Espaguete integral com tomatinhos confit, feta e pesto leve de rúcula

/5

APRESENTAÇÃO

O espaguete integral com tomatinhos confit, feta e pesto de rúcula é um prato principal de verão que aposta na leveza sem abrir mão do sabor! O sabor marcante e salgado da feta, a doçura caramelizada dos tomatinhos confit e o abraço envolvente do pesto leve de rúcula tornarão sua pausa para o almoço uma verdadeira delícia. A massa integral, rica em fibras e com sua energia de liberação lenta, dará um impulso extra para chegar ao final do dia com disposição! Com este prato principal envolvente e cremoso, você conquistará o paladar dos seus amigos, para uma pausa para o almoço de dar água na boca!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Espaguete Integral 320 g
Feta 200 g
Para os tomatinhos confit
Tomates-cereja 200 g
Açúcar quanto baste
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino quanto baste
Tomilho quanto baste
Manjerona quanto baste
Para o pesto de rúcula
Rúcula 80 g
Azeite virgem extra 50 g
anchovas em óleo 1
Pinhões 20 g
Água 10 g - (gelada)
Suco de limão 5 g
Casca de limão 1 - (não tratada)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o espaguete integral com tomatinhos confit, feta e pesto de rúcula, comece cuidando dos tomatinhos. Lave-os e corte-os ao meio 1, depois separe as ervas aromáticas e pique-as para obter uma mistura fina 2. Coloque os tomatinhos, com a parte cortada para cima, em uma assadeira coberta com papel manteiga, e polvilhe um pouco do mix de ervas sobre cada tomatinho 3.

Continue polvilhando um pouco de açúcar e sal sobre cada tomatinho 4 e finalize com um fio de azeite extravirgem 5. Asse os tomatinhos em forno estático pré-aquecido a 140° por cerca de 2 horas 6.

Corte a feta em cubos 7 e reserve. Coloque uma panela com bastante água salgada para ferver, e quando estiver fervendo adicione o espaguete 8. Enquanto a massa cozinha, toste brevemente em uma frigideira antiaderente os seus pinhões 9, para reduzir o sabor resinoso.

Coloque no copo do liquidificador a rúcula previamente lavada, os pinhões tostados 10, um pouco de raspas de limão 11 e o filé de anchova bem escorrido do óleo de conservação 12.

Tempere com pimenta e sal 13, adicione o azeite extravirgem em fio 14. Depois, despeje também o suco de limão 15

e a água gelada 16; bata para obter o seu pesto (para evitar a oxidação das folhas e garantir uma cor brilhante, você pode manter o copo do liquidificador e as lâminas no congelador por cerca de dez minutos antes de usá-los). Para conveniência, transfira o pesto uma vez pronto para uma frigideira ou panela, mas sem acender o fogo. Dilua com um pouco da água de cozimento da massa 17, em seguida escorra o espaguete e misture com o molho 18, integrando bem.

Adicione também os cubos de feta 19 e os tomatinhos confit 20: seu espaguete integral com tomatinhos confit, feta e pesto de rúcula está pronto para ser servido 21!

Conservação

O espaguete integral com tomatinhos confit, feta e pesto de rúcula deve ser consumido na hora, embora seja possível conservá-lo na geladeira coberto por 1 dia. O pesto de rúcula pode ser mantido por 5-6 dias na geladeira em um pote hermético, coberto com um fio de azeite.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.