Malloreddus alla campidanese

- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 35 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
- Notas + 10 minutos de descanso da massa
APRESENTAÇÃO
Os malloreddus à campidanesa são um prato principal típico da culinária da Sardenha, que une a tradição da massa fresca a um molho rico e saboroso. Esses gnocchetti sardos, feitos com sêmola de trigo duro, são pequenas pérolas em forma de concha, com estrias que os tornam perfeitos para absorver o molho. A preparação dos malloreddus é uma arte: mistura-se sêmola e água, criando uma massa lisa que é trabalhada à mão para formar pequenas tiras de massa. Em seguida, são cortadas em pequenos pedaços e passadas no rigagnocchi para obter a forma característica. O molho à campidanesa é igualmente fundamental: a linguiça esfarelada é refogada com cebola, tomate e uma pitada de açafrão, criando um condimento rico e aromático. Para completar os malloreddus à campidanesa, por fim, não pode faltar uma pitada de pecorino sardo, que confere cremosidade e um sabor marcante. Um prato rústico e saboroso, que traz os sabores autênticos da Sardenha.
Aqui estão outras receitas deliciosas com os típicos gnocchetti sardos:
- Malloreddus ao pecorino
- Malloreddus com vôngoles, tomatinhos e bottarga
- Gnocchetti sardos à camponesa
- Gnocchi sardos ao ragù de linguiça
INGREDIENTES
- para os malloreddus
- Sêmola de trigo duro remacinada 400 g
- Água 300 g
- Sal fino quanto baste
- para o molho
- Salsicha 300 g
- Passata de tomate 300 g
- Cebolas douradas 1
- Açafrão 0,15 g - (1 sachê)
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal 1 pitada
- para completar
- Queijo pecorino sardo 200 g - maturação média (para ralar)
Preparação

Para preparar os malloreddus à campidanesa, comece pelo molho: limpe e pique a cebola 1. Em uma frigideira antiaderente, refogue a cebola com um fio de azeite 2. Enquanto isso, corte a linguiça para remover a pele 3.

Assim que a cebola estiver dourada, adicione a linguiça esfarelada à mão 4. Refogue por alguns minutos, depois acrescente o purê de tomate 5 e salgue 6.

Tempere com o açafrão em pó 7, misture bem, tampe 8 e cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, prepare os malloreddus: em uma tigela, misture a sêmola de trigo e cerca de dois terços da água 9. O restante da água será utilizado apenas se necessário.

Adicione uma pitada de sal 10. Misture primeiro com um garfo, depois transfira a massa para uma superfície de trabalho 11 e amasse à mão até obter uma massa lisa 12. Deixe a massa descansar por 15-20 minutos, coberta com uma tigela.

Depois do tempo de descanso 13, divida a massa em pequenos pedaços 14 e forme tirinhas de massa com cerca de 5 mm de diâmetro 15.

É importante não adicionar mais farinha para formar os gnocchetti, caso contrário, a massa se tornará difícil de trabalhar. Com uma espátula, corte as tirinhas em pedaços de cerca de 8 mm 16, depois passe-os no rigagnocchi, mantendo o lado cortado para cima 17. Continue assim até terminar a massa 18.

Disponha os malloreddus sobre um pano levemente enfarinhado ou sobre a superfície enfarinhada 19. Enquanto isso, o molho estará pronto 20, então cozinhe os gnocchi em água fervente salgada 21.

Escorra os malloreddus assim que vierem à tona 22, transfira-os para o molho 23, adicione uma concha de água do cozimento 24 e misture para integrar, depois desligue o fogo.

Com o fogo desligado, finalize com um fio de azeite e bastante pecorino ralado 25. Os malloreddus à campidanesa estão prontos para serem servidos 26, sirva-os quentes 27!