Massa ao ragu de alcachofras

/5

APRESENTAÇÃO

Admitam, para vocês o ragù é sempre e somente o clássico, de carne. Muitas vezes, entretanto, nos aventuramos em várias deliciosas variações como o de peixe, vegetariano de grão-de-bico ou feijão vermelho para rechear os arancini sicilianos. Hoje fazemos mais um experimento "verde" propondo uma massa com ragù de alcachofras. A mistura de sabores, o refogado e também a adição de um dente de alho junto com a manjerona conferirão aquele sabor particular que lembra o procedimento do ragù à bolonhesa. A massa com ragù de alcachofras é um primeiro prato saboroso, simples mas leve: o cozimento rápido preservará tanto o aspecto quanto o sabor das alcachofras. Estão prontos? Hoje na mesa levamos a massa com ragù de alcachofras.

INGREDIENTES
Cavatelli 500 g - frescos
Alcachofras 6 - cerca de 900 g
Passata de tomate 700 g
Cebolas brancas 70 g
Cenouras 35 g
Aipo 35 g
Vinho tinto 60 g
Caldo de legumes 300 g
Alho 2 dentes
Manjerona 2 raminhos
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a massa com ragù de alcachofras começamos justamente pelo molho. Retire as folhas mais externas das alcachofras 1, se tiverem espinhos, use um pano para não se machucar, e com uma faquinha descasque começando do caule até a base 2. Corte as pontas e divida a alcachofra ao meio 3.

Elimine a penugem central 4 e por fim fatie finamente 5. À medida que for cortando, mergulhe as alcachofras em tiras em uma tigela com água fria na qual você espremeu e mergulhou um limão. Isso impedirá que escureçam 6.

Depois de limpar o aipo, a cenoura e a cebola, corte-os em pedaços e coloque no processador 7. Acione as lâminas em modo pulsar repetido para obter pedacinhos pequenos. Passe para o cozimento. Em uma panela aqueça suavemente um pouco de óleo, um dente de alho amassado com casca e os raminhos de manjerona 8. Assim que a base estiver quente, remova o alho e a manjerona 9.

e adicione a mistura 10. Deixe refogar por 5 minutos antes de adicionar as alcachofras: escorra apenas 2/3 delas 11 e mergulhe na panela 12.

Cozinhe suavemente por mais 4-5 minutos 13 e depois transfira tudo para o processador 14 e bata até obter pequenos pedaços: devem lembrar a carne moída cozida 15.

Retorne à panela, se necessário, adicione um fio de óleo antes 16, aumente um pouco a temperatura e então adicione o vinho tinto 17. Quando o álcool evaporar, adicione o purê de tomate 18.

regue com o caldo de legumes 19, ajuste o sal e a pimenta e deixe cozinhar suavemente por 30 minutos cobrindo com a tampa. Neste ponto, você deveria ter tudo pronto, jogue os cavatelli em água fervente e salgada e escorra a massa quando estiver bem al dente 21.

Escorra as alcachofras restantes e salteie brevemente na panela com um fio de óleo, um dente de alho e ajuste o sal 22, remova no final do cozimento 23 e lembre-se que devem estar bem tostadas 24.

Coloque os cavatelli no molho e salteie por um instante 25. Proceda com a montagem do prato: coloque a massa e decore com as alcachofras tostadas 26. Bom apetite com sua massa ao ragù de alcachofras 27.

Conservação

A massa ao ragù de alcachofras se conserva por no máximo um dia, enquanto o ragù pode ser conservado por até 3 dias ou eventualmente congelado, sempre sem a massa.

Conselho

A massa ao ragù de alcachofras vai variar literalmente de gosto se, em vez de cavatelli, você usar tagliatelle: experimente e veja! Se você não tiver caldo de legumes disponível, não se preocupe, até mesmo água simples vai servir.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.