Frango à diavola

/5

APRESENTAÇÃO

Crocante, suculento, aromático e com um sabor único... estamos falando do frango à diavola! Embora suas origens ainda sejam incertas, seu nome é certamente atribuído a uma das especiarias usadas para cobrir o frango antes de cozinhar: a pimenta! A receita de hoje tem um grau de picância médio, mas é claro que você pode aumentar ou diminuir a quantidade conforme seu gosto e escolher o tipo de pimenta que mais gosta! A característica do frango à diavola é justamente o modo de preparo, na variante que escolhemos para você, a romana, ele é cozido inteiro na frigideira! O segredo para obter uma pele crocante é justamente colocar um peso sobre o frango durante o cozimento!

Se você está procurando outras receitas para cozinhar frango, experimente também:

INGREDIENTES
Frango 1 ½ kg - inteiro
Sal grosso 20 g
Pimenta 4 g - de Caiena
Sálvia 6 folhas
Alecrim 3 raminhos
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o frango à diavola, a primeira coisa a fazer é pegar um frango inteiro e cortar ao meio a parte do esterno 1. Remova o osso central 2 e abra completamente o frango 3.

Neste ponto, transfira para um processador de alimentos o sal, as ervas aromáticas, o alho e a pimenta (abundando na quantidade se preferir: a indicada dará uma picância média) 4. Bata tudo 5 e despeje em uma tigelinha. Adicione 25 g de óleo 6

e misture com uma colher até obter uma pasta 7. Utilizando um amaciador de carne, achate levemente o frango. Massageie o frango com a mistura recém-preparada, espalhando-a tanto na pele

quanto no interior 10. Unte uma frigideira grande e deixe aquecer bem. Coloque o frango dentro 11 e posicione um peso sobre ele. Optamos por colocar o amaciador de carne em cima de uma forma de alumínio 12.

Cozinhe em fogo baixo por cerca de 25 minutos sem nunca mexer. Em seguida, vire o frango 13 e você notará que se formou uma bela crostinha. Cozinhe por mais 25 minutos, sempre garantindo que o peso pressione bem o frango no fundo da frigideira, até que o outro lado também esteja bem dourado 15. Durante o cozimento, você não deve girar ou mover o frango.

Nesta etapa, transfira o frango para uma tábua de corte e, usando uma tesoura de cozinha, corte-o primeiro ao meio 16 e depois em pedaços 17. Transfira os pedaços de frango para um prato de servir e sirva 18.

Conservação

O frango à diavola pode ser conservado na geladeira por no máximo 1-2 dias.

Recomenda-se não congelar.

Conselho

Use também pimentas frescas e adicione raspas de limão aos temperos já usados para um toque mais fresco!

Para um cozimento ideal, vire o frango apenas uma vez como indicado e certifique-se de que o peso o pressione bem no fundo da frigideira.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.