Ensopado de vitela com abóbora, batatas e cogumelos

/5

APRESENTAÇÃO

O sonho de obter um ensopado macio e tenro não parecerá mais tão distante: hoje apresentamos o ensopado de vitela com abóbora, batatas e cogumelos. Uma versão que se desvia ligeiramente da preparação clássica, perfeita para saborear no período de outono, quando a abóbora e os cogumelos oferecem seus melhores sabores. O ensopado ficará igualmente cremoso graças à adição da farinha, mas os pedaços de abóbora e batata serão bem distintos e não se desmancharão devido à cocção no forno. Um prato principal envolvente que conseguirá agradar a todos e conquistará o paladar dos seus convidados... faça também este ensopado de vitela com abóbora, batatas e cogumelos e enriqueça sua mesa com aromas e sabores totalmente sazonais!

INGREDIENTES

Vitelo 800 g - polpa
Azeite virgem extra 60 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Vinho tinto 50 g
Caldo de carne 300 g - ou vegetal
Farinha tipo 00 20 g
Aipo 60 g
Cenouras 80 g
Cebolas douradas 80 g
Salsa quanto baste
para os cogumelos
Cogumelos champignon 200 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Vinho branco 20 g
para abóbora e batatas
Abóbora 350 g
Batatas 350 g
Azeite virgem extra 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o ensopado de vitela com abóbora, batatas e cogumelos, comece primeiramente fazendo o caldo de carne. Uma vez que o caldo estiver pronto, descasque as cenouras, limpe as cebolas e o aipo e pique-os finamente 1. Despeje o óleo em uma panela 2, adicione o picadinho de legumes 3 e deixe-os murchar por cerca de 10 minutos em fogo moderado, mexendo frequentemente.

Enquanto isso, corte a polpa de vitela em cubos de aproximadamente 3 cm 4, adicione-os ao refogado 5, deixe-os dourar em fogo alto, depois junte a farinha peneirada 6 e mexa rapidamente.

Regue com o vinho tinto 7 e, uma vez que a parte alcoólica tiver evaporado totalmente, adicione algumas conchas de caldo 8. Deixe cozinhar assim por cerca de 50 minutos, adicionando mais caldo conforme necessário 9 e mexendo de vez em quando.

Enquanto o ensopado cozinha, cuide da abóbora. Com a ajuda de uma faca, descasque-a 10, corte-a em fatias 11, depois elimine a parte fibrosa e as sementes. Neste ponto, corte a abóbora em cubos, de aproximadamente 1 cm.

Descasque as batatas e corte-as também em pedaços 13 do mesmo tamanho da abóbora. Forre uma assadeira com papel manteiga, despeje a abóbora, as batatas, depois tempere com sal 15, óleo e pimenta-do-reino. Misture tudo e leve ao forno ventilado pré-aquecido a 230° por cerca de 25 minutos (se preferir usar o forno estático, asse a 250° por cerca de 35 minutos).

Neste ponto, prepare os cogumelos. Pegue os champignon, elimine a parte inferior do caule 16, limpe-os com um pano úmido e corte-os em fatias 17. Despeje o óleo em uma panela, adicione o alho e deixe dourar em fogo moderado, depois elimine-o 18.

Despeje os cogumelos na panela e tempere com sal e pimenta 19. Deixe cozinhar em fogo alto por cerca de 6 minutos, regue com o vinho 20, aguarde mais alguns minutos e desligue o fogo 21.

Retire as batatas com a abóbora agora prontas 22, aguarde mais alguns minutos para que a carne fique macia 23 e adicione-as na panela 24.

Adicione também os cogumelos champignon 25, deixe tudo ganhar sabor por alguns minutos e adicione a salsinha picada finamente 26. Mexa novamente, ajuste o sal se necessário, desligue o fogo e sirva seu ensopado com abóbora, batatas e cogumelos ainda quente 27.

Conservação

Conserve o ensopado com abóbora, batatas e cogumelos por no máximo 2 dias fechado em um recipiente hermético na geladeira.

Conselho

Dependendo do corte da carne, pode ser necessário um cozimento mais longo para que o ensopado fique macio. Se preferir, em vez de polpa de vitela, é possível usar carne de porco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.