Gazpacho andaluso

/5

APRESENTAÇÃO

Assim que se fala em gazpacho, pensa-se imediatamente na Espanha! Trata-se de uma tradicional sopa de tomate enriquecida com pepinos, pimentões, alho e pão dormido, caracterizada pela nota ácida do vinagre. Este típico prato frio de verão é originário da Andaluzia e tem origens camponesas: os trabalhadores rurais costumavam levá-lo para os campos quentes para consumi-lo como um lanche refrescante, saboroso e nutritivo. Uma característica muito apreciada durante a estação mais quente, tanto que muitas vezes é servido em um copo com a adição de cubos de gelo para poder saboreá-lo enquanto se passeia. A principal vantagem, porém, é que se prepara com os vegetais crus usando um simples liquidificador... tudo o que você terá que fazer depois é esperar o tempo de descanso na geladeira para apreciá-lo ao máximo! Decore o gazpacho com os ingredientes que preferir e escolha se vai oferecê-lo como entrada ou tapa, talvez junto com uma amostra de tortilla de patatas!

O gazpacho andaluz possui múltiplas variantes, desde as tradicionais até as mais criativas... experimente, por exemplo:

INGREDIENTES

Pão duro 70 g
Tomates perini 1 kg
Pimentão verde 100 g
Pimentões vermelhos 100 g
Pepinos 100 g
Alho 1 dente
Água 400 g - fria
Azeite virgem extra 50 g
Vinagre de vinho branco 30 g
Sal quanto baste
Pimenta quanto baste
Para decorar
Cebolas roxas 50 g
Pepinos 40 g
Tomates perini 40 g
Pão 40 g
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o gazpacho andaluz, primeiro corte o pão dormido em pedaços 1, transfira-o para uma tigela e cubra com 150 g de água 2. Deixe de molho por alguns minutos enquanto prepara o resto dos ingredientes: lave e corte os tomates em fatias 3.

Faça o mesmo com os pepinos sem descascá-los 4. Finalmente, limpe os pimentões e corte-os em pedaços, tanto os vermelhos 5 quanto os verdes 6.

Coloque os tomates em um liquidificador, depois adicione os pimentões 7, os pepinos 8 e o dente de alho 9.

Adicione também o pão embebido e espremido 10, depois despeje os 250 g restantes de água fria 11 e o azeite 12.

Por último, adicione o vinagre 13, o sal 14 e a pimenta. Feche e bata por cerca de 30 segundos 15.

Quando obtiver uma mistura homogênea 16, transfira-a para um coador de malha fina que você terá colocado sobre uma tigela e pressione com uma espátula para peneirar 17. Desta forma, você eliminará os resíduos das cascas e obterá uma consistência lisa e fluida 18. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 2 horas, coberto com filme plástico.

Após o tempo de descanso, prepare os ingredientes para a decoração: corte em cubos o pepino 19, o tomate 20 e a cebola roxa 21.

Reduza a cubos também o pão 22 e toste-o na frigideira 23. Agora, retire o gazpacho da geladeira e despeje nos pratos 24.

Decore com os vegetais e os cubos de pão tostado 25, depois tempere com um fio de azeite 26 e uma pitada de pimenta. Seu gazpacho andaluz está pronto para ser saboreado 27!

Conservação

O gazpacho andaluz pode ser conservado na geladeira por 2 dias, em um recipiente hermético.

Conselho

Se preferir uma nota menos ácida, você pode substituir o vinagre de vinho branco pelo vinagre de arroz.

Você pode tostar o pão seco ou temperá-lo com azeite, alho e pimenta!

Curiosidade

Você conhece a diferença entre o gazpacho andaluz e o salmorejo, típico da cidade de Córdoba? O segundo tem uma consistência mais densa e cremosa, pois é feito com uma quantidade maior de pão, o que também confere um sabor mais delicado; a decoração, além disso, tradicionalmente inclui ovos e jamón serrano!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.