Gazpacho alla mediterranea

/5

APRESENTAÇÃO

Quando se pensa nas terras andaluzas, a primeira receita que vem à mente é, sem dúvida, o Gazpacho andaluso, a típica sopa fria à base de tomates e pimentões, enriquecida com aromas estimulantes que a tornam uma iguaria deliciosa e refrescante, perfeita para consumir na temporada de verão. Fascinados por este prato sugestivo, propomos uma versão incomum que chamamos de gazpacho à mediterrânea, em homenagem aos sabores mediterrâneos que a caracterizam. Tomates e pimentões garantem a base púrpura, aromática e saborosa, uma pitada de croutons dourados conferem uma nota crocante e, para finalizar, flocos de ricota cremosos e brancos completam o prato. Divertido e saboroso, o gazpacho à mediterrânea conquistará um lugar especial nos seus menus de verão.

Não perca também estas variações deliciosas de gazpacho:

INGREDIENTES

Tomates datterini 300 g
Tomates Pizzutelli 500 g
Pimentas em Azeite 60 g
Aipo 30 g
Manjericão quanto baste
Ricota de ovelha 100 g
Azeite virgem extra 30 g
Cebolinhas 30 g - de Tropea
vinagre de vinho tinto 2 colheres
Sal fino 2 colheres
para os croutons
Pão 40 g
Azeite virgem extra 1 colher
Sal fino 1 colherinha
Orégano 1 colherinha - seco

Preparação

Para fazer o gazpacho à mediterrânea, primeiro corte o pão em pequenos cubos 1, distribua-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e tempere com óleo 2, sal e orégano seco 3.

Toste o pão em forno ventilado a 220° por 4 minutos ou até que esteja bem dourado 4. Agora lave o aipo, retire a base e corte-o em pequenos pedaços 5. Lave os tomatinhos e corte-os ao meio 6.

Coloque os tomatinhos em um mixer 7, adicione os pimentões escorridos 8 e o aipo 9.

Neste ponto, tempere com o azeite de oliva 10, o sal e o vinagre 11. Bata a mistura até obter um purê, passe-o por uma peneira 12

para reter as sementinhas do tomate 13. Você obterá uma mistura densa e homogênea 14. Agora limpe a cebolinha e fatie-a finamente 15.

Coloque o gazpacho no prato de servir, decore com anéis de cebolinha 16, os croutons de pão tostado 17 e pedaços de ricota 18.

Perfume o prato com folhas de manjericão fresco 19 e tempere com um fio de azeite de oliva cru 20. Sirva imediatamente o gazpacho à mediterrânea 21!

Conservação

O gazpacho à mediterrânea se conserva sem croutons e ricota por alguns dias na geladeira coberto com filme plástico. Não recomendamos congelar.

Conselho

Se você não gosta do toque ácido do vinagre de vinho, pode adicionar o vinagre de arroz, que tem um sabor mais suave. Quem gosta de notas picantes poderá temperar os croutons com pó de pimenta.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.