Espaguete integral com pesto de ervilha, tomates secos e stracciatella

/5

APRESENTAÇÃO

O espaguete integral com pesto de ervilhas frescas, tomates secos e stracciatella é um delicado primeiro prato primaveril para preparar com ervilhas cruas, recém-retiradas da vagem. A rusticidade do pesto, acentuada pela escolha da massa integral e pela adição de pistaches, é equilibrada pela cremosidade rica e derretida da stracciatella. O toque salgado dos tomatinhos secos e o crocante dos pinhões torrados completam a obra, tornando o prato irresistível e perfumado! Um verdadeiro triunfo da horta, no delicado tom pastel dos meses mais doces da estação. A ternura totalmente vegetal das ervilhas frescas cruas é o verdadeiro diferencial deste prato, mas, se preferir escaldá-las brevemente para torná-las mais digeríveis, você pode proceder da mesma forma, obtendo uma textura um pouco menos rústica, mas igualmente saborosa. Resta-nos apenas desejar a vocês... Bon appétit!

INGREDIENTES

Espaguete Integral 320 g
Stracciatella 300 g
Manjericão 4 folhas
Tomates Secos em Óleo 40 g
Pinhões 30 g
para o pesto de ervilha
Ervilhas 1 kg - (frescos, para debulhar)
Granulado de pistache 20 g
Azeite virgem extra 50 g
Manjericão 1 punhado
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o espaguete integral com pesto de ervilhas frescas, tomates secos e stracciatella, primeiro descasque as ervilhas 1: você deve obter cerca de 350 gramas de ervilhas descascadas. Coloque-as no copo do mixer, reservando algumas para decorar os pratos. Adicione os pistaches triturados 2 e o azeite de oliva extravirgem 3.

Adicione também o manjericão 4 (reservando 4 folhinhas para decorar), ajuste o sal e a pimenta e bata os ingredientes para obter um pesto consistente e não muito liso 5. Reserve e ocupe-se agora dos tomatinhos: corte-os no sentido do comprimento em tirinhas de 2-3 mm 6.

Em uma frigideira antiaderente, coloque os pinhões 7 e toste-os por alguns minutos, mexendo para evitar que queimem. Enquanto isso, coloque o espaguete em bastante água fervente salgada a gosto 8 e, enquanto cozinham, transfira o pesto de ervilhas cruas para uma frigideira ampla antiaderente e dilua com uma concha da água de cozimento da massa 9.

Misture o pesto e aqueça em fogo baixo 10. Escorra o espaguete al dente 11 e misture-os na frigideira com o pesto, adicionando mais água de cozimento, se necessário, para misturar melhor o condimento 12.

Adicione então cerca de metade da stracciatella 13, metade dos pinhões e metade dos tomates secos 14 e misture bem 15.

Proceda à montagem: distribua o espaguete no prato, adicione um pouco de stracciatella espalhando em pedaços, alguns filetes de tomate, o restante dos pinhões 16, as ervilhas cruas reservadas 17 e finalmente decore com as folhas de manjericão. Seu espaguete integral com pesto de ervilhas frescas está pronto para ser saboreado 18!

Conservação

O espaguete integral com pesto de ervilhas frescas, stracciatella e tomates secos deve ser consumido na hora. No entanto, você pode conservar o pesto sozinho na geladeira por 2-3 dias, em um recipiente hermético coberto com um fio de azeite extravirgem. Em alternativa, pode congelar o pesto sozinho em um pote de vidro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.