Geleia de tangerina

- Energía Kcal 48
- Carboidratos g 11.6
- dos quais açúcares g 11.6
- Proteína g 0.2
- Gorduras g 0.1
- das quais gorduras saturadas g 0.01
- Fibra g 0.3
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 10 min
- Tempo de cozimento: 45 min
- Porção: 28
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de esterilização dos potes e resfriamento da geleia
APRESENTAÇÃO
As boas conservas, aquelas genuínas que liberam todo o sabor dos ingredientes frescos. No caso de marmeladas e compotas feitas em casa, a simples adição de açúcar sem outras substâncias químicas ou conservantes garante um produto feito com suas mãos e realmente natural. Imagine a satisfação de criar uma deliciosa torta de geleia caseira, mas também para espalhar no pão recém torrado para um café da manhã rico e saboroso. Dedicamos esta receita aos amantes dos sabores do inverno, agradavelmente cítricos e para quem prefere uma geleia não muito doce: geleia de tangerinas! O aroma intenso encherá toda a cozinha e você conseguirá aprisioná-lo nos potes para saborear toda a delícia da geleia de tangerinas... quando desejar!
Experimente também a geleia de limão ou aproveite a temporada de cítricos para preparar estas deliciosas receitas:
- Bolo inglês de tangerina
- Licor de tangerina
Preparo

Para preparar a geleia de tangerinas, comece pela sanitização dos potes e tampas, consultando as diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Enquanto os potes fervem, inicie a preparação lavando as tangerinas sob água corrente 1 e removendo o cabinho, se houver 2. Em seguida, aqueça a água em uma panela grande e quando começar a ferver, adicione as tangerinas e escalde-as por cerca de 5-6 minutos 3.

Escorra as tangerinas 4 e coloque-as em uma bandeja forrada com papel toalha 5; deixe-as secar levemente, depois divida-as ao meio 6 (não será necessário descascá-las, assim o sabor da compota ficará mais doce).

Remova as sementes, se houver, com a ponta de uma faca 7, divida-as em gomos e transfira para o liquidificador 8; bata tudo por alguns instantes, de forma grosseira 9.

Em uma panela, despeje a polpa que você obteve, junte o açúcar 10, acenda o fogo baixo e mexa 11; cozinhe a mistura por cerca de 45 minutos, verificando com um termômetro de cozinha que a temperatura atinja e não ultrapasse 108°C 12.

Quando atingir a temperatura correta 13, apague o fogo e bata sua geleia com um mixer de mão 15; assim que estiver pronta e os potes também estiverem prontos para uso, despeje a geleia ainda quente nos potes sanitizados 15, sem chegar até a borda.

Feche os potes 16 apertando bem forte; vire-os de cabeça para baixo 17 e deixe esfriar completamente; sua geleia de tangerinas está pronta 18 para ser armazenada. Uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo ocorreu corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi feito. Sua geleia de tangerinas está pronta para ser saboreada!