Crescione

- Energía Kcal 702
- Carboidratos g 78.6
- dos quais açúcares g 4.8
- Proteína g 21.7
- Gorduras g 33.4
- das quais gorduras saturadas g 12.07
- Fibra g 4.7
- Colesterol mg 42
- Sódio mg 911
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 40 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Porção: 6 Pessoas
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de descanso da massa
APRESENTAÇÃO
Todos conhecem a piadina, mas provavelmente nem todos sabem o que é o crescione (ou cassone)! Estas duas especialidades da culinária romagnola estão na realidade estreitamente ligadas entre si: o cascione, de fato, é feito com a mesma massa da piadina, mas, ao contrário desta última, é fechado em meia-lua antes da cocção, como um calzone ou um panzerotto. Seu nome deriva da erva de campo homônima que é tradicionalmente utilizada para o recheio, e não deve ser confundido com a crescia sfogliata e com a torta al testo, pertencentes respectivamente à tradição das Marcas e da Úmbria. Nós propomos três diferentes variações: espinafre e acelga, linguiça e batatas, muçarela e tomate... mas vocês podem liberar a imaginação e escolher os ingredientes mais variados para realizar apetitosos crescioni salgados e, por que não, também doces!
Depois do crescione, descubram também estes típicos street food da Emilia-Romagna:
- Gnocco frito
- Crescentine ou tigelle
INGREDIENTES
- Para a massa (para 12 crescioni)
- Farinha tipo 00 500 g
- Água 200 ml - (morna)
- Banha 75 g
- Sal fino 6 g
- Bicarbonato de sódio 2 g
- Para o recheio de ervas
- Espinafre 250 g
- Acelga 250 g
- Cebolas brancas 1 - (grande)
- Azeite virgem extra 20 g
- Sal fino 1 pitada
- Pimenta preta quanto baste
- Para o recheio de linguiça
- Batatas 400 g
- Luganega 200 g
- Sal fino 1 pitada
- Pimenta preta quanto baste
- Para o recheio de tomate
- Mozzarella 125 g
- Passata de tomate 200 ml
- Azeite virgem extra 20 g
- Orégano 1 dente
- Sal fino 1 pitada
Preparação

Para preparar o crescione, comece pela massa que é a mesma das piadinas: dissolva o sal na água morna 1, enquanto em uma tigela coloque a farinha peneirada e a banha (ou a mesma quantidade de azeite de oliva) 2. Depois, adicione também a água na qual você dissolveu o sal e o bicarbonato 3.

Nesse ponto, comece a amassar inicialmente diretamente na tigela 4, depois energicamente sobre uma superfície de trabalho, para tornar a massa lisa e homogênea 5. Forme uma bola e coloque-a em uma tigela coberta com filme plástico 6 (você também pode apenas envolvê-la no filme plástico): ela deverá descansar por pelo menos 30 minutos em um lugar fresco.

Enquanto isso, dedique-se aos recheios: para o de batatas e linguiça, ferva as batatas 7 (para economizar tempo, você pode usar a panela de pressão), até conseguir perfurá-las com os dentes de um garfo. Em uma frigideira, refogue a linguiça sem a pele e desmanchada com um fio de azeite 8. Quando as batatas estiverem cozidas, passe-as e coloque a polpa em uma tigela 9

depois, adicione a linguiça 10, misture os ingredientes e reserve em local aquecido. Para o recheio de tomate e muçarela, cozinhe o purê de tomate com um fio de azeite 11, fatie a muçarela e deixe escorrer para eliminar o excesso de soro 12.

Para o recheio de ervas, pique finamente a cebola 13 e refogue-a em fogo bem baixo com um fio de azeite para que murche suavemente. Quando estiver amolecida, adicione o espinafre e a acelga previamente lavados e rasgados grosseiramente 14. Salgue, apimente 15 e deixe as verduras murcharem, mexendo de vez em quando.

Retome a massa e divida-a em 12 pedaços de cerca de 65 gramas cada um 16. Dê a cada um uma forma redonda e estique com o rolo 17: você deverá obter 12 discos com cerca de 1 mm de espessura e 20 cm de diâmetro. Se tiver um cortador de massa desse diâmetro, você pode usá-lo para obter formas mais definidas 18.

Recheie os crescioni com os diferentes recheios, colocando o recheio em uma metade do disco, cuidando para deixar pelo menos 1 cm da borda: recheie 4 discos com as ervas 19, 4 com o tomate e a muçarela 20 e os outros 4 com linguiça e batatas. Depois pincele as bordas com um pouco de água e feche os discos em meia-lua 21.

Sele as bordas externas pressionando levemente com os dentes de um garfo 22, depois cozinhe-os em uma crepeira ou frigideira antiaderente previamente aquecida. Eles devem cozinhar por alguns minutos de cada lado 23; então, sirva os crescioni quentes ou mornos 24!