Gnocchi sardi ao ragu de linguiça

/5

APRESENTAÇÃO

Para todos os amantes de massa, aqui está um prato principal realmente suculento, feito com ingredientes simples, mas com um sabor único e inconfundível: gnocchi sardi ao ragu de linguiça. O ragu de linguiça é um molho muito saboroso e deve seu gosto marcante à linguiça que traz consigo o sal e o toque picante que caracterizam este prato.
Os gnocchetti sardi com sua forma típica de concha riscada recolhem o molho em seu interior e a cada mordida se libera todo o sabor intenso do ragu, mas outros formatos também acompanham bem esta preparação, como as tagliatelle e as lasanhas, sempre companheiras fiéis do ragu tradicional. Se quiser fazer em casa esses gnocchetti, pode seguir a receita de malloreddus alla campidanese.
O cozimento do ragu de linguiça requer um pouco de tempo, mas você será recompensado com um prato delicioso que agradará a todos. Este prato, rico e substancioso, é uma ideia convidativa para propor no almoço de domingo, que por tradição é um momento de convivência onde se desfruta dos prazeres da mesa!

Quer experimentar uma versão leve e de verão? Então dê uma olhada na massa com linguiça e tomatinhos.

Se, ao invés disso, você quiser uma versão vegetariana, experimente esses gnocchi com ragu embriagado de vegetais!

INGREDIENTES
Nhoque da Sardenha 400 g
Passata de tomate 700 g
Salsicha 700 g
Cenouras 100 g
Aipo 70 g
Cebolas brancas 100 g
Vinho tinto 120 ml
Extrato de tomate 1 colher
Caldo de legumes 1 concha
Açúcar 1 pitada
Orégano 1 colherinha
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar os gnocchi sardi com ragu de linguiça, comece fazendo o refogado seguindo as instruções que você encontra na página Como fazer o refogado: elimine as extremidades da cenoura com uma faquinha e com um descascador, descasque a cenoura e lave-a sob água corrente. Lave o talo de aipo e remova a membrana filamentosa externa com o descascador 1. Por último, descasque a cebola e divida-a ao meio. Corte todos os vegetais em pequenos cubos 2. Retire a pele da linguiça, esfarele-a e reserve 3.

Coloque em uma frigideira o azeite de oliva extravirgem 4 e aqueça, depois adicione o picadinho de cebola, cenouras e aipo 5. Mexa para dourar os vegetais de todos os lados. Após 5 minutos, refresque com caldo (ou água fervente) 6 e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Adicione a linguiça 7, salgue 8 e refresque com vinho tinto 9.

Despeje o molho de tomate 10, adicione uma pitada de açúcar para suavizar a acidez do tomate 11. Adicione uma colher de sopa de extrato de tomate 12,

sal 13, pimente e aromatize com uma colher de chá de orégano 14, misture o ragu e continue cozinhando em fogo baixo 15 até que o molho esteja engrossado, mexendo de vez em quando com uma concha: levará cerca de 2 horas. Enquanto isso, coloque uma panela grande com água salgada para esquentar, perto do final do cozimento do ragu,

despeje os gnocchi na panela com água fervente 16 e cozinhe por cerca de 10 minutos ou pelo tempo indicado na embalagem. Ao final do cozimento, escorra a massa e despeje na frigideira contendo o ragu preparado 17: salteie tudo rapidamente e depois sirva os seus gnocchi sardi ao ragu de linguiça bem quentes à mesa 18.

Conservação

É aconselhável consumir imediatamente os gnocchi sardi com ragu de linguiça. Eles podem ser guardados na geladeira por no máximo 24 horas, enquanto a congelação não é recomendada.
O ragu de linguiça pode ser conservado na geladeira coberto com filme plástico por no máximo 1-2 dias ou pode ser congelado em um recipiente hermeticamente fechado.

Conselho

Na escala de sabores, do neutro ao super-saboroso, você encontrará infinitas variantes deste ragu: a levemente picante (com a adição de pimenta fresca), a forte (com alho, inteiro ou picado), a bomba (com carne moída de boi no lugar da linguiça). Qual você prefere?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.