Geleia de laranja

/5

APRESENTAÇÃO

São suculentas, ricas em vitamina C, são perfeitas para espremer... e para conservar! Como na receita de hoje: a geleia de laranja. Uma maneira perfeita de conservar todo o sabor dessas frutas de inverno e aprisioná-lo em uma fragrante Torta de laranja ou espalhar uma camada em torradas crocantes. Um pedaço de inverno que você poderá guardar na despensa e saborear quando mais desejar. Para aqueles que querem descobrir um sabor especial e requintado, a geleia combina muito bem também com combinações salgadas. Sirva junto com queijos duros, ou adicione uma pitada de pimenta e use para enriquecer seus sanduíches, de preferência integrais, antes de grelhá-los.

Aqui estão outras geleias e conservas que recomendamos que você experimente:

Esta geleia é uma ideia perfeita para enriquecer seus cestas de Natal faça você mesmo!

INGREDIENTES
Ingredientes para 500 ml de geleia
Laranjas 2 kg - tipo Navel
Açúcar 400 g

Preparação

Para preparar a geleia de laranja, comece pela higienização dos potes e tampas, referindo-se às diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Enquanto os potes fervem, comece a preparação: como primeira coisa, descasque as laranjas ao vivo 1, removendo toda a parte branca 2. Em seguida, divida a polpa de cada laranja ao meio 3;

de cada metade, extraia 4 pedaços 4. Repita a mesma operação para todas as laranjas até obter 1 kg de polpa de laranja. Transfira-a então para uma panela 5 e adicione o açúcar 6.

Coloque no fogão em fogo médio e assim que o açúcar derreter 7 e a polpa começar a se desfazer, abaixe o fogo. Deixe ferver gentilmente, mexendo de vez em quando 8. Usando um termômetro alimentar, meça a temperatura da geleia de laranja e assim que atingir 108° 9 desligue o fogo; levará cerca de 60 minutos.

Utilizando um funil, transfira a geleia quente para os potes 10, depois limpe bem as bordas se estiverem sujas e feche com suas tampas, apertando bastante 11. Vire os potes de cabeça para baixo e deixe-os esfriar assim antes de colocá-los na posição vertical 12. Uma vez que os potes estejam frios, verifique se o vácuo ocorreu corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo ocorreu. Sua geleia de laranja está pronta, aguarde alguns dias antes de saboreá-la!

Conservação

Conserve a geleia de laranja em despensa por no máximo 5 meses. Antes de consumi-la, sempre verifique se o vácuo foi mantido ao longo do tempo.

As geleias caseiras, contendo uma porcentagem de açúcar inferior ao peso total da fruta, têm tempos de conservação menores em comparação com aquelas com igual dose de açúcar e fruta, que podem durar até um ano.

Se o pote foi aberto, conserve a geleia na geladeira e consuma em até 3 semanas.

Conselho

Se você não tiver um termômetro de cozinha para verificar se sua geleia está pronta, faça o teste do pires: pegue uma colher de geleia quente e coloque-a em um pires, espere alguns minutos, então incline-o; se a geleia não escorrer rapidamente significa que está pronta.

Se os filamentos internos das laranjas forem muito grossos, separe os gomos usando uma faca e fazendo um corte na membrana interna de ambos os lados. Depois basta cortar os gomos ao meio e proceder normalmente.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre importante lembrar que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para uma correta preparação das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.