Garganelli favas e speck

- Energía Kcal 483
- Carboidratos g 53.8
- dos quais açúcares g 2.1
- Proteína g 23.6
- Gorduras g 17.5
- das quais gorduras saturadas g 4.73
- Fibra g 7.1
- Colesterol mg 92
- Sódio mg 1233
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Quantas receitas é possível preparar com as favas! Com estas leguminosas de sabor primaveril, muito versáteis na cozinha, é possível realmente realizar ótimas saladas, pratos principais e acompanhamentos para todos os gostos. Favas frescas e tenras junto a uma nota intensa de sabor dada pelo speck são os ingredientes protagonistas da nossa receita, necessários para preparar um primeiro prato simples e saboroso: os garganelli favas e speck. O segredo para o excelente resultado deste prato? Cozinhar a massa como um risoto! Escorridos pela metade do cozimento, os garganelli são mergulhados na panela de cozimento junto aos demais ingredientes, misturando-se entre si. A massa liberará parte do amido, tornando os garganelli favas e speck ligeiramente cremosos e, portanto, ainda mais irresistíveis!
- INGREDIENTES
- Ovo Garganelli 250 g
- Grãos de fava 1 ½ kg - (inteiras, para limpar)
- Speck 100 g - (uma fatia só)
- Chalota 8 g
- Queijo pecorino 40 g - (para ralar)
- Vinho branco seco 100 g
- Caldo de legumes 150 g
- Pimenta fresca 1 g
- Azeite virgem extra 30 g
- Sal fino quanto baste
- Orégano quanto baste
Preparo

Para fazer os garganelli favas e speck, comece pela preparação do caldo de legumes. Enquanto isso, passe à limpeza das favas, descascando-as 1: com as cascas você pode preparar um saboroso salteado de cascas de favas. Em seguida, retire a pequena protuberância localizada acima de cada fava 2 e reserve as mais tenras, enquanto pode descascar as maiores, ou seja, aquelas que têm uma película mais resistente 3: desta forma, você terá a parte mais doce e tenra da semente.

Limpe a cebola 4 e pique finamente 5, depois deixe murchar por alguns minutos em uma frigideira grande junto com 20 g de óleo 6.

Refogue com vinho branco 7 e, quando o álcool evaporar bem, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, depois adicione também as favas 8; deixe apurar por um instante, depois despeje o caldo de legumes que você preparou e deixe cozinhar por mais 15 minutos 9.

Enquanto isso, corte o speck em tiras horizontais e verticais 10 de modo a obter cubos não maiores que 1 centímetro 11; retire a parte superior da pimenta e corte-a ao meio 12,

com os dedos de uma mão, segure a ponta da pimenta e, com a outra mão, na qual segura uma faca, passe a lâmina no sentido oposto às sementes 13 e depois corte em fatias finas 14: assim, você terá apenas o aroma da pimenta sem a picância. Em outra panela, coloque os restantes 10 g de óleo junto com a pimenta 15

e adicione os cubos de speck 16; deixe cozinhar em fogo alto por poucos minutos, apenas o tempo necessário para deixar o speck crocante; mexa de vez em quando e, quando estiverem bem dourados, reserve-os 17. Coloque uma panela cheia de água no fogo e, quando ferver, adicione o sal. Cozinhe a massa pela metade do tempo indicado 18.

Quando os garganelli estiverem exatamente na metade do cozimento, escorra-os e coloque-os na frigideira onde você cozinhou as favas 19 (se necessário, adicione um pouco da água de cozimento da massa) e continue o cozimento pelo tempo necessário, adicionando também o speck com a pimenta 20. Enquanto isso, rale o pecorino 21

e, quando a massa estiver pronta, desligue. Polvilhe com queijo e orégano 22, misture todos os ingredientes 23 e finalmente sirva os garganelli favas e speck ainda bem quentes 24!