Ramen

/5

APRESENTAÇÃO

O ramen é uma das receitas mais representativas da culinária japonesa: trata-se de uma especial Sopa de noodles em caldo preparada com o típico cuidado nos detalhes que caracteriza a cultura do Sol Nascente. Uma precisão evidente também na apresentação, que é tão importante quanto o equilíbrio dos sabores que encontramos no prato. A base do ramen lembra a do Pho vietnamita: um rico caldo de carne. Cada lugar no Japão tem sua receita, é impossível provar em Tóquio um ramen igual ao outro. Graças a Luca Catalfamo da Casa Ramen de Milão, explicamos como fazer um ótimo ramen clássico em casa. O ramen, de fato, necessita de longas cocções e marinadas: a marinada do ovo, o caldo (neste caso feito com ossos de frango e barriga de porco), temperado com especiarias e alguns ingredientes a serem descobertos como os niboshi e o katsuobushi! Com um pouco de paciência e tempo disponível, você levará à mesa um autêntico comfort food da tradição japonesa! E descubra também como se degusta o ramen à maneira japonesa!

Depois de se testar com o ramen, não perca também estas especialidades da culinária oriental:

INGREDIENTES

para o ramen
Macarrão 800 g - (frescos ou secos)
Para o caldo de carne
Água 3 l
Alga Kombu 1
Barriga de porco 500 g
Frango 2 - carcaças inteiras
Gengibre fresco 60 g
Cebolinha fresca 1 - a parte verde
Alho 1 dente
Niboshi 3
Katsuobushi quanto baste
Para cozinhar a carne de porco
Tamari 1 ½ l
Interesse 640 g
Mirin 480 g
Gengibre fresco 60 g
Cebolinha fresca 1 - a parte verde
Alho 3 dentes
Para o ovo marinado
Ovos 8
Mirin 130 g
Molho de soja 110 g
Interesse 60 g
Canela em pau 1
Anis estrelado 1
pimenta em grãos 4
Para completar
Cebolas douradas 1
Cebolinha fresca 1 - a parte verde
Banha 80 g
Alga Nori 8
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o ramen, comece com os ovos marinados: cozinhe os ovos inteiros em água fervente por 7 minutos 1. Enquanto isso, prepare a marinada colocando em uma tigela o molho de soja, o saquê e o mirin 2, depois adicione a canela em pau 3.

Adicione também a estrela de anis 4 e os grãos de pimenta 5. Após o tempo de cozimento, escorra os ovos e transfira-os para uma tigela com água fria 6.

Descasque os ovos e mergulhe-os na marinada 7, depois cubra com uma folha de papel toalha (não desenhado) 8 e deixe marinar por pelo menos 12 horas na geladeira.

Enquanto isso, mergulhe a alga kombu em uma panela com 3 litros de água 10 e deixe em temperatura ambiente por 12 horas 11. Após esse tempo, retire a alga com uma pinça 12 e use a água para o caldo.

Adicione as carcaças de frango 13 e a barriga de porco 14, cubra com a tampa e comece a cozinhar em fogo alto por cerca de 15-20 minutos. Neste ponto, remova a espuma da superfície 15, depois abaixe o fogo e cozinhe sem tampa por cerca de uma hora e meia.

Enquanto isso, prepare os ingredientes que você usará tanto para o caldo quanto para a carne de porco: descasque e corte o gengibre em pedaços 16, depois corte grosseiramente a parte verde da cebolinha 17. Por fim, descasque os dentes de alho 18.

Após uma hora e meia, verifique se a carne de porco está cozida espetando-a com um garfo, se não sair sangue, você pode retirá-la do caldo, que deve continuar a cozinhar por mais 3-4 horas 19. Transfira o porco para outra panela e adicione o saquê 20 e o mirin 21.

Adicione também o tamari 22, depois junte o gengibre, a cebolinha e o alho 23. Cubra com a tampa e cozinhe em fogo baixo por 2 horas 24.

Após esse tempo, retire a barriga de porco 25 e mantenha-a aquecida, depois coe o líquido de cozimento 26 e reserve também 27.

Quando faltar uma hora para o término do cozimento do caldo, adicione o gengibre, a cebolinha e o alho 28. Adicione também os niboshi 29 e continue a cozinhar o caldo. Quando o tempo de cozimento terminar, desligue o fogo e adicione um punhado de katsuobushi 30.

Cubra com a tampa 31 e deixe em infusão por 15 minutos. Depois, coe o caldo com um coador chinês 32 e mantenha-o aquecido 33.

Por último, prepare os ingredientes para compor o prato: corte uma cebola em brunoise 34, mergulhe-a brevemente em água fria 35 e escorra bem, depois fatie finamente a parte verde da cebolinha 36.

Corte a carne de porco em fatias 37. Enquanto isso, derreta a banha em uma panela pequena 38 e leve uma panela de água sem sal para ferver para cozinhar os noodles. Comece a compor as tigelas, colocando uma colher de banha dentro de cada uma 39.

Adicione também 2 conchas do líquido de cozimento do porco 40 e uma concha de caldo 41. Mergulhe os noodles na água fervente 42 e cozinhe-os por 30 segundos.

Escorra bem os noodles e coloque-os nas tigelas, organizando-os com uma pinça 43. Coloque 2 fatias de porco 44 e o ovo marinado cortado ao meio no sentido do comprimento 45.

Complete com um pouco de cebola 46 e cebolinha picados 47, um pedaço de alga nori e uma pitada de pimenta. Seu ramen está pronto para ser servido 48!

Conservação

Recomenda-se consumir o ramen imediatamente.

O caldo pode ser armazenado na geladeira por alguns dias.

Conselho

Existem muitas variantes de ramen, desde as tradicionais às mais modernas: experimente a receita de Ramen de frango ou Falso ramen veg!

CASA RAMEN

A Casa Ramen foi fundada em 2013 em Milão, pela paixão de Luca Catalfamo, proprietário e chef, intérprete do ramen japonês na sua versão clássica e não só. Um italiano que cozinha com maestria uma das mais típicas expressões culinárias nipônicas? Sim! Em seu local ele o faz da maneira mais típica das "ramen houses" japonesas, poucos lugares e cardápio dedicado a esta especialidade com outros pequenos petiscos. Graças à sua habilidade, paixão e técnica, ele nos contou como prepará-lo em casa e como apreciá-lo ao máximo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.