Frittata com pesto e tomates

/5

APRESENTAÇÃO

A fritada com pesto e tomates é um prato único muito perfumado e original. Para servir ovos de uma maneira saborosa e deliciosa, acrescenta-se Pesto alla Genovese recém-feito. Os tomates, com sua polpa carnuda e sabor rico, também dão uma nota de cor e frescor a esta fritada que é assada no forno, tornando-se mais leve e digerível.
Você pode servir a fritada com pesto e tomates em fatias ou cubos para um jantar informal como prato principal e surpreender a todos com uma fritada transformada em um prato de sabor refinado.
Se quiser optar por um sabor ainda mais acentuado e saboroso, você também pode preparar a fritada com Pesto de rúcula!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma fritada de 26 cm de diâmetro
Ovos 5 - médias
Tomates rama 120 g
Manjericão 1 punhado
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para 70 g de pesto
Manjericão 12 ½ g
Parmigiano Reggiano DOP 18 g - para ralar
Queijo pecorino 7 g - para ralar
Pinhões 4 g
Azeite virgem extra 25 ml
Alho ½ dente
Sal grosso 2 g
para decorar
Manjericão 6 folhas

Preparação

Para preparar a fritada com pesto e tomates, comece pelo pesto genovês (se você já tiver pesto caseiro disponível, pode usá-lo na quantidade indicada). Para consultar o procedimento completo, clique na ficha da Escola de Culinária que você encontra aqui: Pesto alla Genovese. Reduza o dente de alho a creme esmagando-o em um pilão (se você não tiver, pode usar o mixer). Em seguida, adicione as folhas de manjericão 1 junto com uma pitada de sal grosso. Esmague as folhas de manjericão contra as paredes do pilão, girando o pilão da esquerda para a direita e ao mesmo tempo o pilão no sentido contrário 2. Quando das folhas sair um líquido verde brilhante, adicione os pinhões e continue a esmagar. Depois, acrescente os queijos ralados aos poucos, continuando a esmagar; finalmente, despeje o azeite de oliva extravirgem em fio 3. Misture os ingredientes. Agora que o pesto está pronto, reserve-o coberto com filme plástico.

Dedique-se então a preparar os tomates. Lave-os sob água corrente, depois reduza um em cubos: elimine o pedúnculo e corte-o ao meio 4, depois escave o interior com uma colher para eliminar as sementes 5. Em seguida, retire da polpa os cubos 6 e guarde-os em uma tigelinha.

Passe para o outro tomate: elimine o pedúnculo e corte o tomate em fatias 7, que você reservará para a decoração. Em seguida, pique o maço de manjericão fresco 8, que depois você adicionará à fritada. Em uma tigela, quebre os ovos, salgue e apimente a gosto, depois comece a batê-los com um batedor 9.

Depois de bater os ovos por alguns segundos, incorpore o pesto que você havia reservado 10 e misture com o batedor 11 para obter uma mistura homogênea 12.

Depois adicione também o manjericão picado 13 e a polpa de tomates em cubos que você havia reservado 14. Em seguida, misture tudo novamente 15.

Agora você pode começar a compor sua fritada: pegue uma forma de 26 cm de diâmetro e forre-a com papel manteiga. Em seguida, coloque no fundo metade das fatias de tomate que você havia preparado anteriormente 16. Despeje a mistura de ovos, pesto e cubos de tomate na forma 17, nivelando a mistura para que preencha a forma de maneira uniforme e sem buracos. Depois termine de compor a fritada, dispondo as fatias de tomate restantes 18.

Decore a fritada com as folhas de manjericão inteiras 19, colocando-as sobre cada fatia de tomate para criar um contraste de cores. Em seguida, leve ao forno 20 pré-aquecido a 180° por 30-35 minutos ou forno ventilado a 160° por cerca de 25 minutos até que a superfície fique dourada (você também pode cozinhar a fritada em uma frigideira antiaderente como uma fritada normal). Retire do forno a fritada com pesto e tomates 21, deixe esfriar um pouco e sirva morna ou fria a gosto!

Conservação

A fritada de pesto e tomates pode ser apreciada quente ou morna imediatamente após ser feita.
Ela pode ser conservada por até 2 dias na geladeira, coberta com filme plástico ou fechada em um recipiente hermético.
Se os ingredientes usados forem frescos, você pode congelar a fritada com pesto e tomates também em cubos, em sacos próprios para congelamento. Pode ser descongelada na geladeira e consumida fria ou aquecida no forno.
O pesto pode ser conservado na geladeira, fechado em um pote de vidro, por 2-3 dias.
Ele pode ser congelado em um pote de vidro bem fechado.

Conselho

Propostas de adições deliciosas: bacon em cubos, ou fatias finas de abobrinha (perfeitas também para decorar) ou, ainda, pinhões inteiros, para adicionar à massa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.