. Se quiser, pode congelar o clafoutis de salmão e descongelá-lo um dia antes de servir. Recomenda-se aquecê-lo antes de servir.

Conselho

À escolha: os legumes, claro! Como adicional: uma pitada de queijo ralado, que sempre cai bem (quase) sempre… Substituições: pode parecer contraditório, já que a receita se chama “clafoutis de salmão”, mas você pode substituir o salmão por bacon crocante, se quiser.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.