Bochecha de boi com alcachofras

/5

APRESENTAÇÃO

Se você nunca cozinhou a bochecha de boi, esta receita vai te surpreender pelo resultado suculento e delicioso! A bochecha de boi com alcachofras é um prato principal de sabor intenso e caráter marcante. A carne de boi, graças ao longo cozimento, amacia lentamente até se tornar incrivelmente macia, enquanto o fundo de cozimento se transforma em uma glaçagem densa e aromática. As alcachofras salteadas são excelentes como acompanhamento, enquanto o creme de aipo-rábano acolhe a bochecha com sua consistência envolvente e aveludada. Graças à adição de especiarias e ervas aromáticas, você obterá um sabor particularmente profundo e complexo, para saborear lentamente garfada após garfada... siga nossa receita e você trará à mesa uma bochecha de boi com alcachofras realmente perfeita!

Não perca também estas variações:

 

INGREDIENTES

Carne de boi 800 g - bochecha
Cebolas brancas 1
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Alho 2 dentes
Vinho tinto 1 ¼ l - aproximadamente
Caldo de carne 500 g
Alecrim 3 raminhos
Louro 1 folha
Canela em pau 1
Bagas de zimbro 2
Cravos-da-índia 2
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o creme de aipo-rábano
Aipo-rábano 500 g - (para limpar)
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para as alcachofras na frigideira
Alcachofras 4 - (para limpar)
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para guarnecer
Hortelã quanto baste

Preparação

Para preparar a bochecha de boi com alcachofras, primeiro prepare o Caldo de carne com a nossa receita e mantenha aquecido. Limpe a carne removendo a membrana 1. Em uma panela, coloque um fio de óleo, adicione a carne 2 e doure em fogo alto por cerca de 2 minutos de cada lado.

Remova a carne da panela e limpe o fundo com papel absorvente 4, depois acrescente um copo de vinho da quantidade total 5 e deglaça o fundo 6. Reserve o fundo de cozimento.

Na mesma panela, aqueça outro fio de óleo, depois adicione o aipo, a cenoura 7 e a cebola 8 finamente picados. Junte também os dentes de alho com casca 9 e refogue em fogo médio por alguns minutos, até que os vegetais estejam macios.

Coloque novamente a carne na panela 10, cubra com o vinho restante (cerca de um litro) 11 e leve à fervura. Neste ponto, adicione o alecrim e o louro 12.

Aromatize também com os cravos-da-índia 13, as bagas de zimbro e, se preferir, um pau de canela 14. Por fim, acrescente o vinho reservado para deglaçar o fundo da panela 15.

Cubra com o caldo quente 16, sal e pimenta 17. Aguarde voltar a ferver, depois abaixe o fogo e cozinhe com a tampa por cerca de 3 horas 18.

Enquanto isso, prepare o acompanhamento. Limpe o aipo-rábano e corte-o em cubos 19, depois cozinhe-o em água fervente salgada por 15-20 minutos 20. Escorra e transfira o aipo-rábano para um copo, depois adicione o óleo 21.

Ajuste o sal e a pimenta 22, em seguida, bata com um mixer de imersão 23 até obter um creme liso e homogêneo. Transfira para uma panela e mantenha aquecido 24.

Agora passe para a Como limpar alcachofras: remova as folhas externas mais duras 25, depois encurte o caule e descasque-o começando da base da alcachofra 26. Corte as pontas 27.

Divida as alcachofras ao meio e remova a penugem interna 28, depois corte em quartos 29 e mergulhe imediatamente em água com limão 30.

Em uma frigideira, coloque um fio de óleo, adicione as alcachofras 31, sal e pimenta 32. Salteie em fogo médio por cerca de 6-7 minutos ou até dourar 33.

Após o tempo de cozimento da carne, retire-a da panela e coe o fundo de cozimento 34. Despeje novamente na panela a parte líquida 35 e reduza no fogo por cerca de trinta minutos em fogo médio-baixo; você deve obter uma glaçagem com consistência densa o suficiente para velar a colher. Enquanto isso, fatie a carne 36.

Coloque a carne de volta na panela e regue com a glaçagem 37. Emprate distribuindo no fundo do prato uma camada de creme de aipo-rábano 38, depois coloque a carne por cima e adicione as alcachofras ao redor 39.

Regue a carne com uma colher de glaçagem 40 e complete com folhas de hortelã fresca 41. Sua bochecha de boi com alcachofras está pronta para ser servida 42!

Conservação

A bochecha de boi com alcachofras pode ser conservada na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 2 dias.

Conselho

Como alternativa ao creme de aipo-rábano, você pode preparar um clássico purê de batatas ou uma polenta mole.

Se preferir, pode substituir as alcachofras por cogumelos porcini ou champignon salteados com alho e salsa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.