Frango ao verde

/5

APRESENTAÇÃO

O frango ao verde é um segundo prato delicioso e cheio de sabor. A cobertura verde que reveste os diferentes cortes de frango e dá nome a esta receita é obtida de maneira simples e rápida, aproveitando o sabor e as propriedades de muitas ervas aromáticas.
Uma vez picadas finamente acelga, salsa, cebolinha, alecrim, sálvia, manjerona e tomilho, basta enfarinhar os pedaços de frango que você cortou e desossou e depois passá-los nesta mistura verde e perfumada.
Para manter a maciez do frango durante o cozimento no forno, você pode regar tudo com um pouco de leite ou caldo antes de assar. O resultado será um prato suculento, saboroso e aromático: a mistura de sabores do picadinho verde, de fato, realça o gosto mais neutro e delicado da carne branca, e forma uma combinação ainda mais bem-sucedida com sua textura macia. Preparando o frango ao verde, você vai sair dos padrões habituais e levar à mesa um espetáculo de cor e sabor, só resta prepará-lo e saboreá-lo plenamente, até o último aroma!

INGREDIENTES
Frango 1 kg
Acelga 200 g
Salsa 20 g
Farinha tipo 00 100 g
Leite inteiro 90 ml
Chalota 1
Cebolinha verde 6 - fios
Sálvia 5 folhas
Manjerona 5 raminhos
Tomilho 4 raminhos
Alecrim 2 raminhos
Alho 1
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o frango ao verde, comece limpando as acelgas: lave-as em água corrente 1 e coloque-as em uma tábua de corte, em seguida, elimine os talos 2. Depois, retire as folhas de todas as ervas aromáticas e transfira para tigelinhas 3.

Coloque as acelgas limpas em um processador 4 e triture até picá-las finamente 5. Agora adicione as várias ervas aromáticas, começando pela salsa 6.

Continue adicionando os talos de cebolinha 7, as folhas de sálvia 8 e as agulhas de alecrim 9.

Adicione a manjerona 10, as folhinhas de tomilho 11 e, em seguida, triture novamente tudo até obter uma mistura uniforme e bem picada 12. Transfira para um prato e reserve.

Agora prossiga com a limpeza e corte do frango: coloque o frango inteiro em uma tábua de corte e comece cortando as asas 13, prossiga separando as coxas 14 e, por fim, divida e desosse o peito, certificando-se de ter retirado o osso em forma de Y e outros pedaços de cartilagem 15. Você também pode usar o frango já cortado e desossado que encontra no supermercado.

Retire a pele dos diversos pedaços de frango que você cortou 16 e depois enfarinhe-os 17. Depois de enfarinhados, pegue o picadinho de acelga e ervas aromáticas que você havia reservado e passe os pedaços de frango até empaná-los de ambos os lados 18.

Despeje um fio de óleo em uma assadeira grande e coloque um dente de alho descascado cortado ao meio e adicione a cebola que você picou finamente anteriormente 19. Agora coloque os pedaços de frango enfarinhados e empanados na assadeira 20 e regue-os com o leite para amaciá-los e não deixá-los secar durante o cozimento 21. Você pode substituir o leite por caldo de legumes, descubra como prepará-lo consultando nossa Escola de Culinária: Caldo de legumes.

Salgue e apimente a gosto 22 e leve ao forno estático já quente a 180° por 35-40 minutos 23, se usar o forno ventilado, asse a 160° por 25/30 minutos. Quando o frango estiver ligeiramente dourado na superfície e o molho tiver se reduzido um pouco 24, seu frango ao verde está pronto para ser servido bem quente, acompanhado de um acompanhamento de batatas!

Conservação

O frango ao verde pode ser conservado na geladeira bem coberto com filme plástico ou em um recipiente hermético por até 2 dias. Se usar frango fresco e não descongelado, você pode congelar o frango ao verde já empanado nos sacos especiais para congelamento e depois descongelá-lo em temperatura ambiente ou na geladeira e então gratiná-lo no forno.

Conselho

Onde há algo verde (se não houver acelga, não tem problema: aposte no espinafre), geralmente aparece também um pouco de bacon :) : nesta receita não tem porque o frango é delicioso assim, ao natural, mas se sentir falta, adicione sem hesitar antes de servir, acompanhando talvez com um acompanhamento de batatas. Aliás, se preferir evitar o leite, use em seu lugar caldo de legumes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.