Gelo de tomate

- Energía Kcal 86
- Carboidratos g 6.2
- dos quais açúcares g 6.2
- Proteína g 3.2
- Gorduras g 5.3
- das quais gorduras saturadas g 0.78
- Fibra g 1.8
- Sódio mg 509
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 5 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Amantes de aperitivos na varanda durante a temporada quente, todos vocês estão convocados! Hoje, de fato, apresentamos a receita de gelo de tomate, um aperitivo saboroso para servir bem gelado, melhor se acompanhado por grissini ou tarallini, enquanto saboreiam uma bebida refrescante. Esta ideia é realmente muito apetitosa porque se inspira no famoso gelo de melancia siciliano, que nós adaptamos também para a canela, mas que desta vez propomos em versão salgada. Vocês podem imaginar o espanto dos convidados quando se depararem com suas tigelinhas de gelo de tomate. Será a receita mais solicitada deste verão quente: poucos e simples passos e vocês verão que em um piscar de olhos terão o gelo de tomate pronto. Preparem junto conosco!
INGREDIENTES
- Ingredientes para 4 copos de 150 ml de capacidade
- Tomates rama 650 g - maduras
- Gelatina em folhas 18 g
- Extrato de tomate 5 g
- Tabasco® 5 gotas
- Sal fino quanto baste
- para a salada de aipo
- Aipo 20 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo

Para preparar o gelo de tomate, comece colocando a gelatina de molho em água fresca 1. Enquanto isso, passe para os tomates: depois de tirá-los dos galhos, lave-os e seque-os. Em seguida, faça uma incisão em forma de cruz na base 2 e mergulhe-os em água fervente por 60 segundos 3.

Após o tempo, escorra-os diretamente em um recipiente com água e gelo e deixe-os assim por alguns minutos 4. Descasque os tomates ajudando-se com uma faquinha 5, divida-os ao meio e depois remova o pedúnculo 6.

Corte-os em pedaços grandes 7 e coloque no mixer 8. Bata em uma velocidade não muito alta e obtenha um purê. Despeje em uma panela onde você colocou uma peneira e coe bem tudo 9.

Descarte a polpa restante e as sementes 10 e adicione ao purê liso o extrato de tomate 11, as gotas de tabasco, uma pitada de sal e acenda o fogão deixando aquecer tudo 12.

Misture bem para diluir o extrato e assim que a mistura estiver quente, desligue; escorra a gelatina torcendo-a sem fazer muita força e adicione ao tomate 13. Misture cuidadosamente com uma espátula para que se dissolva completamente 14 e preencha com esta mistura 4 copos de 150 ml cada, ajudando-se com um funil para um trabalho mais preciso 15.

Transfira para uma bandeja, facilitando assim o transporte, e coloque na geladeira por pelo menos 2-3 horas 16. Quando faltar uma hora para servir, prepare a salada de aipo. Lave bem o talo, remova as pontas 17 e depois, usando um descascador, obtenha tiras finas 18.

Coloque-as em água e gelo: ficarão crocantes e um pouco encaracoladas 19. Após o tempo, escorra o aipo 20, tempere com óleo, sal e pimenta 21

e misture 22. Retire os copos da geladeira, decore com a salada 23 e aqui está pronto o seu gelo de tomate, só falta servir 24.