Torta de figo
- Fácil
- 1 h 5 min
- Kcal 299
 
				A torta de figos e mascarpone é uma sobremesa deliciosa, perfeita para fechar um almoço ou jantar de verão. 
Um invólucro de massa podre, aromatizada com a casca de limão ralada, envolve um creme de mascarpone muito macio e simples, coberto com vários pedaços de figo caramelizados na panela com açúcar mascavo. 
Para tornar a torta espetacular não só no sabor, mas também na aparência, disponha os pedaços de figo em forma de raio e decore com uma pitada de amêndoas laminadas. O resultado será uma torta que combina o sabor doce dos figos com a doçura do mascarpone e a maciez do recheio com a crocância irresistível da massa podre. 
Com a torta de figos e mascarpone você conseguirá apresentar essa saborosa fruta de verão de forma original, destacando sua delícia!
 
										Para preparar a torta de figos e mascarpone, comece pela massa podre. Coloque a farinha em um processador e adicione a manteiga fria em pedaços 1. Adicione também o açúcar de confeiteiro 2 e uma pitada de sal 3, então ligue o processador até obter uma mistura arenosa.
 
										Transfira a mistura para uma superfície de trabalho 4 e faça uma cavidade no centro. Então rale a casca de limão 5 e depois adicione as gemas 6.
 
										Misture todos os ingredientes, trabalhando a mistura com as mãos 7, até obter uma massa lisa e homogênea 8. Modele a massa, cubra com plástico filme 9 e deixe descansar na geladeira por pelo menos meia hora. Para descobrir como preparar e conservar melhor a massa podre, consulte nossa Escola de culinária: Massa podre.
 
										Enquanto isso, prepare o creme de mascarpone: primeiro mergulhe a gelatina em uma tigela com água fria por 10 minutos 10. Após esse tempo, esprema a gelatina e dissolva em 50 ml de creme de leite morno 11. Agora coloque o mascarpone na tigela de uma batedeira ou em uma tigela para então trabalhar com uma batedeira elétrica, e amoleça com o açúcar de confeiteiro 12, lembrando-se de reservar 2 colheres de sopa. Bata apenas por alguns segundos com as pás, caso contrário, pode ficar muito grumoso.
 
										Bata o creme de leite restante com as duas colheres de sopa de açúcar de confeiteiro que você reservou 13. Depois, adicione a mistura de gelatina e creme de leite ao mascarpone 14 e misture bem. Então rale a casca de um limão 15.
 
										Adicione delicadamente o mascarpone ao creme de leite batido 16 e adicione a casca de limão ralada. Misture tudo com cuidado para incorporar os ingredientes, cubra a tigela com plástico filme e deixe endurecer na geladeira por pelo menos 1 hora 17. Enquanto isso, retire da geladeira o bloco de massa podre e abra-o em uma superfície de trabalho previamente enfarinhada, obtendo uma folha com cerca de 1 cm de espessura 18.
 
										Unte uma forma de torta com diâmetro de 25 cm, ajudando-se com um pincel e enfarinhe-a (19-20). Então, levante a massa podre aberta, enrolando-a no rolo e posicione-a na forma de torta 21. Faça-a aderir bem à forma com as mãos.
 
										Elimine o excesso de massa, pressionando o rolo nas bordas da forma 22 e fure o fundo da massa podre com os dentes de um garfo 23. Depois, faça o cozimento às cegas: estenda uma folha de papel manteiga no fundo e preencha com feijões secos 24. Asse a forma em forno estático pré-aquecido a 180° por 30 minutos, se usar forno ventilado, asse a 160° por 20 minutos. Para descobrir como fazer o cozimento às cegas da melhor forma possível, consulte nossa Escola de culinária: Como fazer a cocção às cegas.
 
										Uma vez assada, retire a massa podre do forno, elimine o papel manteiga e os feijões secos e asse novamente por 5 minutos na mesma temperatura 25, então retire do forno e deixe esfriar completamente. Uma vez resfriada, recheie com o creme de mascarpone 26, que já terá endurecido, nivelando com as costas de uma colher 27.
 
										Agora prepare a decoração: lave os figos com cuidado e seque-os com um pano de cozinha ou papel toalha. Então coloque-os em uma tábua e, após dividi-los ao meio 28, corte cada metade em três partes 29. Pegue uma frigideira antiaderente, arrume os pedaços de figo e adicione o açúcar mascavo 30. Cozinhe os pedaços de figo em fogo médio por 5-6 minutos.
 
										Cozinhe até que atinjam uma consistência macia e caramelizada 31, virando-os muito delicadamente para evitar que se desfaçam e deixe esfriar. Neste ponto, decore a torta posicionando os pedaços de figo em forma de raio 32 e termine com uma pitada de amêndoas laminadas 33. Sua torta de figos e mascarpone está pronta para ser servida e apreciada!