Danúbio tricolor

/5

APRESENTAÇÃO

Muitas bolinhas coloridas e deliciosas que guardam um recheio saboroso e cremoso. Como resistir ao danúbio tricolor? A versão salgada do clássico danúbio doce, uma receita para levar à mesa um prato alegre e original para preparar em um piquenique com seus amigos e, por que não, para um delicioso lanche salgado: seus filhos também poderão levar para a escola! A parte mais divertida? Obviamente, destacar uma a uma as macias bolinhas coloridas do danúbio, feitas apenas com ingredientes naturais: manjericão para o verde e extrato de tomate para o vermelho, que se destacam ao lado das bolinhas brancas. Um trio cromático que lembra a bandeira italiana e um recheio irresistível de provolone e presunto que você poderá personalizar de acordo com seus gostos. Então, o que você está esperando? Amarre o avental, vamos começar a preparar o danúbio tricolor!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa verde
Farinha Manitoba 180 g
Leite inteiro 75 g - à temperatura ambiente
Manjericão 50 g
Gemas 18 g - (1 médio)
Azeite virgem extra 15 g
Açúcar 10 g
Sal fino 3 g
Fermento biológico seco 1 g
Para a massa vermelha
Farinha Manitoba 180 g
Leite inteiro 75 g - à temperatura ambiente
Concentrado triplo de tomate 50 g
Gemas 18 g - (1 médio)
Azeite virgem extra 15 g
Açúcar 10 g
Sal fino 3 g
Fermento biológico seco 1 g
Para a massa branca
Farinha Manitoba 180 g
Leite inteiro 85 g - à temperatura ambiente
Gemas 18 g - (1 médio)
Açúcar 10 g
Sal fino 3 g
Fermento biológico seco 1 g
Para rechear o danúbio
Tente 120 g
Presunto cozido 120 g
Para untar a forma e o danúbio
Claras 1
Azeite virgem extra 10 g

Para a massa verde

Para preparar o danúbio multicolor, comece a fazer a massa verde. Coloque em um recipiente de um mixer o manjericão, o leite 2 e o óleo 2; depois bata tudo 3 até obter um creme liso.

Em outra tigela, coloque a farinha, adicione o fermento seco 4 e o açúcar 5. Em seguida, adicione o creme de manjericão 6,

a gema (com peso de 18 g) 7 e comece a amassar com as mãos 8 até obter uma mistura homogênea 9.

Depois, transfira para uma superfície de trabalho, adicione o sal 10 e amasse por mais alguns minutos para absorvê-lo bem 11, então coloque a massa em uma tigela grande e cubra com filme plástico 12. Deixe crescer por cerca de 2 horas, no forno desligado, apenas com a luz acesa, até dobrar de tamanho.

Para a massa vermelha

Neste ponto, prepare a massa vermelha: coloque em uma tigelinha o extrato triplo de tomate, dilua com o leite em temperatura ambiente 1 e adicione tanto a gema (com peso de 18 g) 2 quanto o azeite de oliva 3. Misture tudo até obter uma mistura uniforme.

Em outra tigela, coloque a farinha, o fermento biológico seco 4, o açúcar e a mistura de tomate 5. Comece a amassar tudo com as mãos e apenas quando obter uma massa uniforme, adicione o sal 6 e continue trabalhando para absorvê-lo.

Agora, transfira a massa para uma superfície 7, trabalhe-a por mais alguns minutos, depois dê uma forma esférica 8 como fez anteriormente para a massa verde. Coloque-a em uma tigela, cubra com filme plástico 9 e deixe crescer no forno desligado apenas com a luz acesa, junto com a outra massa, por cerca de 2 horas ou até dobrar de tamanho.

Para a massa branca

Agora, prepare a última massa, a branca. Coloque a farinha em uma tigela, adicione o fermento biológico seco, o açúcar 1, a gema com peso de 18 g (reserve a clara que será utilizada posteriormente para pincelar o danúbio) 2 e o leite em temperatura ambiente 3. Amasse tudo com as mãos até obter uma mistura homogênea,

depois adicione o sal 4, continue trabalhando por alguns minutos em uma superfície de trabalho 5 e depois de dar uma forma esférica, coloque em uma tigela 6, cubra com filme plástico e coloque no forno desligado apenas com a luz acesa junto com as outras 2 massas por um par de horas, até dobrar de tamanho.

Composição do danúbio tricolor e cozimento

Uma vez que todas as 3 massas tenham crescido 1, prepare o recheio: pique finamente tanto o presunto cozido 2 quanto o provolone 3 e reserve.

Retome as massas e trabalhe cada uma para formar um rolinho; você pode começar com a branca 4. Divida o rolinho em 10 pedaços, de cerca de 30 g cada 5. Utilizando um rolo de massa 6, achate e faça um disco de cada porção

e recheie com alguns cubinhos de provolone e presunto 7. Depois feche, apertando as bordas da massa 8 e faça uma bolinha, modelando-a em uma superfície de trabalho, girando com os dedos para dar uma forma esférica 9. Continue até terminar a massa branca,

depois faça as mesmas operações para a massa vermelha e recheie cada disco 10 antes de fazer as bolinhas; continue então com a verde, fazendo primeiro o rolinho, depois os pedaços de 30 g cada, os discos para rechear 11 e fechar formando as esferas. Uma vez que você tiver terminado todas as massas e formado todas as bolinhas 12

unte com a ajuda de um pincel de cozinha uma forma de 26 cm 13. Coloque as bolinhas dentro, começando pela borda, alternando as cores entre si 14; uma vez que você tenha preenchido a forma 15, deixe crescer por mais 30 minutos, sempre no forno desligado apenas com a luz acesa, cobrindo com filme plástico.

Passado o tempo indicado, pegue o danúbio e aqueça o forno estático à temperatura de 170°C. Enquanto o forno aquece, pincele o danúbio tricolor com uma clara ligeiramente batida 16 e asse a 170°C por 30 minutos. Uma vez assado 17, deixe o danúbio tricolor esfriar um pouco antes de desenformar e servir 18.

Conservação

Você pode conservar o danúbio tricolor sob uma cúpula de vidro ou em um saco para alimentos por 1-2 dias. Você pode congelar o danúbio assado, ou cru antes da segunda fermentação e descongelá-lo na geladeira para depois deixá-lo em temperatura ambiente antes de assar.

Conselho

Esta é uma receita perfeita para muitas ocasiões, do passeio ao ar livre ao almoço de domingo. Forma à parte, redonda é a mais comum, mas você também pode criar formas mais originais, por exemplo uma onda, dispondo as bolinhas de maneira diferente. Quanto às cores, você pode variar utilizando outros ingredientes de acordo com a estação e o resultado que deseja obter, como beterraba para rosa e abóbora para laranja. Basta escaldá-las e batê-las!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.