Pandoro
- Muito difícil
- 2 h 30 min
- Kcal 379
Conhecida na antiguidade como "a bebida dos deuses", o hidromel é uma bebida fermentada feita com água e mel. Ao contrário dos clássicos licores como o de Licor de chocolate ou café, o hidromel não utiliza álcool, mas se baseia no processo natural de fermentação do mel que é desencadeado pela adição de fermento. Particularmente difundido entre as populações celtas e amado especialmente pelos Viquingues, o hidromel era consumido já nos tempos dos Antigos Egípcios, dos Romanos e dos Gregos, sendo associado à mítica ambrósia, o néctar dos deuses do Olimpo. Ainda hoje, após milênios, essa lendária bebida é preparada em casa para ser apreciada no final da refeição ou em companhia... aqui está a receita para torná-la realidade!
Para preparar o hidromel, primeiro aqueça a água até uma temperatura entre 38°C e 45°C, medindo com um termômetro 1. Retire uma concha de água e reserve em uma jarra, depois despeje na panela o mel de acácia 2 e o mel de castanha 3.
Misture energicamente para incorporar oxigênio no mosto, favorecendo a reprodução dos fermentos durante a primeira fase de fermentação 4. Retire uma concha de mosto oxigenado e adicione à água que você reservou 5. Verifique se a temperatura de inoculação corresponde à recomendada na embalagem do fermento, caso contrário, aqueça levemente para atingir a temperatura indicada 6.
Adicione o fermento 7 e misture com delicadeza 8, depois sele a jarra com filme plástico 9 e deixe descansar em um local protegido da luz direta por cerca de 30 minutos.
Após esse tempo, o filme plástico estará levemente inflado e terá se formado espuma na superfície 10; caso contrário, espere mais alguns minutos. Despeje o fermento na panela junto com o restante do mosto 11 e misture 12.
Transfira o composto obtido para um garrafão de 5 litros com a ajuda de um funil 13 e sele com uma rolha equipada com borbulhador 14. Coloque o garrafão em um local protegido da luz direta, em um ambiente fresco com temperatura entre 18°C e 20°C por pelo menos 30 dias e até no máximo 60 dias. Durante os primeiros 7 dias, lembre-se de mover o garrafão em movimento rotativo para misturar o conteúdo algumas vezes ao dia. Após esse período de fermentação, transfira o hidromel para outro garrafão, certificando-se de deixar o sedimento no fundo 15.
Coloque novamente o garrafão em um local fresco e aguarde cerca de 2 semanas para que os resíduos de fermento sedimentem ainda mais 16. Após esse tempo, proceda com o engarrafamento do hidromel usando um funil 17. Armazene as garrafas sempre em um local fresco e protegido da luz direta e deixe amadurecer por um mínimo de 3 meses até no máximo 12 meses 18. Seu hidromel estará então pronto para ser apreciado!