Danubio vegetariano

/5

APRESENTAÇÃO

Certamente você já disse ou ouviu a expressão “colocar as mãos na massa”, associando-a a uma situação difícil de resolver. Desta vez, porém, queremos dar a você um bom motivo para colocar as mãos na massa e com uma causa justificada: o resultado final extremamente prazeroso! Esferas macias, com um aroma convidativo que abre o apetite, e com um recheio colorido e variado. Sabemos, você já entendeu que estamos falando do danubio vegetariano! Sim, porque depois daquele Danubio salgado e aquele doce com creme, nos perguntávamos se poderíamos fazer um também para quem gostaria de experimentar um recheio de vegetais. Uma rápida ida ao mercado e encontramos o que procurávamos, a massa brioche já fermentando e enfim, o danubio vegetariano está pronto para ser assado. Já sente o aroma, não é?

INGREDIENTES

Ingredientes para 27 bolinhas
Farinha Manitoba 550 g
Leite inteiro 230 g
Azeite virgem extra 50 g
Açúcar 30 g
Sal fino 10 g
Ovos 65 g - (cerca de 1)
Fermento biológico seco 4 g
para o recheio de espinafre
Espinafre 50 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 5 g
Ricota 50 g
Sal fino quanto baste
para o recheio de tomates
Tomates Secos em Óleo 50 g
Salada de ricota 40 g
para o recheio de cogumelos
Cogumelos champignon 80 g
Caciotta romana 50 g
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o danubio vegetariano comece fazendo a massa. Em uma tigela, coloque a farinha (use farinha manitoba ou tipo 0) junto com o açúcar e o fermento seco 1. Enquanto mistura, adicione o leite morno aos poucos 2 e depois o ovo 3.

Adicione o óleo 4 e finalmente o sal 5 e continue misturando os ingredientes até que estejam bem incorporados 6.

Neste ponto, transfira a massa para uma superfície de trabalho e amasse com as mãos 7: estenda a massa e depois enrole-a novamente, continuando assim por cerca de dez minutos 8; dessa forma, você incorporará ar e aquecerá a massa. Finalmente, forme uma esfera e coloque-a em um recipiente coberto com filme plástico, deixando-a crescer por 3-4 horas no forno desligado com a luz acesa 9.

Enquanto isso, prepare os recheios. Em uma panela, adicione óleo junto com o alho e, quando estiver quente, adicione os espinafres 10, cubra com uma tampa 11 e cozinhe em fogo alto por alguns minutos, apenas o tempo suficiente para murchar as folhas. Quando os espinafres estiverem amolecidos, ajuste o sal, remova o alho 12

e depois deixe-os esfriar e escorrer o excesso de líquido, colocando-os em um recipiente com uma peneira 13. Em seguida, coloque a ricota no copo de um mixer de imersão 14, adicione os espinafres e bata 15

até obter um creme liso e homogêneo que você pode transferir para um recipiente e reservar 16. Passe para os cogumelos, depois de lavá-los rapidamente em água, remova a parte inferior e corte-os em fatias 17 e depois em cubos 18.

Coloque os cubos recém-cortados em uma panela com um pouco de óleo e cozinhe por alguns minutos, ajustando o sal e a pimenta 19; uma vez cozidos, deixe esfriar em um recipiente 20. Corte em pequenos cubos tanto o queijo caciotta 21

quanto os tomates secos em óleo 22. Rale também a ricota salgada 23 e pegue a massa do danubio que já deve estar bem crescida e, portanto, dobrada de volume 24.

Divida a massa em 27 pequenas esferas 25, achate-as com os dedos ou com um rolo e no meio comece a colocar os 3 recheios, alternando entre eles. Assim, no meio de um disco, adicione um pouco de espinafre batido com a ricota 26 e feche beliscando as extremidades com os dedos, certificando-se de que não haja espaços abertos por onde o recheio possa sair 27

e finalmente arredonde até formar uma bolinha 28. Repita o mesmo procedimento com os outros ingredientes, então com cogumelos e caciotta em cubos 29 e depois com tomates secos e ricota salgada 30

Forre com papel manteiga uma assadeira redonda de 32 cm de diâmetro e coloque as bolinhas recheadas uma a uma 31 alternando entre os vários sabores. É importante que a parte fechada das esferas fique voltada para baixo, para que as bolinhas não se abram durante o cozimento. Cubra o danubio com filme plástico e deixe crescer em temperatura ambiente por cerca de uma hora 32. Quando estiver novamente inchado, quebre um ovo e bata levemente com um garfo 33.

Então use-o para pincelar a superfície de cada bolinha 34. Agora é só assar a 180° por 30-35 minutos em modo estático (160° por 25-30 minutos se o forno for ventilado) 35, quando o danubio vegetariano estiver bem dourado, você pode servi-lo ainda quente 36!

Conservação

Você pode conservar o danubio vegetariano cozido sob uma cúpula de vidro ou em um saco para alimentos por 1-2 dias. Você pode congelar o danubio vegetariano cru, antes da segunda fermentação, e descongelá-lo na geladeira para depois deixá-lo voltar à temperatura ambiente antes de assar.

Conselho

Você pode usar outros recheios ao seu gosto, como por exemplo, scamorza defumada, caciocavallo, ou diferentes tipos de cogumelos como chanterelles e shiitake. Sementes de gergelim e papoula para dar mais aroma e criar um agradável contraste de cores entre branco e preto. Cada farinha tem uma capacidade de absorção ligeiramente diferente, então se você perceber que a massa está muito dura, amoleça-a adicionando um pouco de leite, experimentando acrescentar 10 gramas de cada vez.

Nota

Se você segue uma dieta vegetariana que, além do consumo de carne e peixe, exclui queijos obtidos com coalho animal, você pode substituir o ingrediente por um queijo semelhante feito com coalho vegetal.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.