Frittata alla pizzaiola

/5

APRESENTAÇÃO

O povo mais famoso por sua capacidade de se reinventar é o napolitano. De fato, a culinária da Campânia se orgulha de numerosos pratos que podem ser deliciosamente reinventados. Inspirados pela tradição popular e o folclore, decidimos revisitar dois clássicos da culinária simples como a frittata e a carne alla pizzaiola. Nós os combinamos e após 40 minutos de cozimento, nasceu a frittata à pizzaiola! Uma maneira saborosa e alternativa de servir um prato principal saboroso com a cor brilhante dos ovos e o sabor irresistível do tomate. E para tornar essa frittata à pizzaiola ainda mais bonita, cubos de mozzarella e o prato está pronto! Desta vez, "a frittata está feita" não será apenas um ditado, mas sim o convite à mesa para um momento de convivência saborosa! E se você é amante deste tempero, convidamos você a experimentar também as almôndegas de abobrinha à pizzaiola, com certeza você vai querer fazer "scarpetta"!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 22 cm de diâmetro
Ovos 6 - médias
Ricota de vaca 450 g
Tomates pelados 350 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - ralado
Mozzarella 100 g
Orégano quanto baste - seco
Bicarbonato de sódio 1 g
Azeite virgem extra 15 g
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para untar a forma
Azeite virgem extra 5 g

Preparo

Para preparar a frittata à pizzaiola, comece cortando os tomates pelados em pedaços grandes 1, e coloque-os em uma panela onde você já aqueceu o óleo junto com um dente de alho descascado 2. Adicione 4-5 colheres de sopa de água para prolongar o cozimento 3

acrescente sal e deixe cozinhar por 30 minutos 4. Corte a mozzarella em fatias de cerca de dois centímetros de espessura 5, depois corte-as em tiras e finalmente em cubos, ainda do mesmo tamanho 6.

Coloque os cubos de mozzarella em um pano de prato limpo, assim durante o cozimento eles não liberarão soro 7. Enquanto isso, despeje a ricota em uma peneira colocada dentro de um recipiente e passe com uma espátula 8, em seguida, adicione os ovos e misture 9.

Ajuste a mistura com parmesão ralado, sal e pimenta 10 e adicione o bicarbonato 11, desta forma a frittata ficará bem fofa durante o cozimento. Retire 3-4 colheres de sopa do molho de tomate da panela e despeje na mistura, mexendo para incorporar bem tudo 12.

Unte cuidadosamente uma forma redonda de 22 cm de diâmetro 13 e coloque uma folha de papel manteiga dentro 14, assim o papel ficará preso à superfície. Na forma, despeje a mistura da frittata 15

depois asse em forno estático pré-aquecido a 190° por 40 minutos (como alternativa, você pode tentar em forno ventilado a 170° por cerca de 30 minutos) 16. Após o cozimento, retire a forma e distribua o restante do molho de tomate sobre a superfície da frittata 17. Decore com os pedaços de mozzarella 18 e deixe assar por mais 5 minutos, ainda a 190° para o forno estático e 170° para o ventilado.

Quando a mozzarella estiver derretida, retire a frittata deixando-a esfriar um pouco 19, depois aromatize com orégano seco 20 e... só resta levar à mesa! Sua frittata à pizzaiola está pronta 21!

Armazenamento

A frittata à pizzaiola pode ser conservada na geladeira coberta com filme plástico, por no máximo um dia. O molho de tomate pode ser preparado com antecedência, até mesmo no dia anterior, tendo o cuidado de cobri-lo com filme plástico.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.