Batatas à lionese
- Fácil
- 1 h 20 min
- Kcal 311
O gratin dauphinois é um prato único de origem francesa preparado principalmente com batatas e queijo gruyère.
O gratin dauphinois é um prato muito saboroso e perfeito para o período de inverno.
O gratin dauphinois é uma receita muito antiga, orgulho da cozinha francesa e em particular do Delfinado, local de origem da receita.
Como toda receita tradicional, também para o gratin dauphinois é muito difícil encontrar uma versão única. Cada família, de fato, prepara o gratin dauphinois ao seu próprio modo.
Lave as batatas, descasque-as 1 e corte-as em fatias finas 2 com uma mandolina (devem ter uma espessura de 1 mm/1,5 mm). Rale o gruyère e reserve. Aqueça o leite em uma panela pequena, quando estiver quente adicione o dente de alho cortado ao meio e a noz-moscada 3, sal e pimenta.
Retire o leite aromatizado do fogo, elimine o dente de alho e deixe esfriar. Enquanto isso, bata os ovos em um recipiente e adicione o creme de leite 4. Finalmente, adicione a mistura ao leite que você deixou esfriar 5 e mexa bem. Ajuste sal e pimenta, se necessário. Unte uma assadeira com manteiga e comece a colocar uma camada de batatas 6.
Polvilhe com um punhado de gruyère ralado e, finalmente, molhe tudo com a mistura líquida de leite, ovos e creme de leite 7. Adicione então outra camada de batatas 8, mais gruyère e cubra novamente com o líquido assim até esgotar todos os ingredientes. Componha a última camada com batatas cobertas de gruyère ralado e alguns pedacinhos de manteiga 9. Asse o gratin dauphinois a 180° por cerca de 90 minutos, até que as batatas estejam macias; o resultado final será um gratin dauphinois macio por dentro e dourado na superfície. Uma vez retirado do forno, deixe descansar por alguns minutos e sirva seu gratin dauphinois bem quente. Bon Appétit!!