Cordeiro gratinado com alcachofras e ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Estão em busca de ideias saborosas para o seu menu de Páscoa? Nós propomos o cordeiro gratinado com alcachofras e ervilhas, um típico prato principal de origem calabresa, que é preparado especialmente na ocasião da Páscoa. A preparação desta iguaria, muito saborosa e gostosa, acontece em duas etapas; primeiro os ingredientes são cozidos no fogo, e depois, para finalizar, se tem a gratinação no forno. A carne, envolvida por uma deliciosa crosta crocante e dourada, fica tenra e suculenta. 

INGREDIENTES
Cordeiro 1 kg
Cebolas 2 - médias
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - para ralar
Queijo pecorino 30 g - para ralar
Farinha de rosca 60 g
Pão 150 g - miolo esfarelado
Salsa 2 colheres - para picar
Pimenta preta quanto baste
Alho 1 dente
Vinho tinto 1 copo
Ervilhas 450 g
Alcachofras 400 g - corações
Caldo de legumes 500 ml
Azeite virgem extra 6 colheres

Preparação

Prepare 1/2 litro de caldo de legumes. Enquanto isso, corte a carne de cordeiro em pedaços, retire toda a gordura que puder, lave e seque-a 1. Pique uma cebola e coloque-a para dourar em uma panela com 3 colheres de sopa de óleo; em seguida, adicione as ervilhas 2 e os corações de alcachofras cortados em quatro 3 para ver como limpar as alcachofras, assista ao vídeo clicando aqui, e deixe cozinhar em fogo moderado até que fiquem tenros, mas não desfeitos, adicionando aos poucos, quando necessário, um pouco do caldo. Ajuste o sal no final.

Pique a outra cebola e coloque-a para dourar em fogo baixo em outra panela com mais 3 colheres de sopa de óleo, e depois adicione a carne de cordeiro em pedaços 4. Deixe apenas clarear (não dourar) a carne, então ajuste o sal e adicione imediatamente o copo de vinho tinto, deixando o cordeiro cozinhar em fogo moderado, coberto com uma tampa por cerca de 20 minutos, até que o líquido de cozimento engrosse 5.

Pré-aqueça o forno a cerca de 200°, pegue uma assadeira grande o suficiente para conter todos os ingredientes 6 e coloque primeiro o cordeiro com o molho de cozimento, e depois as alcachofras e as ervilhas 7.  Em uma tigela separada, esmigalhe o miolo de pão que usará para cobrir o cordeiro e os outros ingredientes na assadeira: adicione também o pão ralado, o parmesão e o pecorino ralados, a salsinha picada, a pimenta e o alho amassado.
Misture bem os ingredientes e cubra completamente a assadeira 8; molhe com o caldo restante (cerca de 300 ml) e coloque a assadeira no fogo, coberta com uma tampa, por 10 minutos, apenas o tempo necessário para que o vapor de cozimento umedeça e amacie o miolo. Neste ponto, você pode colocar o cordeiro no forno e deixá-lo gratinar por cerca de 20 minutos, até que se forme uma crostinha dourada e crocante 9. Sirva seu cordeiro gratinado com alcachofras e ervilhas bem quente e bom apetite!

Conselho

Para cozinhar da melhor maneira este prato, você deve remover toda a gordura da carne de cordeiro, para que seja eliminado o cheiro forte do animal e para que a carne não fique indigesta. Além disso, a carne de cordeiro, uma vez adicionada à cebola dourada, não deve dourar, mas apenas cozinhar o suficiente para ficar clara, depois disso, será necessário adicionar imediatamente o vinho tinto à preparação.

Curiosidade

Como o cordeiro é um animal muito jovem (é chamado assim até o primeiro ano de idade), com carnes sempre tenras, não existe uma regra fixa que indique o cozimento ideal para cada pedaço, que pode ser braseado, cozido ou assado. Geralmente, para assados, calcula-se 15-20 minutos para cada 500g de carne assando a já 220°, enquanto para cozidos ou braseados, os tempos serão um pouco mais longos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.