Pasta e favas

/5

APRESENTAÇÃO

Massa e favas é um prato principal rústico e saboroso, para ser preparado na estação em que as favas estão frescas e tenras; para dar sabor e enriquecer a massa, cebola e bacon em cubos são adicionados ao molho.

Se desejar, às favas frescas, pode-se adicionar na mesma proporção, também ervilhas frescas da estação, uma combinação certamente acertada, que combina bem tanto com o bacon quanto sem, tornando-se assim um prato para vegetarianos.

A massa típica usada para este prato principal é o ditali rigati, mas nada impede de usar qualquer outro tipo de massa curta.

Você pode servir a massa e favas tanto seca quanto mais caldosa, bastando neste caso adicionar algumas conchas a mais, conforme seu gosto!

Use o nosso caldo de legumes para preparar o caldo em poucos minutos!

INGREDIENTES
Ditaloni Rigati 320 g
Grãos de fava 500 g - descascadas
Guanciale 120 g
Cebolas 1 - grande
Caldo de legumes 1 l
Azeite virgem extra 4 colheres
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a massa e favas, comece com as vagens de favas frescas: abra-as, quebrando o pedúnculo superior 1, e depois descasque as favas com as mãos 2. Uma vez extraídas, remova o pequeno crescimento localizado ao lado de cada uma delas 3.

Corte o guanciale em cubos 4 e coloque-o, sem qualquer tempero, em uma panela antiaderente para dourar em fogo baixo até que a gordura se derreta e o guanciale fique dourado 5. Limpe e pique uma cebola grande e adicione à panela junto com o guanciale 6;

acrescente também 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem e deixe a cebola dourar 7. Neste ponto, adicione as favas descascadas 8, misture. Após alguns minutos, adicione algumas conchas de caldo 9 e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20-25 minutos (pode demorar alguns minutos a mais dependendo do tamanho das favas),

cobrindo a panela com uma tampa 10 e deixando uma pequena abertura. Durante o cozimento, adicione, sempre que necessário, caldo de legumes até que as favas fiquem cozidas; ajuste o sal e a pimenta, então misture e desligue o fogo 11. Coloque a massa ditali rigati para cozinhar em abundante água fervente com sal 12 e, quando chegar à metade do tempo de cozimento, escorra, reservando um pouco da água do cozimento.

Adicione a ditali rigati às favas 13 e continue cozinhando, mexendo 14 e adicionando, quando necessário, a água do cozimento reservada. Você pode escolher, de acordo com seu gosto, se deseja um prato mais seco ou levemente caldoso. Quando a massa e favas estiverem al dente, desligue o fogo, adicione algumas colheres de azeite de oliva extravirgem cru, misture e sirva a massa e favas 15, trazendo à mesa queijo parmesão ralado para que seus convidados possam usá-lo a gosto. Acompanhe a massa e favas com um bom vinho tinto.

Conservação

Conserve a massa e favas em um recipiente hermético por alguns dias.
Você pode preparar as favas até dois dias antes e depois adicioná-las à massa recém-cozida.
Você pode congelar as favas cozidas se tiver usado favas frescas.

Conselho

No lugar do bacon, é possível adicionar às favas em cozimento as peles de porco, alimento muito utilizado no passado, quando quase todas as famílias criavam seu próprio porco do qual nada se desperdiçava.
As peles eram frequentemente inseridas em minestrones, sopas, nos molhos da massa para enriquecê-los e dar sabor.
Hoje, as peles de porco são consumidas muito menos e, muitas vezes, o bacon de porco as substitui para dar sabor às preparações.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.