Pesto de tomate seco

/5

APRESENTAÇÃO

O pesto de tomates secos é um condimento muito saboroso, ideal para preparar um prato principal com um gosto marcante. Os tomates secos, que são o ingrediente-chave desta receita, são uma conserva muito popular no sul da Itália, em particular na Calábria, Puglia e Sicília. Nessas regiões, no final do verão, os tomates são colocados para secar ao sol e depois são conservados no óleo, onde desenvolvem um sabor ácido e ligeiramente picante. Adicionando pinhões, amêndoas sem pele e manjericão aos tomates embebidos no seu óleo de conservação e misturando tudo, obtém-se este pesto, que permanece bastante concentrado tanto na forma quanto no sabor. Com o pesto de tomates secos, você dará um toque mediterrâneo e um gosto intenso aos seus pratos, aqui estão algumas ideias deliciosas:

INGREDIENTES
Tomates Secos em Óleo 400 g
Pinhões 30 g
Amêndoas peladas 20 g
Manjericão quanto baste

Preparação

Para preparar o pesto de tomates secos, coloque os tomates secos no liquidificador com o óleo em que estão conservados 1, adicione os pinhões 2 e as amêndoas sem pele 3.

Adicione as folhas de manjericão 4 e misture até obter uma mistura bastante granulosa 5. Neste ponto, o seu pesto de tomates secos está pronto para ser usado como um condimento saboroso 6!

Conservação

O pesto de tomates secos se mantém na geladeira em um recipiente hermético por 3 dias. Antes de guardá-lo na geladeira, adicione um fio de óleo. Pode ser congelado. Descongele na geladeira quando necessário.

Conselho

No pesto de tomates secos não é utilizado sal, porque os tomates secos já são conservados em óleo e sal e conferem uma nota ácida ao pesto. Se preferir, você pode adicionar 20 g de alcaparras dessalgadas ou pimenta fresca, caso os tomates não sejam suficientemente saborosos. Para obter um pesto mais suave, dobre as doses de manjericão fresco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.