Escargot à la Bourguignonne

- sem glúten
- Energía Kcal 703
- Carboidratos g 6.7
- dos quais açúcares g 3.7
- Proteína g 10.9
- Gorduras g 0.3
- das quais gorduras saturadas g 34.07
- Fibra g 2.1
- Colesterol mg 188
- Sódio mg 602
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 2 h 30 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Médio
- Notas mais 2 dias para a purga dos caramujos
APRESENTAÇÃO
Os escargot à la Bourguignonne são um orgulho da cozinha francesa mais refinada: tente prepará-los conosco!
Para fazer os escargot, você precisará obter grandes caracóis terrestres, cujo nome científico é Helix Pomatia, frescos que você manterá no escuro em uma bacia com furos para purgar e depois cozinhar conforme indicado na receita.
Para acelerar o processo, você também pode comprar caracóis pré-cozidos, que passaram por um tratamento preliminar, e só podem ser temperados com um caldo de cozimento e então recheados com manteiga aromatizada.
A característica dos escargot à la Bourguignonne está justamente no creme de manteiga com que são recheados, enriquecido com o sabor forte do alho e o gosto pronunciado da salsinha. Os escargot são então levados ao forno, com a abertura voltada para cima, onde a manteiga se reduzirá e se transformará em um molho delicioso que tornará os caracóis uma iguaria.
Os escargot à la Bourguignonne são um prato peculiar: talvez nem todos estejam dispostos a experimentá-los, mas os amantes de caracóis vão adorar!
Descubra também a receita de caracóis do mar ao molho!
INGREDIENTES
- Caramujos 30
- Manteiga 250 g - em temperatura ambiente
- Salsa 40 g - para picar
- Alho 1 dente
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- para o caldo de cozimento dos caramujos
- Água quanto baste
- Cebolas 1
- Salsa 2 raminhos
- Pimenta-do-reino em grãos 20
- Sal fino quanto baste
Preparo
Se você preparar os escargot à la Bourguignonne com caracóis frescos, deverá primeiramente purgá-los por alguns dias, colocando-os em um recipiente fechado, mas com furos para permitir a passagem de ar, e deixando-os em um local fresco e seco no escuro. Após 2 dias, lave bem os caracóis sob água corrente 1 e escalde os caracóis em água por cerca de 1 hora; remova a espuma da superfície da água durante o cozimento. Após cerca de uma hora, escorra bem os caracóis e retire-os da concha: segure a concha firmemente, puxe o caracol para fora com a ajuda de uma pinça de cozinha 2 ou com um palito. Reserve as conchas e ferva-as por cerca de 10 minutos em água com uma colher de chá rasa de bicarbonato, escorra, lave e deixe secar. Continue com os caracóis extraídos da concha, eliminando a parte inferior preta (o intestino) e conservando o corpo, ou pé, dos caracóis 3.
Coloque no fogo uma panela grande com água, a cebola descascada e cortada em quartos, os ramos de salsinha e a pimenta em grãos 4. Assim que o caldo ferver, adicione sal e junte os caracóis previamente limpos 5. Deixe os caracóis ganharem sabor no caldo por cerca de uma hora e meia, até que estejam macios. Assim que o cozimento estiver concluído, escorra bem os caracóis 6 e reserve-os.
Agora passe para a preparação do creme de manteiga: trabalhe a manteiga amolecida em temperatura ambiente com uma espátula, até obter a consistência de uma pomada 7. Adicione à manteiga o alho esmagado 8, sal, pimenta e a salsinha picada 9 e misture bem todos os ingredientes.
Agora componha os escargot: pegue uma concha, previamente lavada e seca, e recheie com o creme aromatizado 10; coloque um caracol na concha, pressionando bem 11 e sele o escargot com mais creme 12. Continue assim até terminar todos os caracóis.
Coloque os escargot em uma travessa especial com cavidades para colocá-los 13: é muito importante que os escargot à la Bourguignonne sejam cozidos com a abertura do caracol voltada para cima, para que a manteiga durante o cozimento não saia e queime, deixando o caracol sem tempero. Se você não tiver o prato especial, como alternativa, pode usar uma travessa (leia o conselho de Sonia). Asse os escargot em forno estático por 8 minutos a 200° (ventilado a 180° por 5 minutos) 14. A manteiga durante o cozimento se reduzirá para formar um molho muito saboroso, de cor verde 15. Seus escargot à la Bourguignonne estão prontos, sirva-os quentes!