Clafoutis salgado

/5

APRESENTAÇÃO

O clafoutis salgado é uma versão saborosa e colorida da sobremesa francesa, geralmente preparada com frutas frescas de verão. Aqui na nossa receita, os tomates-cereja confit substituem as cerejas e as fatias de abóbora delica assada tomam o lugar dos pêssegos!
A massa clássica do clafoutis é revisitada em versão salgada e enriquecida pelo sabor marcante e salgado do parmesão e do Emmentaler ralados, que abraçam delicadamente o sabor adocicado da abóbora e o mais aromático dos tomates-cereja confit.
Tempere seu clafoutis, adicionando uma pitada de noz-moscada e disponha os ingredientes com criatividade: forme uma roda com os pedaços de abóbora assada e coloque os tomates-cereja confit nos espaços, como se estivesse decorando um bolo. Uma vez fora do forno, você pode consumir seu clafoutis salgado tanto morno quanto frio e servi-lo da maneira que preferir: o clafoutis salgado, de fato, é uma ótima entrada, mas também é um delicioso segundo prato. Se o seu sabor te conquistar, leve-o também para um piquenique, com o clafoutis salgado você estará seguro!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 26 cm
Ovos 4 - médias
Abóbora delica 300 g - polpa
Leite inteiro 200 ml
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - para ralar
Emmental 50 g - para ralar
Farinha tipo 00 40 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Para 26 tomatinhos confit
Tomates-cereja 280 g
Azeite virgem extra 20 g
Açúcar 15 g
Alho ½ dente
Tomilho 5 raminhos
Orégano quanto baste - seco
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para untar a forma
Manteiga quanto baste - amolecido

Preparo

Para preparar o clafoutis salgado, comece pelos tomates-cereja confit, já que eles exigem um tempo de cozimento considerável. Por isso, você pode prepará-los na noite anterior e guardá-los na geladeira ou comprá-los já prontos no balcão de alimentos do supermercado ou em conserva nos potes de vidro, lembrando-se de escorrê-los do excesso de óleo e secá-los com papel toalha. Lave e seque os tomates-cereja, corte-os ao meio e disponha-os em uma assadeira forrada com papel manteiga com o lado cortado para cima 1. Salgue e apimente a gosto cada tomate e depois polvilhe-os com uma mistura de alho e tomilho 2 e açúcar 3.

Continue adicionando uma pitada de orégano seco 4 e regue um fio de azeite sobre cada tomate-cereja 5. Em seguida, asse em forno ventilado pré-aquecido a 140°C por cerca de 2 horas, até que fiquem levemente torrados, mas não secos 6. Para descobrir como cozinhar e conservar melhor os tomates-cereja confit, consulte a receita: tomates-cereja confit.

Enquanto isso, cuide da limpeza e corte da abóbora: coloque a abóbora delica em uma tábua e divida-a ao meio 7. Em seguida, retire suas sementes com a ajuda de uma colher 8 e corte-a em fatias de 2 cm de espessura ao longo do comprimento 9. As dimensões menores da abóbora delica permitem obter fatias menores e semelhantes a pedaços de pêssego.

Retire a casca de cada fatia 10 e depois posicione as fatias de abóbora em uma assadeira forrada com papel manteiga, então salgue, apimente e regue com azeite cada pedaço 11. Asse em forno já quente a 250°C por cerca de 10 minutos. Certifique-se de que não queimem, então deixe assar na prateleira mais baixa do forno se a resistência estiver posicionada em cima. Quando as fatias de abóbora estiverem bem douradas 12, retire-as do forno e deixe esfriar.

Enquanto a abóbora assa, prepare a massa do clafoutis: quebre os ovos em uma tigela grande 13 e bata-os com um batedor, adicione o leite 14 e acrescente a farinha peneirada diretamente na mistura 15.

Adicione à massa também o parmesão e o Emmentaler, que você já ralou (16-17). Salgue e apimente a gosto, adicione a noz-moscada moída 18 e misture tudo.

Neste ponto, unte o fundo e as laterais de uma forma redonda com diâmetro de 26 cm, usando um pincel 19 e despeje a mistura dentro dela 20. Agora comece a dispor as fatias de abóbora que você assou e deixou esfriar. Tente dispô-las em forma de raio, como se fossem pêssegos 21 e, se estiverem muito compridas, corte-as ao meio.

Adicione os tomates-cereja confit entre os raios de abóbora que você criou, como se fossem cerejas, colocando-os com a parte cortada para baixo 22. Depois de decorar o clafoutis de forma graciosa, como se fosse uma sobremesa, com todas as fatias de abóbora e os tomates-cereja confit 23, asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos; se usar o forno ventilado, asse a 160°C por cerca de 30 minutos. Quando a superfície estiver agradavelmente dourada 24, retire o clafoutis salgado do forno, deixe esfriar um pouco e sirva como entrada ou segundo prato!

Conservação

Você pode conservar o clafoutis salgado na geladeira bem coberto com filme plástico ou em um recipiente hermético por 2-3 dias. Se quiser, pode congelar o clafoutis salgado e descongelá-lo no dia anterior ao de servir. É sempre melhor aquecê-lo no forno antes de comer.

Conselho

Aí está, da próxima vez que quiser impressionar, o clafoutis é a resposta: imperial e delicioso, deixará boquiabertos convidados, comensais, parentes... qualquer um. Golpe de gênio: escolher os vegetais que mais gosta e oferecer sua versão personalizada. Golpe de delicadeza: polvilhar a abóbora com flor de sal em vez de sal tradicional antes de assar, o resultado final será mais doce.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.