Massa ao pesto e camarões

/5

APRESENTAÇÃO

A todos os amantes do pesto, almofariz em mãos! Hoje propomos que você vá além das fronteiras de uma das mais clássicas receitas da Ligúria, adicionando a este molho aromático... um delicado aroma de mar. Como? Aqui está a receita: massa ao pesto e camarões. Este prato principal de verão é uma combinação de sabores vencedores: o pesto feito em casa com o aroma intenso do manjericão proporciona cremosidade e libera uma lufada de frescor ao se unir à carne firme e delicada dos camarões! Uma combinação vencedora e original que vai te conquistar na primeira garfada, então prepare-se para saborear outras variantes como a massa com pesto e atum fresco!

INGREDIENTES

Linguine 320 g
Camarões 400 g
Azeite virgem extra 30 g
Alho 1 dente
Conhaque 50 g
para o pesto genovês
Alho 1 dente
Sal grosso quanto baste
Azeite virgem extra 100 g
Manjericão 50 g
Queijo pecorino 50 g - ralado
Pinhões 15 g
Parmigiano Reggiano DOP 70 g - ralado

Preparação

Para preparar a massa ao pesto e camarões, comece pela preparação do pesto (para o procedimento completo, você pode consultar nosso guia de Pesto alla Genovese): limpe cuidadosamente as folhas de manjericão com um pano limpo (se você não tiver certeza da procedência do manjericão, pode mergulhar as folhinhas delicadamente em uma tigela cheia de água fria para enxaguá-las. Em seguida, deixe-as secar completamente em um pano limpo). Depois, pegue um almofariz e soque o alho descascado com alguns grãos de sal grosso: quando obtiver uma pasta cremosa, adicione as folhas de manjericão com mais sal grosso 1. Com o pilão, esmague o manjericão girando pilão e almofariz em sentido contrário 2: um líquido verde brilhante deve sair das folhinhas. Adicione pinhões e queijo, continuando a socar. Finalmente, adicione o azeite aos poucos 3, continuando a misturar bem os ingredientes com o pilão até obter um molho homogêneo. Deixe o pesto assim obtido de lado.

Em seguida, coloque a água da massa para ferver e quando estiver fervendo, adicione sal. Enquanto isso, dedique-se à limpeza dos camarões (para mais detalhes, você pode consultar nossa escola de culinária sobre como limpar camarões). Pegue os camarões e enxágue-os rapidamente em bastante água fria. Depois, retire delicadamente a cabeça 4, remova também as pernas e a carapaça, junto com a cauda. Proceda fazendo um corte nas costas e, com a ajuda de uma faquinha, elimine o intestino 5, tomando muito cuidado para não rompê-lo. Neste ponto, os camarões estão prontos: corte-os em pedacinhos 6 e reserve-os.

Agora pegue uma frigideira grande com fundo antiaderente, coloque o azeite para dourar um dente de alho inteiro 7 que, assim que estiver dourado, você poderá remover facilmente 8. Adicione os camarões à frigideira 9.

Flambe com o conhaque e deixe evaporar 10, temperando com sal 11 e pimenta. Coloque a massa para cozinhar 12.

e quando as bavettes estiverem al dente, escorra-as (reservando pelo menos 2-3 conchas de água de cozimento) e coloque-as diretamente na frigideira com os camarões 13; adicione uma concha de água de cozimento da massa 14 para finalizar o cozimento e evitar que seque demais: deixe cozinhar, mexendo por alguns instantes até que esteja completamente absorvida. Quando estiver pronta, desligue o fogo e adicione o pesto 15,

adicione ainda um pouco de água de cozimento da massa, se necessário 16, e misture bem os ingredientes 17. Neste ponto, sua massa ao pesto e camarões está pronta para ser servida 18 e levada à mesa!

Conservação

Sugerimos consumir a massa ao pesto e camarões assim que estiver pronta. Se sobrar, você pode transferi-la para um recipiente hermético e armazená-la na geladeira por no máximo 1 dia. Porém, você pode conservar apenas o pesto na geladeira por cerca de 2-3 dias também em um recipiente hermético, cobrindo o molho com uma camada de azeite.

Desaconselhamos congelar a preparação da massa pronta. No entanto, se desejar e tiver utilizado ingredientes frescos e não descongelados, você pode dividir o pesto em pequenos potes já porcionados e congelá-lo por no máximo 1 mês. Para usá-lo, basta descongelar na geladeira ou em temperatura ambiente.

Conselho

Agora queremos revelar algumas variantes para agradar ao paladar de seus convidados: se preferirem sabores mais suaves, você pode optar por um delicado pesto de abobrinha ou um original pesto de pistache em vez do clássico pesto alla genovese ou, ao contrário, se seus convidados são amantes de sabores intensos, você pode fritar o alho junto com pimenta dedo-de-moça para dar sabor aos camarões!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.