Nhoque à romana
- Médio
- 50 min
- Kcal 606
Para todos os amantes dos Nhoque de batata, aqui está um prato requintado e irresistivelmente cremoso: nhoque à parisiense. O termo "Parigina" lembra origens francesas, mas é contestado pelos florentinos, que reivindicam uma paternidade que remonta aos tempos de Lorenzo, o Magnífico. Como muitas vezes acontece, a história dos pratos tradicionais pode ser bastante intrincada, mas o que importa é que essas especialidades chegaram até nós mantendo seu sabor inalterado. Nos poucos e simples ingredientes, misturados com arte, está o segredo do sucesso deste primeiro prato: pequenos nhoques especiais feitos com massa choux cobertos com um molho branco enriquecido com queijos saborosos. A indispensável passagem no forno dará a típica gratinada que caracteriza esses nhoques. Embora de origem controversa, esta receita tem uma certeza indiscutível: é uma delícia para os olhos e para o paladar!
Venha descobrir outras receitas apetitosas de nhoque:
Para preparar seus nhoques à parisiense, comece pela massa. Será necessário fazer uma massa choux, então coloque em uma panela o leite 1 e a manteiga 2 e aqueça-os em fogo médio. Quando começar a ferver, adicione a farinha 3.
Misture com uma colher até que a mistura esteja homogênea e se desprenda bem das bordas 4. Desligue o fogo e adicione o Parmesão 5, continuando a mexer até completa absorção 6.
Agora transfira a massa para uma batedeira com gancho em forma de folha 7 e ligue-a em velocidade média. Adicione um ovo de cada vez 8, cuidando para esperar que o anterior seja completamente absorvido antes de continuar. Quando os ovos estiverem incorporados, adicione a noz-moscada 9.
Adicione sal 10 e dê uma última mexida 11. Com a ajuda de uma espátula, coloque a massa em um saco de confeitar com bico liso de 16 mm 12. Deixe a massa esfriar na geladeira.
Enquanto isso, prepare o molho. Derreta a manteiga em uma panela 13 e adicione a farinha 14. Mexa com um batedor, mantendo o fogo baixo por alguns minutos. Adicione o leite aos poucos 15, continuando a mexer com o batedor para evitar a formação de grumos. Quando tiver adicionado todo o leite, aumente o fogo e continue mexendo em fogo médio até que engrosse (como se fosse um molho branco).
Quando a mistura engrossar, desligue o fogo 16 e adicione os queijos ralados 17, o sal e a pimenta 18. Mexa bem para derreter os queijos.
Neste ponto, a massa terá esfriado. Coloque uma panela de água para ferver e adicione sal. Posicione-se com o saco de confeitar acima da panela e esprema com uma mão; quando a massa sair cerca de 3 cm, corte-a com uma faca deixando cair na água 19. Desta forma, você formará seus pequenos nhoques. Cozinhe por 2-3 minutos e depois escorra 20 em uma bandeja com a ajuda de uma escumadeira 21. Você obterá cerca de 600 g de nhoques cozidos.
Pegue pequenas caçarolas ou travessas (se forem redondas, 17 cm de diâmetro; se retangulares, 20x14 cm) e espalhe no fundo 2 colheres de sopa de molho 22. Coloque os nhoques por cima 23 e cubra com mais 2 colheres de sopa de molho 24.
Polvilhe com o Parmesão ralado 25. Adicione por cima pedaços de manteiga 26 e coloque para gratinar em forno pré-aquecido, por 10 minutos na prateleira superior em modo grill a 240 graus. Assim que saírem do forno, os nhoques à parisiense estarão prontos para serem servidos 27.