Crepe de ricota e espinafre

/5

APRESENTAÇÃO

Se os canelones de ricota e espinafre são sua paixão, acomode-se porque você está no lugar certo. Nós também somos apaixonados por eles, mas gostamos de experimentar, por isso criamos as crepes de ricota e espinafre. Às vezes acontece que, por razões de tempo, não conseguimos preparar a massa fresca. Por isso decidimos encontrar uma alternativa válida: as crepes! Fiquem tranquilos, não passamos diretamente para a sobremesa! Mas usamos a massa base das crepes para torná-las "salgadas" e transformá-las em um prato rico: crepe de ricota e espinafre. Um primeiro prato alternativo à clássica massa ou massa fresca, ideal para um jantar ou até mesmo para um almoço em companhia. E com um molho clássico, fizemos para as crespelle ao presunto e queijo. Uma receita realmente fácil e saborosa que irá capturar não só o seu paladar, mas também o de todos os seus convidados... eles não saberão resistir à infinita bondade e cremosidade envolvente desta delícia! Apostamos que você também está curioso para conhecer a receita das crepes de ricota e espinafre: vamos prepará-las juntos!

Experimente esta receita também com as crespelle aos espinafres e a versão ao forno!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 crepes de cerca de 28 cm de diâmetro
Farinha tipo 00 80 g
Ovos 55 g - 1 de
Leite inteiro 170 g
Manteiga 40 g
Sal fino quanto baste
para o recheio
Ricota de vaca 500 g
Espinafre 300 g - já limpos
Grana Padano DOP 50 g - para ralar
Azeite virgem extra 70 g
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o molho bechamel
Leite inteiro 500 g
Manteiga 50 g
Farinha tipo 00 50 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste
para temperar
Grana Padano DOP 1 colher

Preparo

Para preparar as crepes de ricota e espinafre, comece pela preparação das crespelle. Derreta a manteiga em fogo bem baixo em uma panelinha e depois deixe esfriar; enquanto isso, em uma tigela, quebre os ovos e misture-os com o leite 1. Pegue a farinha e coloque a quantidade necessária em uma tigela 2, depois peneire diretamente no recipiente com ovos e leite usando uma peneira 3

e aos poucos, misture delicadamente com o batedor 4 para não formar grumos. Adicione também a manteiga derretida já esfriada 5, mexa também isso e depois cubra com filme plástico, deixando a massa descansar na geladeira por meia hora 6.

Aqueça e unte levemente uma frigideira de crepe de aproximadamente 28 cm de diâmetro ou uma frigideira antiaderente de fundo grosso: unte com pouquíssima manteiga e passe papel toalha em toda a superfície (esta operação deverá ser repetida pelo menos mais uma vez após cozinhar os dois primeiros crepes). Despeje uma concha de massa por vez 7 e distribua a mistura por toda a superfície usando o utensílio apropriado, caso contrário, basta girar a frigideira e deixar a massa escorrer, de forma a obter um disco que cobre toda a superfície. Assim que as bordas começarem a se soltar, você pode ajudar-se com uma espátula para descolá-la 8 e virar delicadamente a crespella para o outro lado, para cozinhá-la uniformemente 9. Isso levará cerca de 1 minuto e meio de um lado e 30 segundos do outro, totalizando cerca de dois minutos.

Continue assim até cozinhar todos os 4 crepes e coloque-os em um prato 10, cubra-os com filme plástico assim que estiverem resfriados, para que não sequem. Depois disso, cuide do molho bechamel. Derreta 50 g de manteiga em uma panela grande em fogo bem baixo, depois forme o roux adicionando a farinha em chuva 11. Mexa continuamente com um batedor para obter uma mistura dourada. Depois disso, adicione o leite quente 12 e ajuste o sal e a noz-moscada.

Continue mexendo por alguns minutos em fogo moderado até que seu molho bechamel fique bem grosso 13. No final do cozimento, transfira o molho para um recipiente, cubra com filme plástico em contato e deixe esfriar. Finalmente, cuide dos espinafres. Depois de remover as raízes e lavá-los bem, escalde-os em uma panela onde você aqueceu 50 gramas de azeite extravirgem e um dente de alho descascado mas inteiro (assim você pode removê-lo mais facilmente) 14. Adicione uma pitada de sal e pimenta, cubra com a tampa e cozinhe em fogo alto por 7-8 minutos, até que os espinafres estejam macios 15.

Enquanto isso, coloque a ricota em um recipiente, adicione 20 gramas de azeite extravirgem 16 e ajuste o sal e a pimenta, depois misture rapidamente com um garfo para integrar tudo. Adicione os espinafres (sem o alho) escorridos, espremidos e esfriados 17, adicione também o queijo ralado 18 e misture tudo.

Agora você pode montar as suas crepes de ricota e espinafre: pegue um prato, coloque uma crepe e adicione um pouco do recheio de ricota e espinafre no centro 19, depois distribua cuidadosamente por toda a superfície 20. Levante uma parte da crepe e dobre-a sobre si mesma para formar uma meia-lua 21.

E depois dobre ao meio a meia-lua para obter assim um leque 22. À medida que as recheia, coloque as crepes de ricota e espinafre dobradas em uma travessa levemente untada 23. Polvilhe as crepes com molho bechamel e queijo ralado 24;

gratine no forno por 6 minutos a 240° 25 ou até que a superfície esteja ligeiramente dourada e tenha formado uma crosta deliciosa. Uma vez prontas, deixe esfriar um pouco 26 e sirva as crepes de ricota e espinafre ainda quentes 27.

Conservação

Recomenda-se consumir as crepes de ricota e espinafre na hora. Se preferir, você pode armazená-las na geladeira, cobertas com filme plástico, por no máximo 1-2 dias.

Dica

A cada estação, os seus vegetais: transforme as crepes a cada vez, adicionando os vegetais da estação que você mais gosta! Se o molho bechamel não for para você, não tem problema! Experimente misturar a ricota com leite, para obter uma espécie de creme liso ou experimente com purê de tomate previamente cozido.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.