Massa fria com pesto de rúcula e tomatinhos

/5

APRESENTAÇÃO

A massa fria com pesto de rúcula e tomatinhos é um prato principal simples, rápido e saboroso. O Pesto de rúcula, com sua nota amarga e ligeiramente picante, combina perfeitamente com a doçura dos Tomatinhos confit, que decidimos cozinhar na fritadeira elétrica para evitar o forno e reduzir o tempo.

Essa Massa fria vegetariana é uma daquelas receitas salva-almoço que você pode até preparar com antecedência e que ficam ainda melhores após algumas horas na geladeira, quando todos os sabores têm tempo de se misturar bem.

Perfeita para um piquenique ou um almoço na praia, também é ótima para servir como prato único em um jantar em família. Enfim, a massa fria com pesto de rúcula e tomatinhos é um must para lembrar na temporada de calor... e por que não, durante o ano todo!

Descubra também esses deliciosos pratos principais com pesto de rúcula:

 

INGREDIENTES

Fusilli 320 g
Amêndoas peladas 20 g - torradas
Sal fino quanto baste
Para o pesto de rúcula
Rúcula 100 g
Parmigiano Reggiano DOP 85 g - (para ralar)
Amêndoas peladas 70 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 100 g
Sal fino quanto baste
Para os tomatinhos confit
Tomates-cereja 150 g
Açúcar mascavo 6 g
Orégano quanto baste - seco
Azeite virgem extra 12 g
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar a massa fria com pesto de rúcula e tomatinhos, primeiro corte os tomatinhos ao meio 1 e transfira-os para uma tigela. Tempere com azeite 2 e sal 3.

Adicione quase todo o açúcar mascavo 4, o orégano seco 5 e misture 6.

Coloque os tomatinhos na cesta da fritadeira elétrica com o lado cortado para cima, adicione o restante do açúcar mascavo 7 e cozinhe a 160°C por 10 minutos, depois aumente a temperatura para 180°C e continue cozinhando por mais 10 minutos, ou até que fiquem secos e caramelizados 8. Enquanto isso, cozinhe a massa em bastante água fervente salgada 9.

Enquanto a massa cozinha, você pode preparar o pesto: em um processador, junte a rúcula 10, as amêndoas 11 e o pecorino 12.

Adicione também o azeite 13, o alho 14 e o sal 15. Bata até obter uma mistura homogênea.

Se desejar, você pode adicionar um cubo de gelo para manter uma cor brilhante 16. Escorra a massa al dente e tempere com o pesto de rúcula 17, depois junte os tomatinhos 18, reservando alguns para a apresentação. Misture bem e sirva.

Finalize com amêndoas torradas picadas grosseiramente 19 e os tomatinhos confit restantes 20. Sua massa fria com pesto de rúcula e tomatinhos está pronta para ser saboreada 21!

Conservação

A massa fria com pesto de rúcula e tomatinhos pode ser armazenada na geladeira, em um recipiente fechado, por até 2 dias.

O pesto de rúcula pode ser preparado com antecedência e armazenado na geladeira em um pote de vidro, coberto com uma camada de azeite para evitar a oxidação.

Conselho

Se você não tiver uma fritadeira elétrica, pode cozinhar os tomatinhos confit em forno estático a 120°C por 3 horas.

Você pode ajustar a cremosidade do pesto de rúcula adicionando um pouco da água de cozimento da massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.