Frittata de espaguete à napolitana

- Energía Kcal 404
- Carboidratos g 55.4
- dos quais açúcares g 5.3
- Proteína g 19.4
- Gorduras g 11.6
- das quais gorduras saturadas g 4.76
- Fibra g 2.8
- Colesterol mg 217
- Sódio mg 305
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 60 min
- Porção: 8
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
A famosa lei da conservação da massa afirma que nada se cria e nada se destrói, tudo se transforma! De Norte a Sul os camponeses sabiam bem disso e eram mestres habilidosos em transformar sobras em um novo prato. E esse costume, felizmente, chegou até nós com as almôndegas, originalmente feitas com a carne do caldo ou com os arancini sicilianos, que podem ser feitos com sobras de arroz. Nessa linha de pratos, hoje apresentamos a fritada de espaguete à napolitana, instituição do autêntico street food napolitano como a parigina ou a pizza a portafoglio. A fritada de espaguete (ou de macarrão) é um prato bastante conhecido e difundido em toda a Itália justamente para dar uma segunda vida ao macarrão que sobra, enriquecido com o que a geladeira ou a despensa oferecem. Ao contrário disso, porém, a fritada de espaguete à napolitana tem uma alma fortemente territorial: o macarrão restante é misturado com um pouco de molho (ainda melhor se for de ragù), tudo enriquecido apenas com ovos e queijo ralado! Perfeita para compartilhar na praia ou em um piquenique com amigos e familiares, a fritada de espaguete à napolitana é um comfort food que revigora o espírito e faz você se sentir em casa em qualquer lugar.
E se você ama receitas napolitanas, experimente também nossa pizza chiena rústica e a pizza de talharim!
INGREDIENTES
- Espaguete 500 g
- Parmigiano Reggiano DOP 100 g
- Leite inteiro 100 g
- Ovos 8
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Para o molho de tomate
- Passata de tomate 700 g
- Cebolas brancas 1
- Manjericão quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
Preparo

Para preparar a fritada de espaguete à napolitana, coloque uma panela com água para ferver e adicione sal quando ferver. Em seguida, limpe e pique a cebola 1. Coloque-a em uma panela onde você aqueceu o óleo 2. Deixe amolecer por alguns minutos em fogo baixo, mexendo frequentemente, e depois adicione o purê de tomate 3.

Ajuste o sal, cubra com a tampa e deixe cozinhar suavemente por meia hora 4. No final do cozimento, perfume o molho com manjericão 5. Enquanto isso, cozinhe o espaguete al dente 6.

Depois de cozidos, escorra-os 7 e coloque-os em uma tigela, cubra com o molho 8 e misture bem 9.

Deixe esfriar e, enquanto isso, prepare o creme de ovos: em uma tigela, quebre os ovos e adicione o queijo ralado 10, o leite 11, o sal e a pimenta. Bata com um batedor para misturar tudo 12.

Despeje a mistura sobre a massa 13 e misture bem para incorporar 14. Despeje um fio de óleo em uma frigideira de 30 cm de diâmetro (medido na superfície) com borda bastante alta, aqueça levemente e adicione tudo 15.

Distribua uniformemente a massa com a ajuda de uma espátula 16, então feche com a tampa e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos 17. Após esse tempo, use um prato de pizza (ou uma tampa lisa) para virar a fritada 18.

Deslize-a novamente na frigideira 19 e continue cozinhando do outro lado por mais 10 minutos sem tampa 20. Aqui está sua fritada de espaguete à napolitana pronta, bom apetite 21!