Grissini

- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Rende: 30 pedaços
- Custo: Médio
- Notas mais o tempo de fermentação e descanso, cerca de 1 h e 30 min
APRESENTAÇÃO
Como se fazem os grissini? Os grissini feitos em casa estão entre as receitas mais simples, muito mais fáceis do que se pensa! É preciso calibrar fermento, água e farinha, amassar e ter paciência para esperar o tempo de fermentação... depois dar forma a eles será moleza! Isso nos explica passo a passo Ezio Rocchi, mestre padeiro e Rei da focaccia genovesa. Os grissini são um fermentado originário de Turim, são um petisco que enriquece a cesta de pães, perfeitos com os embutidos que mais se gosta. Podem ser personalizados com muitos aromas, sementes e ervas aromáticas. Podem ser feitos com fermento natural, até mesmo na versão doce! Descubra todas as variações da receita clássica dos grissini:
INGREDIENTES
- Ingredientes (para cerca de 30 grissini)
- Farinha tipo 00 300 g - (de força média, W 200-220)
- Água 180 g
- Fermento biológico fresco 6 g
- Sal fino 7 g
- Açúcar 5 g
- para pincelar
- Azeite virgem extra quanto baste
Preparação

Para fazer os grissini comece colocando na tigela de uma batedeira com gancho a farinha 1, o sal 2 e o açúcar 3.

Adicione também a água 4 e comece a ligar a batedeira em velocidade baixa 5 6. Ajude-se com a espátula de silicone de vez em quando, parando a batedeira, para que o gancho pegue e trabalhe toda a massa.

Uma vez que a massa estiver firme, você pode adicionar o fermento biológico fresco 7. Então amasse por mais alguns minutos em velocidade média. Quando terminar 8, polvilhe levemente o balcão com farinha, trabalhe um pouco mais à mão e depois dobre a massa sobre si mesma para formar um filão grosso 9.

Com a parte da emenda voltada para baixo no balcão, pressione levemente e cubra com filme plástico 10: deixe descansar por 10 minutos nesta fase. Divida a massa ao meio 11, forme dois filões com as duas metades, sempre dobrando a massa sobre si mesma com a emenda voltada para baixo 12.

Depois de formados 13, pincele uma tábua com azeite de oliva extravirgem (ou uma assadeira) 14: a superfície deve ser perfeitamente plana para que os grissini fiquem uniformemente feitos, garantindo uma cocção homogênea. Coloque os filões na tábua 15.

Pressione levemente com a palma da mão 16, criando duas tiras de massa uniformes em espessura. Pincele levemente com azeite de oliva extravirgem 17. Cubra com filme plástico e deixe fermentar por cerca de 1 hora. Após esse tempo, seus filões terão crescido 18.

Você pode começar a cortá-los e passar cada pedaço na farinha de rosca desta forma: prepare uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe um filão coberto com filme plástico e do outro corte pedaços de aproximadamente 1-1,5 cm de espessura 19, cortando no sentido mais curto. Com delicadeza, coloque-os na farinha de rosca 20 e role-os para que fiquem completamente cobertos. Sempre com delicadeza, segure cada pedaço de massa no centro 21.

Estique-o entre os dedos (polegar, indicador e médio) 22 23, fazendo um movimento leve e delicado como "contar dinheiro", desenrolando aos poucos até as bordas. Você verá os grissini se formarem em suas mãos! Quando colocá-los na assadeira 24, pressione levemente as duas extremidades para criar uma ponta, de modo que fiquem mais crocantes ao final da cocção.

Depois de terminar 25, deixe descansar por cerca de 20 minutos. Após o último descanso, asse em forno estático pré-aquecido a 190-200°C por cerca de 25 minutos. Os primeiros asse monitorando de vez em quando, sem abrir o forno, pois cada forno é diferente e pode levar menos minutos de cozimento. Seus grissini estão prontos para serem degustados 26 27.