Coxinha (arancini brasileiros)

/5

APRESENTAÇÃO

A coxinha é um aperitivo típico brasileiro que lembra os nossos arancini sicilianos. O termo coxinha, que em português significa pequena coxa de frango, refere-se justamente à forma desses bolinhos que se assemelham a uma coxa.
A ideia de criar falsas coxas de frango fritas surgiu ao cozinheiro da família real brasileira, que teve que atender aos caprichos do pequeno herdeiro do trono que queria comer coxas de frango fritas mesmo quando não estavam disponíveis.
A coxinha é preparada recheando com um recheio de carne e legumes uma massa à base de manteiga, farinha e ovos que depois é envolvida em massa e frita. O recheio da coxinha pode conter, além de carne de frango, cebola e alho, que constituem os ingredientes base da receita, também batatas, ervilhas, cogumelos e, em alguns casos, utiliza-se também queijo cremoso. Existe também a versão vegetariana da coxinha, feita com carne de soja. O processo requer um pouco de tempo, mas vale a pena experimentar esta receita exótica muito saborosa e convidativa.

INGREDIENTES

Ingredientes para 14 coxinhas
Peito de frango 300 g
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Cebolas 1
Passata de tomate 2 colheres
Alho 2 dentes
Salsa 2 colheres - para picar
Louro 2 folhas
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para a massa
Caldo de galinha 400 ml
Farinha tipo 00 250 g
Leite inteiro 125 ml
Manteiga 50 g
Gemas 1
para a massa de empanar
Farinha tipo 00 50 g
Leite inteiro 75 ml
para empanar
Farinha de rosca quanto baste

Preparo

Para preparar as coxinhas, corte em pedaços o peito de frango 1. Descasque a cebola e corte-a ao meio, lave e descasque a cenoura e corte-a em pedaços grandes, por fim, lave e corte em pedaços grandes também o aipo 2; coloque o frango e os legumes em uma panela alta, adicione duas folhas de louro, um dente de alho 3 e

despeje a água 4 até cobrir os ingredientes e salgue. Ferva o frango até que a carne esteja branca e macia. Quando o frango estiver cozido, escorra os pedaços de frango (tenha cuidado para conservar o caldo que será usado para a massa que envolverá o recheio) e pique-os finamente com uma faca ou com a ajuda de um mixer (5-6).

Refogue em duas colheres de óleo um dente de alho esmagado ou picado finamente e deixe o óleo absorver o sabor. Adicione a meia cebola picada 7, deixe murchar por pelo menos 10 minutos e depois adicione o molho de tomate 8, cozinhe por alguns minutos e incorpore o frango picado 9. Sal e pimenta a gosto.

Aromatize o recheio com a salsa 10 e reserve para esfriar. Agora dedique-se à massa que envolverá o recheio: derreta a manteiga em uma panela. Adicione o caldo de frango previamente preparado 11. Despeje o leite em temperatura ambiente 12 e leve tudo para ferver.

Adicione a farinha peneirada 13 e mexa rapidamente com um batedor enquanto tudo continua a cozinhar em fogo baixo até que a farinha tenha absorvido os líquidos e a massa se desprenda da panela e esteja bem compacta 14. Deixe esfriar um pouco e finalmente misture a gema à massa 15.

Agora você pode compor as coxinhas: pegue uma porção de massa do tamanho da palma da mão, cerca de 50 g 16. Com o polegar da outra mão, faça uma cavidade no centro e recheie com o recheio, cerca de 10 g 17. Feche a bolinha envolvendo o recheio com a massa e dê a forma de uma coxinha 18.

Os ingredientes indicados são suficientes para 14 coxinhas 19. Agora prepare uma massa com o leite e a farinha peneirada e coloque a farinha de rosca em uma tigela ampla. Empane cada coxinha primeiro na massa 20 e depois na farinha de rosca 21.

Quando o óleo estiver quente (para verificar se o óleo chegou à temperatura, faça o teste do palito: mergulhe a ponta de um palito no óleo, se começar a fritar, então estará suficientemente quente), comece a fritar as coxinhas uma a uma por alguns minutos (22-23), ou até dourar a cobertura. Escorra e coloque para escorrer em um prato forrado com papel absorvente 24. Sirva as coxinhas bem quentes.

Conservação

É possível preparar as coxinhas com antecedência e depois aquecê-las no forno antes de servir.
Não é recomendado congelar as coxinhas.

Curiosidades

Diz a tradição que esta receita nasceu no século XIX de uma ideia engenhosa do cozinheiro da família imperial brasileira, que teve que preparar o prato favorito do pequeno herdeiro do trono, filho da Princesa Isabel e de Gastão de Orléans, ou seja, coxas de frango fritas, e tendo poucas coxas à disposição na despensa, inventou essa massa frita semelhante a uma coxa de frango. Desta forma, o cozinheiro transformou um frango inteiro em muitas falsas coxas fritas que foram muito apreciadas por todos os membros da família real.

Dica

Para um lanche de rua absolutamente perfeito, espete um palito ou um palito de dente pela parte mais fina e envolva a coxinha com papel alumínio, como se fosse um picolé: de lamber os lábios!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.