Gelo de tomate

/5

APRESENTAÇÃO

Amantes de aperitivos na varanda durante a temporada quente, todos vocês estão convocados! Hoje, de fato, apresentamos a receita de gelo de tomate, um aperitivo saboroso para servir bem gelado, melhor se acompanhado por grissini ou tarallini, enquanto saboreiam uma bebida refrescante. Esta ideia é realmente muito apetitosa porque se inspira no famoso gelo de melancia siciliano, que nós adaptamos também para a canela, mas que desta vez propomos em versão salgada. Vocês podem imaginar o espanto dos convidados quando se depararem com suas tigelinhas de gelo de tomate. Será a receita mais solicitada deste verão quente: poucos e simples passos e vocês verão que em um piscar de olhos terão o gelo de tomate pronto. Preparem junto conosco!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 copos de 150 ml de capacidade
Tomates rama 650 g - maduras
Gelatina em folhas 18 g
Extrato de tomate 5 g
Tabasco® 5 gotas
Sal fino quanto baste
para a salada de aipo
Aipo 20 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o gelo de tomate, comece colocando a gelatina de molho em água fresca 1. Enquanto isso, passe para os tomates: depois de tirá-los dos galhos, lave-os e seque-os. Em seguida, faça uma incisão em forma de cruz na base 2 e mergulhe-os em água fervente por 60 segundos 3.

Após o tempo, escorra-os diretamente em um recipiente com água e gelo e deixe-os assim por alguns minutos 4. Descasque os tomates ajudando-se com uma faquinha 5, divida-os ao meio e depois remova o pedúnculo 6.

Corte-os em pedaços grandes 7 e coloque no mixer 8. Bata em uma velocidade não muito alta e obtenha um purê. Despeje em uma panela onde você colocou uma peneira e coe bem tudo 9.

Descarte a polpa restante e as sementes 10 e adicione ao purê liso o extrato de tomate 11, as gotas de tabasco, uma pitada de sal e acenda o fogão deixando aquecer tudo 12.

Misture bem para diluir o extrato e assim que a mistura estiver quente, desligue; escorra a gelatina torcendo-a sem fazer muita força e adicione ao tomate 13. Misture cuidadosamente com uma espátula para que se dissolva completamente 14 e preencha com esta mistura 4 copos de 150 ml cada, ajudando-se com um funil para um trabalho mais preciso 15.

Transfira para uma bandeja, facilitando assim o transporte, e coloque na geladeira por pelo menos 2-3 horas 16. Quando faltar uma hora para servir, prepare a salada de aipo. Lave bem o talo, remova as pontas 17 e depois, usando um descascador, obtenha tiras finas 18.

Coloque-as em água e gelo: ficarão crocantes e um pouco encaracoladas 19. Após o tempo, escorra o aipo 20, tempere com óleo, sal e pimenta 21

e misture 22. Retire os copos da geladeira, decore com a salada 23 e aqui está pronto o seu gelo de tomate, só falta servir 24.

Conservação

O gelo de tomate se conserva por alguns dias na geladeira; se preferir, também no congelador.

Conselho

Em vez de tabasco, você pode usar pimenta fresca ou páprica em pó para dar sabor ao seu gelo de tomate, ou omitir se não for do seu gosto.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.