Pasta e favas

- Sem lactose
- Energía Kcal 532
- Carboidratos g 73.1
- dos quais açúcares g 4.1
- Proteína g 22.5
- Gorduras g 16.6
- das quais gorduras saturadas g 4.16
- Fibra g 8.8
- Colesterol mg 19
- Sódio mg 1281
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Muito baixo
APRESENTAÇÃO
Massa e favas é um prato principal rústico e saboroso, para ser preparado na estação em que as favas estão frescas e tenras; para dar sabor e enriquecer a massa, cebola e bacon em cubos são adicionados ao molho.
Se desejar, às favas frescas, pode-se adicionar na mesma proporção, também ervilhas frescas da estação, uma combinação certamente acertada, que combina bem tanto com o bacon quanto sem, tornando-se assim um prato para vegetarianos.
A massa típica usada para este prato principal é o ditali rigati, mas nada impede de usar qualquer outro tipo de massa curta.
Você pode servir a massa e favas tanto seca quanto mais caldosa, bastando neste caso adicionar algumas conchas a mais, conforme seu gosto!
Use o nosso caldo de legumes para preparar o caldo em poucos minutos!
- INGREDIENTES
- Ditaloni Rigati 320 g
- Grãos de fava 500 g - descascadas
- Guanciale 120 g
- Cebolas 1 - grande
- Caldo de legumes 1 l
- Azeite virgem extra 4 colheres
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo
Para preparar a massa e favas, comece com as vagens de favas frescas: abra-as, quebrando o pedúnculo superior 1, e depois descasque as favas com as mãos 2. Uma vez extraídas, remova o pequeno crescimento localizado ao lado de cada uma delas 3.
Corte o guanciale em cubos 4 e coloque-o, sem qualquer tempero, em uma panela antiaderente para dourar em fogo baixo até que a gordura se derreta e o guanciale fique dourado 5. Limpe e pique uma cebola grande e adicione à panela junto com o guanciale 6;
acrescente também 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem e deixe a cebola dourar 7. Neste ponto, adicione as favas descascadas 8, misture. Após alguns minutos, adicione algumas conchas de caldo 9 e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20-25 minutos (pode demorar alguns minutos a mais dependendo do tamanho das favas),
cobrindo a panela com uma tampa 10 e deixando uma pequena abertura. Durante o cozimento, adicione, sempre que necessário, caldo de legumes até que as favas fiquem cozidas; ajuste o sal e a pimenta, então misture e desligue o fogo 11. Coloque a massa ditali rigati para cozinhar em abundante água fervente com sal 12 e, quando chegar à metade do tempo de cozimento, escorra, reservando um pouco da água do cozimento.
Adicione a ditali rigati às favas 13 e continue cozinhando, mexendo 14 e adicionando, quando necessário, a água do cozimento reservada. Você pode escolher, de acordo com seu gosto, se deseja um prato mais seco ou levemente caldoso. Quando a massa e favas estiverem al dente, desligue o fogo, adicione algumas colheres de azeite de oliva extravirgem cru, misture e sirva a massa e favas 15, trazendo à mesa queijo parmesão ralado para que seus convidados possam usá-lo a gosto. Acompanhe a massa e favas com um bom vinho tinto.